A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos:Waguiner,joão Paulo e Jeferson Escola: Dr

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos:Waguiner,joão Paulo e Jeferson Escola: Dr"— Transcrição da apresentação:

1 Alunos:Waguiner,joão Paulo e Jeferson Escola: Dr
Alunos:Waguiner,joão Paulo e Jeferson Escola: Dr. Martinho Marques Serie: 1° ensino médio Leucoplasto e Cromoplasto

2 Leucoplasto Leucoplastos são plastos apigmentados, ou seja, incolores, cuja função mais importante é armazenar substâncias de reserva, das quais a mais importante é o Amido.

3 Daí o nome amiloplastos ou grãos de milho que também recebem
Daí o nome amiloplastos ou grãos de milho que também recebem . Os amiloplastos são freqüentes em órgãos subterrâneos (raízes e caules) e em sementes e frutos.

4 É sabido, também, que muitas vezes os amiloplastos expostos à luz ficam estimulados para a produção de clorofilas e se transformam em cloroplastos. Tal fenômeno pode ser observado na batata. Incluem: amiloplastos, proteoplastos e oleoplastos.

5 Definiçoẽs Amiloplastos: é uma das organelas que podem aparecer em algumas células vegetais. São também conhecidos por grãos de amido, formando-se a partir dos leucoplastos que armazenam esta substância de reserva das plantas.

6 grãos de amido Os grãos de amido do parênquima da batata são facilmente observáveis ao microscópio óptico. Será, no entanto, necessário usar água iodada na amostra a observar para que os grãos de amido se destaquem do resto do citoplasma. A farinha maizena também é constituída por pedaços de amiloplastos, também facilmente observáveis no microscópio óptico..

7 |Proteoplasto Proteoplasto: é um plasto que pouco se conhece, exceto que possuem poucas membranas internas e que,nelas, a proteína se encontra na forma cristalina. Oleoplasto: é um tipo de leucoplasto que serve de local de armazenamento de lipídios em células vegetais. Tal como os outros leucoplastos, o oleoplasto tem poucos tilacóides e pouca ou nenhuma clorofila ou carotenóides. Pensa- se que os oleoplastos derivaram dos cloroplastos ao longo da evolução das plantas.

8 Carotenóides:é qualquer substância química de um grupo de substâncias tetraterpênicas relacionadas ao caroteno, que são pigmentos amplamente difundidos na natureza. Caracterizam-se por apresentar moléculas oxidáveis, exibir cores que vão do amarelo ao vermelho, ser lipossolúveis, encontradiças em vegetais e essenciais como precursores da síntese da vitamina A em animais. Moléculas oxidáveis: são moléculas que se reagem a traveis de oxigênio.

9 Cromoplasto é um plasto com pigmentação. Há vários tipos de cromoplastos: xantoplastos (xantofila, com pigmentos amarelos), eritroplastos (eritrofila, com pigmentos vermelhos) e cloroplastos (clorofila, com pigmentos verdes). É graças a eles que os frutos têm vários tipos de cores.

10 A função dos cromoplastos nas plantas ainda não é bem conhecida.
Alguns plastos não possuem clorofila, mas apresentam pigmentos vermelhos ou amarelos em seu interior, sendo por isso denominados "cromoplastos" (do grego,chromos, cor). São responsáveis pelas cores de certos frutos, de flores, das folhas que se tornam amarelas ou avermelhadas no outono e de algumas raízes, como cenoura. A função dos cromoplastos nas plantas ainda não é bem conhecida.


Carregar ppt "Alunos:Waguiner,joão Paulo e Jeferson Escola: Dr"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google