A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIMITE DE FORNECIMENTO: UTILIZAÇÃO E DEMANDA – POTÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIMITE DE FORNECIMENTO: UTILIZAÇÃO E DEMANDA – POTÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 LIMITE DE FORNECIMENTO: UTILIZAÇÃO E DEMANDA – POTÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO
AULA 5 LIMITE DE FORNECIMENTO: UTILIZAÇÃO E DEMANDA – POTÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO

2 Limite de fornecimento
NBR5410: “ A determinação da potência de alimentação é essencial para a concepção econômica e segura de uma instalação, dentro de limites adequados de elevação de temperatura e queda de tensão”.

3 ESPECIFICAÇÃO DE ENTRADA DE ENERGIA
CATEGORIA DE ATENDIMENTO CARGA DO CONSUMIDOR Para isso deve-se conhecer: Potência ou carga instalada Demanda e o fator de demanda

4 POTÊNCIA OU CARGA INSTALADA
É a soma de todas as potências nominais de todos os aparelhos elétricos ligados em uma instalação do consumidor à rede elétrica; Potência nominal é aquela que aparece na placa ou impressa na máquina ou aparelho. quantidade carga Potência nominal Potência total (VA) 01 Torneira elétrica 4400W 4.400 Ferro elétrico 1200W 1.200 02 chuveiros 5500W 10.900 12 lâmpadas 100W

5 DEMANDA DE UTILIZAÇÃO (D)
Soma das potências nominais de todos os aparelhos elétricos que funcionam simultaneamente. Para que serve? Para o dimensionamento e especificação da entrada de energia, adequando o tipo de fornecimento a respectiva carga (demanda) do consumidor.

6 DEMANDA DE UTILIZAÇÃO (D)
O que aconteceria se a especificação da entrada de energia fosse feita pela potência instalada ao invés da demanda?

7 DEMANDA DE UTILIZAÇÃO (D)
A demanda (D) de residências e apartamentos individuais é determinada da seguinte expressão. D – demanda individual da unidade consumidora (KVA) P1 – soma das potências da iluminação e das TUG´s (VA) P2 – soma das potências das TUE´s (VA) g1 – fator de demanda (tab. 9.1) g2 – fator de demanda (tab. 9.2)

8 Fator de demanda (g1 e g2) Em alguns casos os fatores de demanda são definidos pela própria concessionária de energia conforme tipo de instalação.

9 PROCEDIMENTO PARA ESPECIFICAÇÃO DA ENTRADA DE ENERGIA
Determinar a carga instalada Verificar a demanda do consumidor em KVA Verificar o número de fases das cargas do consumidor Verificar a potência dos motores FN, 2F, 3F em CV Enquadrar o consumidor na categoria adequada consultando a Norma da Concessionária local

10 DETERMINAÇÃO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA
Exemplo: Seja uma residência com a seguinte divisão de circuitos e suas respectivas cargas: A carga total instalada é igual a 22300VA, considerando que o fator de potência da instalação é unitário.

11 DETERMINAÇÃO DA CARGA INSTALADA E DA DEMANDA
O somatório da carga instalada de Iluminação + TUG é: Consultando a Tab. 9.1 , g1 = 0,35, então: A demanda das TUE’s: 2 ch,o forno elétrico e micro-ondas, logo: Número de circuitos da TUE = 4 Potência Total da TUE: Consultando a Tab. 9.2, g2 = 0,76 Resultado:

12 EX. CALCULE A DEMANDA TOTAL DA INSTALAÇÃO
ΣP iluminação = 3602 VA ΣP TUG = VA ΣP TUE = VA (nove circuitos)

13 Dimensionamento da entrada de energia ( copel)

14

15 Notas – tabela de dimensionamento
Maneira de Instalar B1 – Condutores isolados unipolares em eletroduto de seção circular, embutido em alvenaria. Maneira de Instalar D – cabos unipolares ou cabo multipolar em eletroduto enterrado no solo (cabo 1kV) Os condutores do ramal de entrada embutido foram dimensionados considerando-se fios e cabos com isolamento de PVC, temperatura do condutor de 70°C e temperatura ambiente de 30°C; As dimensões estabelecidas na tabela para condutores e eletrodutos são mínimas. Podem ser adotados maiores se as condições da instalação exigir conforme NBR 5410; Para o ramal de entrada, a seção nominal do condutor neutro deve ser igual a do(s) condutor(es) fase(s)

16 Notas Medidores: M – Medidor Monofásico 2 fios 127V
B – Medidor Bifásico 3 fios 127/220V T – Medidor Trifásico 4 fios 127/220V

17 Consumidor individual
É o fornecimento de energia elétrica em tensão secundária de distribuição as unidades consumidoras(prédios, comércio, indústria ou residências), cuja potência instalada seja igual ou menor que 75kW.

18 Tipos de fornecimento potência fornecimento forma Tensão P ≤ 8kVA
monofásico dois fios: um neutro e uma fase 127V 8kVA < P < 14kVA bifásico Três fios: um neutro e duas fases 220V/127V 14kVA < P < 76kVA Trifásico Quatro fios: um neutro e três fases

19 SETORES DE UMA INSTALAÇÃO
ENTRADA DE SERVIÇO PONTO DE ENTREGA RAMAL DE LIGAÇÃO RAMAL DE ENTRADA

20 SETORES DE UMA INSTALAÇÃO


Carregar ppt "LIMITE DE FORNECIMENTO: UTILIZAÇÃO E DEMANDA – POTÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google