Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Cubismo ( )
2
O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Representa simultaneamente e em forma tridimensional dos objetos. Centra-se na liberdade que o artista deve ter para decompor e recompor a realidade a parir de seus elementos geométricos.
3
Principais características:
* geometrização das formas e volumes; * renúncia à perspectiva; * o claro-escuro perde sua função; * representação do volume colorido sobre superfícies planas; * sensação de pintura escultórica; * cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
4
Les Demoiselles D’Avignon, Picasso 1907
5
Guernica, Pablo Picasso
6
Fernand Léger The Discs in the City
7
O Homem alimenta o Café 1914.
8
Natureza morta. Diego Rivera, 1915
9
Abapuru, Tarsila do Amaral (1917)
10
Tarsila do Amaral
11
Di Cavalcanti: Baile Popular
12
Di Cavalcanti “Ivete” (1963)
13
ANITA MALFATTI "A Boba" - 1915/1916
14
"Duas Amigas" de Lasar Segall
15
Lasar Segall, Bananal
16
Felipo Tommaso Marinetti
Futurismo (1909) Felipo Tommaso Marinetti
17
Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto: Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti ( ). Rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseado na velocidade. Defende a destruição de museus e de cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de higienizar o mundo. Rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Exaltavam a guerra e a violência.
18
A pintura foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a idéia de dinamismo – deformação e desmaterialização. Os objetos não se esgotam no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
19
Giacomo Balla Velocidade de uma motocicleta 1913
20
"Velocidade Abstrata - O carro passou" Giacomo Balla
21
Giacomo Balla, Corrente de cachorro em movimento, 1912.
22
Matéria do olhar [Giacomo Balla]
23
Umberto Boccioni Custo dos lanceiro 1915 M
24
Umberto Boccioni Dinamismo da cabeça de um Homem 1914
25
Carlos Carra, Patriotic Celebration, 1915
26
“Formas únicas da continuidade no espaço” Umberto Boccioni
27
MIGUEL WESTERBERG METRO DO ROSSIO LISBOA 2001
28
Estilo cubista ano 2001
29
Gino Severini “Dança Branca”, 1911
30
Luigi Russolo Dynamism of a Car, 1912-13.
31
Arquitetura Antonio San’t Elia
32
Expressionismo ( )
33
Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.
O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
34
Principais características:
* pesquisa no domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio
35
Edvard Munch - O Grito 1893
36
Golgotha Edward Munch 1900
37
Girassóis, 1888 de agosto, Vincent Van Gogh
38
Campo de Trigo com Corvos
39
Cézanne: Crisântemos
40
Arearea (Joyousness) 1892
41
James Ensor Intrigue. 1911
42
Ernst Ludwig Kirchner
43
“Retirantes" de Candido Portinari
44
Lavrador de Café, Candido Portinari, 1934
45
Anita Malfatti “Estudante”
46
Anita Malfatti “A Mulher de Cabelos Verdes” (1915–1916)
47
Dadaismo (1916)
48
O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial.
49
O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical. Pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
50
O poeta romeno Tristan Tzara, dá uma receita, para fazer, um poema dadaísta:
Pegue um jornal. Pegue a tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.
52
Max Ernst, Oeudipus Rex
53
Idylle, de Francis Picabia
54
Max Ernst
55
Blauer Vogel, Kurt Schwitters, 1922
57
Surrealismo ( )
58
O surrealismo é um movimento de vanguarda iniciado no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra Mundial ( ) e sobre a experiência acumulada de todos os outros movimentos . Corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente, este movimento artístico surge todas às vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.
59
Características do Surrealismo:
· valoriza a intervenção fantasiosa na realidade; · ressalta o automatismo contra o domínio da consciência; · as formas da realidade são completamente abandonadas. · Explorar o inconsciente, o sonho, a loucura; aproximar-se de tudo que fosse antagônico à lógica e estivesse fora do controle da consciência.
61
“A Persistência da memória”, de Salvador Dalí.
62
Premonição da guerra civil (Salvador Dali)
64
René Magritte.
65
Publi-Press de Paul Delvaux.
66
Yves Tanguy - Shadow Country (1927)
68
Contos da Goldra - Avatares do Momento
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.