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APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE II Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

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1 APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE II
Prof. Thiago Pereira Rique

2 Agenda Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes
Como o tratamento de evento funciona JButton Botões que mantêm o estado JComboBox e uso de uma classe interna anônima para tratamento de evento

3 Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes
Algumas classes de evento do pacote java.awt.event

4 Tipos comuns de eventos GUI e interfaces ouvintes
Algumas interfaces listener de eventos comuns do pacote java.awt.event

5 Como o tratamento de evento funciona
Temos que responder duas perguntas: Como o handler de evento é registrado? Como o componente GUI sabe chamar actionPerformed em vez de algum outro método de tratamento de evento?

6 Como o tratamento de evento funciona
Registrando eventos Cada JComponent possui uma variável de instância listenerList que referencia um objeto da classe EventListenerList (javax.swing.event).

7 Como o tratamento de evento funciona
Registrando eventos

8 Como o tratamento de evento funciona
Invocação de handler de evento Segunda pergunta: como o componente GUI sabe chamar actionPerformed em vez de outro método? Tipo ouvinte de evento! Despacho (dispatching) Processo pelo qual um componente GUI chama um método de tratamento de evento em cada um de seus ouvintes que são registrados para o tipo de evento que ocorreu.

9 JButton Clicar (Ação específica)
Botões de comando, caixas de seleção, botões de alternação e botões de opção

10 JButton

11 JButton

12 JButton

13 JButton

14 JButton

15 JButton Acessando a referência this em um objeto de uma classe de primeiro nível a partir de uma classe interna. ButtonFrame.this

16 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO
Botões de estado JToggleButton JCheckBox JRadioButton

17 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO
JCheckBox

18 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

19 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

20 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

21 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

22 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

23 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO
JRadioButton

24 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

25 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

26 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

27 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

28 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

29 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

30 BOTÕES QUE MANTÊM O ESTADO

31 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Caixas de combinação JComboBox ItemEvents

32 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Continua...

33 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Continua...

34 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Continua...

35 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Continua...

36 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Continua...

37 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

38 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Classe de teste

39 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

40 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

41 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

42 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

43 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO

44 JCOMBOBOX E USO DE UMA CLASSE INTERNA ANÔNIMA PARA TRATAMENTO DE EVENTO
Utilizando uma classe interna anônima para tratamento de evento Objeto ouvinte de evento Classe interna anônima; Deve-se criar um objeto da classe no ponto em que foi declarada; Pode acessar variáveis de instância e métodos de sua classe de primeiro nível, bem como variáveis locais final do método que a define; Não pode acessar variáveis locais não final. public class MyHandler implements ItemListener

45 REFERÊNCIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. Ed. Pearson, 8ª ed, 2010.


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