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CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente

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Apresentação em tema: "CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente"— Transcrição da apresentação:

1 CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
Programa CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente

2 Histórico Década de 60: início da consciência ambiental
Anos 70: Primeira conferência mundial 1987: Relatório Brundtland 1992: Eco 92 – Agenda 21

3 Desenvolvimento x meio ambiente
Mudança de valores Tecnologias limpas Economia sustentável

4 Economia sustentável Objetivos macroeconômicos:
promover o progresso genuíno baseado em múltiplas dimensões do bem-estar humano. nutrir uma rápida transição para uma plataforma de energia renovável. distribuição eqüitativa de recursos e oportunidades. proteção e restauração do capital natural. valorização da economia local

5 Economia sustentável Objetivos microeconômicos:
certificação de produtos, operações e cadeias de suprimentos. desperdício zero ecoeficiência bem-estar no local de trabalho valorização do convívio em comunidade Fonte: State of the world

6 Para um empreendimento humano ser sustentável:
ecologicamente correto; economicamente viável; socialmente justo; culturalmente aceito.

7 A empresa no novo cenário: desafios
O cenário atual apresenta como desafio para as empresas a conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, e introduz a preocupação crescente com a imagem institucional.

8 Empresas socialmente responsáveis estão melhor preparadas para assegurar a sustentabilidade dos negócios a longo prazo

9 Na Gestão da Responsabilidade Social, a atuação é focada no desenvolvimento de ações para beneficiar a comunidade. A áreas mais focadas pelos programas ou projetos sociais envolvem a educação, a saúde, assistência social e o meio ambiente.

10 A idéia é de que os consumidores passam a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos de empresas identificadas como “éticas”, "solidárias" ou "ecologicamente orientadas".

11 Empresas socialmente responsáveis x lucratividade
Estatísticas mostram que empresas socialmente responsáveis são mais lucrativas, crescem mais e são mais duradouras.

12 Poder de compra do governo utilizado em favor da sustentabilidade

13 fomento a políticas sociais valorização da transparência da gestão
Critérios socioambientais utilizados nos processos de compras públicas sustentáveis: fomento a políticas sociais valorização da transparência da gestão economia no consumo de água e energia minimização na geração de resíduos racionalização do uso de matérias-primas redução de emissão de poluentes adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente utilização de produtos de baixa toxicidade Fonte: Governo do Estado de São Paulo

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15 “Caminho Sustentável” é um projeto do Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes para Calçados de Igrejinha.

16 Mais que um programa socioambiental, é uma filosofia de ação, de gestão e de desenvolvimento sustentável do setor, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado de empresa.

17 Na busca pelo desenvolvimento sustentável, este programa se apóia em quatro grandes pilares: ambiental, social, tecnológico e econômico.

18 Os principais objetivos :
Redução dos passivos ambiental e trabalhista; Maior visibilidade ao calçado, artefatos e insumos produzidos em Igrejinha; Maior conscientização ambiental dos colaboradores e da comunidade;

19 Maior qualificação técnica dos colaboradores das empresas;
Efetivo exercício da função social da empresa; Redução dos custos da disposição dos resíduos industriais e de produção dos calçados;

20 Melhoria da qualidade de vida da comunidade;
Maior aproximação com a comunidade; Demonstração ao mercado da intenção das empresas de Igrejinha/RS de desenvolver-se de maneira sustentável.

21 As principais ações previstas na programação do projeto “Caminho Sustentável” são:
Área ambiental Redução na geração de resíduos. Educação ambiental nas empresas, com ênfase na separação correta dos resíduos.

22 Redução do consumo de energia e água.
Educação ambiental nas escolas do município. Troca de mudas e plantio de árvores. Realização de um seminário anual de sustentabilidade.

23 Área social Arrecadação de agasalhos. Doação de sangue. Inclusão de portadores de necessidades especiais. Menores aprendizes. Redução do número de menores grávidas.

24 Redução das doenças sexualmente transmissíveis.
Erradicação do analfabetismo. Otimização do transporte de crianças para creches.

25 Área tecnológica Programa de capacitação empresarial. Qualificação profissional.

26 Também será criado um selo para certificação das empresas que aderirem ao programa e que cumprirem com requisitos básicos ditados pelo regulamento criado especialmente para este programa. Esta certificação será realizada através de auditoria de um comitê técnico independente.

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28 Este programa está começando agora, em julho de 2009, mas não tem data para terminar, passando a ser uma filosofia a ser adotada pelas empresas e pelos colaboradores, de forma definitiva e permanente.

29 Para participar deste programa, as empresas associadas deverão formalizar a adesão.


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