A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Genética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Genética."— Transcrição da apresentação:

1 Genética

2 Conceitos fundamentais
Gene: fragmento de uma molécula de ADN, responsável por uma característica biológica. Genoma: conjunto de todos os genes. Alelo: cada gene é formado por dois ou mais alelos, que se encontram nos cromossomos.Nas célula diploides cada alelo, de um mesmo gene, encontram-se em uma mesma posição no cromossomo, denominada lócus gênico.

3 Os alelos podem ser definidos como uma forma alternativa de um gene
Os alelos podem ser definidos como uma forma alternativa de um gene. Ex: gene responsável pela cor das ervilhas,ter pode ser constituído por um alelo V( cor amarela), ou por um alelo v (cor verde). Genótipo: conjunto de informações contidas no genoma de um indivíduo. É a representação de um conjunto de genes, geralmente identificados por letras. Ex: VV, Vv ou vv definem diferentes genótipos. Letras maiúsculas representam alelos dominantes e minúsculas, os recessivos.

4 Dominância: pode ser definida quando a característica do alelo se expressa e mascara a expressão do outro alelo. Genótipos dominantes são identificados por letras maiúsculas. Ex: genótipo VV ou Vv, definem cor amarela e é dominante sobre a coloração verde. Recessividade: pode ser definida quando a características se expressa na ausência do alelo dominante.EX: genótipo vv define cor verde nas ervilhas, só se expressa quando os dois alelos recessivos se encontram.

5 Homozigoto: é caracterizado quando os dois alelos de um gene são idênticos. EX: VV ( homozigoto dominante) e vv ( homozigoto recessivo). Heterozigoto: é caracterizado quando os dois alelos de um gene são diferentes. Ex: Vv apresenta um alelo dominante e um recessivo. Fenótipo: a expressão de um gene. Ex: a coloração das ervilhas.

6 As Leis de mendel Inicialmente, Mendel realizou cruzamentos específicos a fim de gerar indivíduos puros. Notou que: cruzando ervilhas amarelas com plantas produtoras de ervilhas verdes, essa última “ desaparecia” nos descendentes. Gerou uma descendência de plantas produtoras de ervilhas amarelas, denominando-a geração filias 1, F1. Sabendo que o fator que determina a cor verde estaria presente, chamou de geração híbrida ( misturada).

7 A cor verde haveria sido mascarada pela cor amarela.
Para verificar porque q cor verde não apareceu na primeira descendência resolveu cruzar os indivíduos híbridos, resultantes da geração F1 entre si. Originando descendentes da geração filial 2, F2. Em F2: a proporção que produzia sementes amarelas do que aquelas plantas que produziam sementes verde. Em seus cálculos: sempre que havia um cruzamento entre híbridos a proporção seria: 3 dominantes para 1 recessivo.

8 1º Lei : pureza dos gametas
Assim definiu a sua primeira lei: “ cada característica é determinada por fatores hereditários que se segregam (se separam) na formação dos gametas; cada gameta possui apenas um dos fatores hereditários, sendo portanto puro”.

9 2° Lei : segregação independente dos fatores hereditários.
Mendel repetiu os cruzamentos utilizado outras características: textura, coloração das vagens, altura, coloração das flores, posição da flor na planta. Em todos obteve: 3 descendentes dominantes para 1 recessivo. Então misturou duas ou mais características simultâneas. Esses resultados ficaram conhecidos como a segunda lei de Mendel ou lei de segregação independente dos fatores hereditários.

10 Concluiu que nos fatores hereditários se separam independentemente um do outro, apesar de estarem em uma mesma célula, não estão unidos ou ligados entre si, portanto se separam na formação dos gametas.

11 Seus princípios e leis aplicam-se a todos os organismos de reprodução sexuada. Mendel criou a base da genética moderna influenciando a biologia em diferentes campos de conhecimento.


Carregar ppt "Genética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google