A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique"— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique thiagorique2011@gmail.com http://thiagorique.wordpress.com/

2 A GENDA JList Introdução a gerenciadores de layout JTextArea

3 JL IST Exibe uma série de itens. JList extends JComponent. A classe JList suporta listas de uma única seleção e listas de seleção múltipla. Uma JList gera eventos do tipo ListSelectionEvent.

4 JL IST Continua...

5 JL IST Continua...

6 JL IST Continua...

7 JL IST

8

9

10

11

12 O argumento para o construtor de JList é um array de Objects. Método JList setVisibleRowCount. Método JList setSelectionMode. A classe ListSelectionModel declara constantes que especificam o modo de seleção de uma JList.

13 JL IST Ao contrário de uma JComboBox, uma JList não fornece uma barra de rolagem. Um objeto JScrollPane é utilizado para fornecer a capacidade de rolagem. O construtor JScrollPane recebe como argumento o JComponent que precisa de funcionalidades de rolagem.

14 JL IST Quando o usuário faz uma seleção na JList, o método valueChanged deve mudar a cor de fundo de ListFrame. Métodos JFrame getContentPane e setBackground.

15 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Para que servem os gerenciadores de layout? Interface LayoutManager (pacote java.awt) Método setLayout da classe Container.

16 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Organizando componentes em uma GUI: 1. Posicionamento absoluto: Configurar Layout de um Container como sendo igual a null. Usar métodos Component setSize e setLocation ou setBounds 2. Gerenciadores de layout: setLayout(obj); obj é o objeto de uma classe que implementa LayoutManager.

17 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Organizando componentes em uma GUI: 3. Programação visual em um IDE: Ferramenta de design GUI. O IDE gera o código Java que cria a GUI.

18 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Arrastando um Jlabel para um Jframe.

19 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Alterando propriedades de um componente.

20 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Arrastando um JButton para um JFrame.

21 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Modificando o nome de uma variável JButton.

22 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Seção de declaração de variáveis.

23 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Paleta de componentes.

24 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Realizando tratamento de evento para um JButton.

25 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT Método actionPerformed.

26 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT FlowLayout É o gerenciador mais simples. Organiza componentes da esquerda para direita, respeitando a ordem em que são anexados ao Container. Permite alinhamento à esquerda, centralizado (padrão) e à direita.

27 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT FlowLayout

28 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT

29

30

31

32 BorderLayout Gerenciador de layout padrão de um JFrame. Regiões: NORTH, SOUTH, EAST, WEST, CENTER. Implementa LayoutManager2 Limita um Container a conter no máximo 5 componentes.

33 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT BorderLayout

34 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT

35

36

37

38

39

40 GridLayout Divide o contêiner em uma grade (linhas e colunas); Implementa a interface LayoutManager; Cada Component tem a mesma largura e altura.

41 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT GridLayout

42 INTRODUÇÃO A GERENCIADORES DE LAYOUT

43

44

45

46 JT EXT A REA Fornece uma área para manipular múltiplas linhas de texto; É uma subclasse de JTextComponent; Não tem eventos de ação.

47 JT EXT A REA

48

49

50

51

52

53 REFERÊNCIA DEITEL, H.M; Java Como Programar. Ed. Pearson, 8ª ed, 2010.


Carregar ppt "APLICAÇÕES DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS COMPONENTES GUI – PARTE III Prof. Thiago Pereira Rique"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google