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Mira Transportes
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Apresentação
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O Mira Transportes é um operador logístico que atua em rede nacional e internacional, realizando transporte de produtos para empresas de diversos ramos. É representado por 20 filiais pelo país, emprega por volta de 1000 funcionários e possui frota própria de 500 veículos. Já recebeu diversos prêmios importantes, como o “Prêmio Top do Transporte 2011” e o “Prêmio Excelência em Transportes da DHL Supply Chain”.
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Histórico
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Fundada em 1978 pelo Sr. Roberto Mira, a empresa começou com apenas quatro caminhões, atuando na distribuição de mercadorias na cidade do Rio de Janeiro e, depois, em São Paulo. Ao longo de mais de três décadas, a Mira Transportes inaugurou 20 filiais localizadas em regiões estratégicas em todo o país, foi pioneira na implantação de tecnologias de informação avançadas e conquistou diversas certificações de qualidade, entre elas a ISO 9002 – DQS.
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Missão “Ser a melhor empresa de transportes do Brasil, focados na total satisfação de nossos clientes, na melhoria contínua dos processos, segurança nas atividades e proteção ambiental”
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Segurança e Tecnologia
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Tecnologias: Rastreamento via satélite, GPS e celular EDI Tracking on-line Roteirização Store Automação SGT – Sistema de Gerenciamento de Transportes Confirmação de entrega via celular Automação Etiquetas com códigos de barras em todos os volumes
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Página Web
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Vídeo Institucional
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Processamento de Pedidos
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Etapas
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Identificação da necessidade
Preparação do pedido Identificação da necessidade Seleção do fornecedor Coleta de informações
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Transmissão do pedido Manual Fax Correio EDI Call Center Internet
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Mas como escolher?
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Custo de implementação e manutenção
Tecnologia Velocidade Custo de implementação e manutenção Confiabilidade Precisão Manual Lenta Baixo Pobre Baixa Call Center Intermediária Intermediário Boa Internet/EDI Rápida Investimento alto, custo operacional baixo Excelente Alta
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Recebimento do pedido Verificar a exatidão das informações Conferir a existência dos itens encomendados Preparar documentos necessários Verificar crédito do cliente Atualizar sistema operacional conforme movimentação do pedido
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Atendimento do pedido Embalagem Separação Expedição
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Como estabelecer uma ordem de prioridade?
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Critérios de priorização
Data de recebimento Tempo de processamento Ordem de prioridade especificada Tamanho e complexidade Prazo de entrega
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Relatório de situação do pedido
Acompanhamento da localização do pedido e data de entrega pelo cliente O que é? Internet Celular Ligação telefônica GPS Como é feito?
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Em resumo...
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Processamento de pedidos na Mira Transportes
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Quantos pedidos o Mira processa diariamente?
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Mais de pedidos por dia.
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Em quanto tempo o Mira consegue atender o pedido do cliente?
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De 2 dias (para cidades próximas à coleta) a 41 dias (para cidades distantes).
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Preparação do pedido
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Como o Mira auxilia seus clientes ou potenciais clientes na obtenção de informações sobre seus serviços?
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Os clientes encontram informações diversas no site da empresa, além do número e de contato para tirar dúvidas.
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Para clientes interessados em estabelecer parcerias, realizamos reuniões para esclarecer todos os pontos do acordo.
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Transmissão do pedido
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Como se deu a evolução dos meios de realização dos pedidos?
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Antigamente, eram preenchidos formulários à mão ou por meio da datilografia e o cliente tinha que vir ou ligar.
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Hoje, recebemos pedidos por e-mail, fax ou call center.
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Recebimento do pedido
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Como as informações do pedido são verificadas?
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Existem funcionários responsáveis pela verificação dos pedidos dos grandes clientes.
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Como se verifica a disponibilidade da frota ou espaço no armazém para o atendimento do pedido?
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O espaço no armazém nunca é verificado, pois como adotamos o sistema de cross-docking, os produtos circulam rápido, de forma que nunca falta espaço.
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Quanto à frota, quando não temos disponibilidade, recorremos a um de nossos parceiros cadastrados e terceirizamos aquele serviço específico.
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Atendimento dos pedidos
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Qual a regra de priorização para atendimento dos pedidos?
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Como regra, seguimos o prazo de entrega combinado com o cliente
Como regra, seguimos o prazo de entrega combinado com o cliente. Alguns clientes, entretanto, são altamente prioritários, pela importância que têm para o faturamento da empresa.
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Como a empresa mantém as informações referentes aos pedidos?
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Temos um software customizado chamado STI – Sistema de Transporte Integrado. Ele deve ser constantemente atualizado.
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A atualização é feita tanto pelos funcionários administrativos, pelo computador, quanto pelos motoristas, por celular, conforme movimentação do pedido.
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O cliente tem como acompanhar o andamento do pedido e a localização da carga?
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Sim. Ele recebe um login e uma senha para acompanhar a carga por meio do site do Mira. Se preferir, também pode ligar e pedir para nossa atendente rastrear a carga.
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O Mira enfrenta alguma dificuldade em seu processamento de pedidos?
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Com a adoção do meio eletrônico para realização de pedidos, ficamos mais suscetíveis a fraudes, pois qualquer um pode entrar no site do Mira ou de um de nossos clientes e fazer o pedido.
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O grupo gostaria então de sugerir que a empresa formasse uma equipe de gerenciamento de riscos para estudar medidas para evitar fraudes.
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Algumas dessas medidas poderiam ser: treinamento dos funcionários responsáveis pela verificação do pedido...
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... cadastramento mais detalhado de todos os clientes e contratação dos serviços de empresas de pagamentos online, como o PagSeguro.
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Obrigado! Dúvidas? anaflaviafelix@gmail.com
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Referências bibliográficas
BALLOU, R. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ª ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2006. BOWERSOX, D.; CLOSS, D. Gestão logística de cadeias de suprimentos. São Paulo: Bookman, 2006. WANKE, P. Logística para MBA executivo em 12 lições. São Paulo: Atlas, 2010.
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