A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe Aves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe Aves."— Transcrição da apresentação:

1 Classe Aves

2 Origem O aparecimento das aves devem ter ocorrido no Período Jurássico, de onde datam os primeiros fósseis. O Período Cretáceo já é bem mais rico, chegando a mostrar fósseis de aves com certas semelhanças às aves modernas.

3 Morfologia O nome Crustácea deriva do fato de muitas das espécies que compõem esse grupo possuírem um exoesqueleto enriquecido com carbono de cálcio, formando uma crosta. É o que ocorre nas lagostas, camarões, siris e caranguejos, os representantes mais conhecidos do grupo. Entretanto essa não é a característica mais universal do grupo. A característica mais marcante dos crustáceos é a presença de dois pares de antenas na região cefálica.

4 Sistema Respiratório As aves apresentam um sistema diferente e muito eficiente onde ar apenas circula em um sentido de ventilação contínua. Os seus pulmões são pequenos e compactos, e estão presos ás costelas e ligados a sacos aéreos de paredes finas, que se estendem entre os órgãos viscerais, basicamente formados por um conjunto de tubos. Estão abertos nas duas extremidades pelos parabrônquios, que os ligam aos sacos aéreos, anteriores e posteriores.

5 Esses sacos aéreos não interrompem na hematose, porém tornam a ventilação mais eficiente. Essa ventilação segue alguns passos, envolvendo duas inspirações e duas expirações: na primeira inspiração o ar entra para os sacos posteriores, na primeira expiração passa para os pulmões, na segunda inspiração o ar passa para os sacos anteriores e na segunda expiração o ar é expelido dos sacos anteriores. Tal como nos peixes, a difusão dos gases nos pulmões é feita em contracorrente, contribuindo para uma eficiente remoção do oxigênio do ar.

6 Sistema Digestório Eles possuem uma boca rodeada por um bico pontiagudo, flexível e leve, revestido de queratina, cresce constantemente, para que possam substituir possíveis desgastes. Quando o bico se encontra aberto, o maxilar inferior e superior se deslocam, obtendo uma ampla abertura.

7 O papo facilita a digestão, pois nele fica armazenado o alimento, até que ele amoleça com o auxílio da água. Daí o alimento vai para o proventrículo (estômago químico), passando a seguir para a moela (estômago mecânico), que é muito musculosa e substitui a falta de dentes nas aves, pois lá os alimentos são triturados com o auxilio de pequenas pedras. Após ser triturado, os alimentos se dirigem para o intestino delgado, onde tudo que é útil é absorvido, e o restante são eliminados pela cloaca.

8

9 Reprodução O ciclo de reprodução das aves é, normalmente, anual, embora possam ocorrer várias posturas, mas o momento de maior “êxtase” é o período da primavera. Nas Regiões equatoriais e florestas virgens não há uma época demarcada sendo possível a reprodução ao longo de todo o ano.

10 As Aves possuem sexos separados, com fecundação interna sem fase larval. Elas põem ovos (são ovíparas) sendo que as próprias chocam com o calor do seu corpo. Os ovos são cuidadosamente protegidos nos ninhos que elas constroem. Estes ninhos podem ser feitos nas árvores, nas rochas ou no chão e têm formas muito variadas. Uns são em forma de taça, feitos com ervas e musgos, como é o caso do tentilhão. Outros são em forma de frasco, feitos com lama, como acontece com as andorinhas.

11 Características Gerais
A pele é delicada, seca e sem glândulas. Os anexos epidérmicos são as penas, que contribuem para a manutenção da temperatura corpórea e são fundamentais no vôo. São homeotermos, ou seja, capazes de manter a temperatura do corpo constante.

12 Têm sistema digestório completo, com boca destituída de dentes.
Têm respiração pulmonar. Seus pulmões emitem sacos aéreos que armazenam ar e se prolongam pelo interior dos ossos, e por isso os ossos são chamados de pneumáticos.

13 O coração tem quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos
O coração tem quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. A circulação é fechada, dupla e completa. Por ser completa o sangue venoso e o arterial não se misturam. As hemáceas são nucleadas e ovais.

14 O sexos são separados, com fecundação interna, sem larvas
O sexos são separados, com fecundação interna, sem larvas. São animais ovíparos. O ovo é rico em vitelo, material nutritivo que garante o desenvolvimento do embrião. Têm cloaca e não possui bexiga urinária; a urina é rica em ácido úrico, sendo eliminada juntamente com as fezes.

15

16 Exemplos de Aves Cisne Pavão Pinguim


Carregar ppt "Classe Aves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google