A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON"— Transcrição da apresentação:

1 ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON
CORONELISMO ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON PROFESSORRA=JOELMA 9°`B´ VESPERTINO

2 Fraude eleitoral

3 O Coronelismo História do Brasil República, o que foi o coronelismo, fraudes eleitorais, currais eleitorais, voto de cabresto, cafe-com- leite

4 Características do coronelismo:
- Voto de Cabresto: na República Velha, o sistema eleitoral era muito frágil e fácil de ser manipulado. Os coronéis compravam votos para seus candidatos ou trocavam votos por bens matérias (pares de sapatos, óculos, alimentos, etc).

5 Como o voto era aberto, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com objetivo de intimidar os eleitores e ganhar votos. As regiões controladas politicamente pelos coronéis eram conhecidas como currais eleitorais.

6 - Fraude eleitoral: os coronéis costumam alterar votos, sumir com urnas e até mesmo patrocinavam a prática do voto fantasma.

7 Política do café-com-leite: no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados.

8 Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período, foram paulistas e mineiros Fim do coronelismo

9 Com a Revolução de 1930 e a chegada de Getúlio Vargas à presidência da República, o coronelismo perdeu força e deixou de existir em várias regiões do Brasil. Apesar disso, algumas práticas do coronelismo, como, por exemplo, a compra de votos e fraudes eleitorais continuou existindo, por muito tempo, em algumas regiões.


Carregar ppt "ALUNOS=THIAGO,JOÃO,FERNANDO,CLEITON"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google