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Planejamento Bibliotecário
SISTEMAS E REDES
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SISTEMA DA BIBLIOTECA
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SISTEMA DA BIBLIOTECA Compreende as seguintes partes:
Processos decisórios Recursos humanos, institucionais e físicos Processos técnicos Repositórios Canais de transmissão
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SISTEMA DA BIBLIOTECA Compreende as seguintes partes:
Processos decisórios que envolvem as funções de análise do sistema; de Planejamento – definição de objetivos, diretrizes, políticas e metas a atingir. da Administração – aplicação dos princípios de acordo com os objetivos definidos no planejamento. de Gerência – responsável pela organização. de Avaliação dos resultados programados.
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Recursos humanos, institucionais e físicos –
Pessoal bibliotecário especializado e/ou auxiliar disponível para a execução das tarefas propostas.
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Recursos institucionais –
Legislação e normas que regem a biblioteca e a instituição onde ela se insere.
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Recursos financeiros para manutenção dos serviços e instalações, aquisição de equipamentos, mobiliário, material de consumo e coleções.
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SISTEMA DA BIBLIOTECA Processos técnicos
adotados para a execução dos serviços-meio: seleção, aquisição, representação (catalogação, indexação, etc.),
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SISTEMA DA BIBLIOTECA Processos técnicos
organização (arquivamento, manutenção das estantes e arquivos, conservação, etc.);
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SISTEMA DA BIBLIOTECA Processos técnicos
adotados para a execução dos serviços-fim, busca, recuperação (serviços de referência e assistência aos usuários),
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SISTEMA DA BIBLIOTECA Processos técnicos
adotados para a execução dos serviços-fim, disseminação e transmissão (serviços de documentação, editoração, extensão, etc.).
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SISTEMA DA BIBLIOTECA SISTEMA DA BIBLIOTECA Repositórios
compreendendo o repositório da biblioteca ou as coleções existentes na biblioteca e o repositório representativo, ou catálogos e fontes de informação que indicam quais os recursos documentais de que dispõe a biblioteca.
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SISTEMA DA BIBLIOTECA SISTEMA DA BIBLIOTECA
Canais de informação – os meios que dispõe o sistema bibliotecário para se tornar útil e conhecido do usuário.
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SISTEMA DA BIBLIOTECA SISTEMA DA BIBLIOTECA
PROBLEMA – os cursos de biblioteconomia no Brasil voltados mais para os processos-meio e em alguns casos a extinção dos ensinamentos em processos-fim.
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SISTEMA DA BIBLIOTECA SISTEMA DA BIBLIOTECA Retrospecto
1961 – foco nos serviços de Referência e Assistência aos usuários (UFP). 1972 – INL só passou a conceder bolsas para estagiários quando a biblioteca se comprometesse a mantê-los exclusivamente em serviços-fim e em contato direto com o público. 1979 – Oferecimento da disciplina “Serviços de Extensão” – carro-biblioteca (UFRGS).
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Notas: O crescimento do volume e da complexidade das informações levou a uma aceleração da informatização das bibliotecas. Na prática, foram os impactos econômicos que tiveram forte influência sobre as questões burocráticas e financeiras, dificultando a criação de uma rede de informação de alta tecnologia.
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SISTEMA BIBLIOTECÁRIO e SISTEMA DE USUÁRIO
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Sistema bibliotecário e sistema do usuário
Para que se estabeleça uma ponte satisfatória entre os dois sistemas são necessários alguns fatores:
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Capacitação do pessoal de biblioteca – orientadores, assistentes e atendentes dos usuários.
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As transformações tecnológicas sempre trazem mudanças nas atividades e nas atitudes dos bibliotecários. O profissional bibliotecário precisa estar preparado para o bom uso das riquezas informativas de forma inteligente e responsável, a fim de atender as necessidades de todos e contribuir efetivamente a formação do cidadão.
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Pesquisa e estudos do usuário brasileiro – para conhecimento de suas necessidades e características próprias.
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Capacitação dos usuários da biblioteca – para que possam melhor utilizar, preservar e contribuir para os serviços bibliotecários disponíveis nas comunidades e sociedades às quais pertencem. Para isto, o profissional bibliotecário deve possuir uma ligação direta com os usuários, assim poderá exercer um papel intermediário entre os novos procedimentos de pesquisa e as necessidades específicas de cada usuário.
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SISTEMA DO USUÁRIO
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SIS SISTEMA DO USUÁRIO Compõe-se de: Usuários, normas e facilidades
Comunicação com outros sistemas Repositório do usuário Repositório representativo do usuário
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Usuários, normas e facilidades
SIS Usuários: Característica da clientela: Faixa etária; Grau de instrução; Situação socio-econômica; Interesses profissionais e culturais, aspirações e expectativas.
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Usuários, normas e facilidades
A que está sujeita a clientela, desde as que regulam a comunidade, como aquelas específicas para cada indivíduo. Exemplo: Horário de aula Horário de trabalho
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Usuários, normas e facilidades
Acesso à biblioteca – proximidade, condução, amplitude de horário para atendimento.
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Usuários, normas e facilidades
Melhor uso do tempo do usuário Satisfação na respostas às questões e outras vantagens que o usuário encontre no seu relacionamento com o sistema bibliotecário.
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Usuários, normas e facilidades
Comunicação com outros sistemas Usuários, normas e facilidades O usuário vai além do sistema bibliotecário Nossas bibliotecas têm sido pouco ativas e representativas na solução de problemas do usuário. Grande parte da comunicação tecno-científica e cultural é feita em encontros informais e informais.
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Comunicação com outros sistemas
Encontros informais – conversas, consultas a colegas,
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Encontros formais – congressos, reuniões, e outras oportunidades para apresentação e debate sobre suas experiências, bem como de distribuição de trabalhos originais.
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Comunicação com outros sistemas
Os especialistas, as informações e a biblioteca. X
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Comunicação com outros sistemas
O usuário brasileiro pode se abastecer de informações em pelo menos quatro outras fontes que não o sistema bibliotecário:
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Comunicação com outros sistemas
Sistema comunitário
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e
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Sistema Cultural
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Sistema de informação de massa
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Sistema editorial
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Repositório do usuário
Soma de informações que o usuário possui antes de chegar ao sistema bibliotecário.
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Repositório representativo do usuário
Recursos que o usuário dispõe, em si, e que é capaz de manipular ou expressar, quando frente a um problema.
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Repositório representativo do usuário
São comuns os casos de usuários que não conseguem obter solução de seu problema por não conseguirem expressá-lo com correção nem definir com objetividade suas necessidades informacionais.
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Características gerais do método do sistema
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Características gerais do método do sistema
A análise do sistema bibliotecário, quando observada a metodologia adequada, evidencia o estado do sistema permitindo sua avaliação e controle.
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Metodologia a ser utilizada
1. Pormenorização Pesquisar e coletar cuidadosamente todos os pormenores de um procedimento, Planejar várias alternativas para cada proposição.
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Metodologia a ser utilizada
2. Otimização versus subotimização Evitar que o projeto de um subsistema componente opere de modo ótimo, em detrimento do sistema como um todo.
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Metodologia a ser utilizada
3. Relação entre sistemas e sistemas e subsistemas Compreender não apenas quem, o quê, quando, onde, por quê e como o sistema opera, mas as relações entre o sistema e todos os outros sistemas, bem como os subsistemas que compõem.
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Metodologia a ser utilizada
4. Ótimos circunstanciais Comparar as eficácia de um sistema a todas as opções possíveis à disposição do administrador.
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Metodologia a ser utilizada
5. Operação normal Projetar uma operação normal Raramente as metas do sistema permitirão projetos para condições excepcionais.
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Metodologia a ser utilizada
6. Reiteração Visar a repetição sucessiva no mesmo nível e em níveis diferente.
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Reiteração
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Metodologia a ser utilizada
7. Retroalimentação Realimentar e controlar o fornecimento de meios de informação de boa qualidade.
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Metodologia a ser utilizada
8. Ambientação Descrever o ambiente no qual o sistema está inserido, embora os fatores ambientais não façam parte daquele sistema.
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Metodologia a ser utilizada
9. Consideração para os fatores imponderáveis Considerar que o excesso de quantificação pode conduzir a um ponto inconsistente na prática do sistema total.
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Metodologia a ser utilizada
10. Documentação Enfatizar a necessidade da documentação como parte essencial na prática de sistemas quanto à análise.
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Metodologia a ser utilizada
11. Iteração Repetir sucessivamente o emprego de métodos sistêmicos.
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Usuários bem atendidos e satisfeitos
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Vale ressaltar que: 1. É necessário uma reflexão sobre os serviços prestados pelas bibliotecas aos usuários, avaliando os meios viáveis para um treinamento adequado de acordo com as novas tecnologias, a fim de identificar usuários potenciais e transformá-los em usuários reais e ativos.
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2. É fundamental que a biblioteca reflita sobre seu compromisso de desfazer os nós do preconceito e das barreiras do ser e do saber. 3. Isto sugere um estudo sobre o acúmulo das informações disponíveis na rede, pois não há um saber completo e definitivo, este é construído e nunca se esgota.
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4. é justamente a informação que irá promover mudanças e transformações através das instituições sociais e das sociedades organizadas, democratizando o que é denominado a “Era da Informação”.
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A versatilidade do uso da internet é tão grande que atinge indistintamente as esferas interna e externa das bibliotecas, interferindo no marketing institucional e nos processos produtivos da mesma.
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Obrigada! Lúcia Martins Oliveira
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