A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Novo Profissional da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Novo Profissional da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 O Novo Profissional da Informação
Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação

2 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação Intangibilidade Conectividade Velocidade Inovação

3 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Intangibilidade Novos Indutores da Competitividade Maior valor agregado na produção provém atualmente do conhecimento Informação é um insumo básico para a competitividade Agilidade, velocidade e qualidade são agora essenciais Inovação em constante mudança

4 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Intangibilidade Indutores Críticos do Crescimento e da Competitividade Criatividade Adequada infra-estrutura de comunicações Mão-de-obra educada, flexível e treinada que possa aprimorar continuamente suas habilidades Inovação e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento

5 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Intangibilidade Sistema Nacional de Inovação – Aspectos Críticos Acesso ao conhecimento global Criação e adaptação de conhecimento Disseminação do conhecimento Utilização do conhecimento

6 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Intangibilidade Implicações para o Brasil O país se arrisca perigosamente em perder novas ondas de desenvolvimento, porque tem dificuldades de explorar o potencial do estoque crescente de conhecimento global É preciso desenvolver estratégias para usar tanto o conhecimento já existente quanto o novo

7

8

9 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Intangibilidade Mudanças no Paradigma da Produção Empresas Tradicionais Novos Paradigmas Eficiência induz competitividade Inovação induz competitividade Crescimento por maiores volumes Crescimento por inovação Competição de empresas Competição entre fornecedores Habilidades Gerenciais Habilidades de conhecimento Controle da poluição Desenvolvimento Sustentável

10 O futuro da economia está intimamente ligado à
Inteligência Competitiva O futuro da economia está intimamente ligado à educação e ao conhecimento

11 Inteligência Competitiva
A estratégia da competitividade é portanto, complexa, mas depende fundamentalmente de uma revolução no sistema de educação e de geração e difusão de conhecimento. A chave dessa transformação reside em ações voltadas para elevação da qualidade da educação básica e na criação de condições para o desenvolvimento de um sistema de educação continuada flexível e de qualidade

12 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Conectividade Rede Eletrônica Internet Intranet

13 Inteligência Competitiva
O Papel das Redes Rede Humana rede de observadores Identificam e coletam a informação rede de especialistas Validam e analisam a informação rede de decisores Usam a inteligência

14 Inteligência Competitiva
1. observação 2. análise 3. decisão rede de decisores decisor rede de especialistas observadores busca e coleta de informação tratamento / validação gerência de IC

15 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Velocidade Aceleração da história: tempo decorrido entre a inovação tecnológica e sua transformação em produto no mercado Fotografia (112 anos), Telefone (56 anos), Rádio (35 anos) Radar (15 anos), Televisão (5 anos), Circuito Integrado (3 anos), AT 286 (1 ano), Protótipos

16 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Velocidade Leio - 1 mês Tenho idéias - 1 mês Trabalho - 1 ano Escrevo - 6 meses Publico meses Na melhor das hipótese: duração de 2 anos e 3 meses A empresa tem necessidade de se anteciparem relação aos concorrentes. Tem, portanto, necessidade de uma informação do presente ou do futuro próximo. Existe, uma relação forte entre sua utilidade e o tempo.

17 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Inovação Joseph Schumpeter ( ) A inovação é a força básica por trás das economias de mercado capitalista.  “O impulso fundamental que instala e mantém o motor capitalista funcionando, advém dos novos produtos ao consumidor, dos novos métodos de produção ou de transporte, dos novos mercados, das novas formas de organização industrial que o empreendimento capitalista cria.” (1939)

18 Inteligência Competitiva
Sociedade da Informação - Inovação SÍNTESE DA DESTRUIÇÃO CRIADORA Empresário Inovação Difusão da Inovação Exaustão e Crise

19 Megatendências do Mundo Moderno

20 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
De: Para: Alteração:

21 Sociedade da Informação
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Sociedade Industrial Sociedade da Informação Inovação e mudança Requisitos Principais: Criatividade Conhecimento Especialização Intangibilidade

22 Tecnologia simples Tecnologia sofisticada Maior eficiência
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Tecnologia simples Tecnologia sofisticada Maior eficiência Requisitos Principais: Acompanhar desenvolvimento tecnológico Acompanhar avanços nas tecnologias de informação e comunicação Trabalhar em equipes multidisciplinares

23 Globalização e competitividade
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Economia nacional Economia mundial Globalização e competitividade Requisitos Principais: Domínio de Idiomas Teletrabalho Inteligência Competitiva Qualidade

24 Curto Prazo Longo Prazo Visão do negócio e do futuro
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Curto Prazo Longo Prazo Visão do negócio e do futuro Requisitos Principais: Gestão Institucional Flexibilidade Postura Estratégica

25 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Democracia representativa Democracia participativa Pluralismo e participação Requisitos Principais: Cooperação Interação Gestão do conhecimento

26 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Tácito Explícito Chave para a criação do Conhecimento em Tácito Socialização Externalização do Internalização Combinação Explícito Quatro Modos de Conversão do Conhecimento

27 Democratização e visibilidade
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Hierarquias Comunicação lateral Democratização e visibilidade Requisitos Principais: Expressão oral e escrita Comunicação Marketing Cultura Geral

28 Pensamento direcionado Visão sistêmica e contingencial
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Pensamento direcionado Pensamento múltipla Visão sistêmica e contingencial Requisito Principal: Informação sob vários aspectos Fontes formais e informais Plano de referência e contingencial

29 Incerteza e imprevisibilidade
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Centralização Descentralização Incerteza e imprevisibilidade Requisito Principal: Estabelecer redes de relacionamentos Conhecer a instituição e o ambiente que a cerca Trabalhar em matriz

30 Motivação institucional Serviços diferenciados e autonomia
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Motivação institucional Auto-motivação Serviços diferenciados e autonomia Requisitos Principais: Motivação Aprendizado contínuo

31 O MAPA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Fonte: Hawkins, 2001 Kira Tarapanoff, PhD

32 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Assuntos da Ciência da Informação Gestão da informação Inteligência competitiva Gestão do conhecimento Inteligência artificial Agentes inteligentes Pesquisa básica sobre informação

33 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Assuntos da Ciência da Informação Ciências Comportamentais Indústria da Informação Profissionais da Informação Tecnologias da Informação

34 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Assuntos da Ciência da Informação Legislação Processamento de Linguagem Natural Hábitos de Leitura Bases de Dados por Assunto Tipos Específicos de Informação

35 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação Novo Perfil Profissional Multidisciplinaridade e Multitarefa Criatividade e Flexibilidade Capacidade de Rápida Aprendizagem Alta Capacidade de Adaptação Colaboratividade Conhecimento Técnico

36 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Novo Perfil Profissional Conhecimento do mercado em que atua Habilidade de Negociação Conhecimento de Marketing Conhecimento de Administração Boa Comunicação Empreendedorismo Visão Global, Interação Local

37 Perfil do Novo Profissional da Ciência da Informação
Novo Perfil Profissional Domínio das Tecnologias Multimídias Conhecimento de Linguagens Markup, Catalogação e Metadados, Tecnologia de Indexação Gerenciamento de projetos


Carregar ppt "O Novo Profissional da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google