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Estratégia no nível de negócios

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Apresentação em tema: "Estratégia no nível de negócios"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia no nível de negócios
Profa. Gabriela Góis Estratégia no nível de negócios

2 Estratégia no nível de negócios
Conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações que explora as competências essenciais em mercados de produtos específicos. É a estratégia Central; Determina: a) Quem será atendido; b) Quais necessidades dos clientes irá atender; c) Como essas necessidades serão atendidas.

3 Níveis de estratégia Estratégia Corporativa UEN Estratégia Funcional
Visão Objetivos Filosofia e Cultura UEN Missão Objetivos de Negócios Competências Estratégia Funcional Sistemas de Informação P&D Manufatura Finanças Marketing Recursos Humanos

4 Clientes e estratégia Princípio básico: satisfazer clientes e criar relacionamento para obter retornos superiores; Valor  Fidelidade  Retornos acima da média; A) QUEM: Segmentação de mercado Agrupar pessoas com necessidades semelhantes Escolher deliberadamente quem atenderá.

5 Clientes e estratégia B) O QUE: Necessidade a atender Dar aos clientes o que eles querem e quando querem – Benefícios do produto/serviço; C)COMO: Competências Essenciais a Utilizar Recursos e Capacitações que geram

6 Caso Cartões Santander( JC de 25/10/2010)

7 Caso Cartões Santander( JC de 25/10/2010)

8 Caso Cartões Santander( JC de 25/10/2010)

9 Tipos de estratégia de nível de negócio
O objetivo é criar diferenças entre a posição da empresa e de seus concorrentes. Decisão: Executar atividades de MANEIRA diferente ou Executar atividades DIFERENTES. Implicações diretas: Atividades primárias e de suporte para criar valor.

10 Tipos de estratégia de nível de negócio

11 Tipos de estratégia de nível de negócio
Avaliação: 1) Custos Mais Baixos 2)Capacidade de se Diferenciar  Preço Premium Verificar Amb. Interno e Externo Alvos: Amplos - Abrange toda a indústria Restritos – Grupo Alvo Específico Intermediário – Liderança de Custo/ Diferenciação

12 Estratégia de liderança de custo
Produzir bens e serviços com características aceitáveis pelos clientes ao menor custo em comparação com os concorrentes. Bens e Serviços Padronizados sem Luxo. Logística se destaca.

13 Estratégia de liderança de custo
1)Defesa valiosa contra rivais; 2)Clientes podem forçar a reduzir preços, mas não abaixo do segundo mais eficiente; 3)Opera com margens maiores que os concorrentes e por isso absorvem aumento de preços dos fornecedores; 4) Vender grandes volumes não atraem possíveis entrantes; 5) Preferência por seus produtos do que um substituto, pois baixam o preço.

14 Estratégia de liderança de custo
Riscos: - Processos se tornarem obsoletos devido a inovações dos concorrentes; - Esforço em reduzir custo pode ficar acima do entendimento do valor dado pelos clientes; - Concorrentes aprendem a imitar com êxito o líder;

15 Estratégia de diferenciação
Produzir bens e serviços que os clientes percebam como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles. Bens e Serviços Diferenciados a Custos Competitivos para não Ultrapassar o Preço que os Clientes estão Dispostos a Pagar. Produtos Não Padronizados. Marketing se destaca.

16 Estratégia de diferenciação
1)Isola a empresa dos concorrentes pois os clientes são fiéis; 2)Clientes aceitam aumento de preços se são satisfeitos; 3)Custo alto dos fornecedores podem ser pagos com margem superavitária; 4)Fidelidade isola de novos entrantes; 5)Se posicionam eficazmente contra produtos substitutos pois estão alinhados com valor aos clientes.

17 Estratégia de diferenciação
Riscos: -Clientes podem comparar preço do diferenciador com o de liderança de custos e acharem grande demais; -Pode deixar de ser entregar um valor representativo ; -Falsificações

18 Estratégia de enfoque Produzir bens e serviços que atendam às necessidades de um nicho em detrimento de outros. Bens e Serviços que atendam às necessidades de um segmento competitivo. Necessidades Exclusivas. Foco em Liderança de Custos e Diferenciação

19 Estratégia de enfoque Riscos Adicionais aos já apresentados: -Um concorrente pode se focar ainda mais do que a empresa está realizando; -As empresas que concorrem com todo o setor podem decidir que vale a pena investir no segmento específico; -Necessidade dos clientes do segmento podem se tornar semelhantes ao do setor (amplo);

20 Liderança de custo/diferenciação
-Produzir bens e serviços eficientemente com alguns atributos diferenciados. Aprendem a se adaptar rapidamente às mudanças do ambiente externo e às tecnologias. Estratégia Arriscada. -Competente tanto nas atividades primárias como nas de suporte. -Sistemas flexíveis de fabricação; -Redes de informação; -Sistema de gerenciamento total da qualidade


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