A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Questão Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Questão Social"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Questão Social
Aula 2 Tais Pereira de Freitas

2 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
A questão social se origina no modo de produção capitalista. Ela é característica desse modo de produção. O Serviço Social tem na questão social o objeto de seu trabalho. Mas o que significa isso?

3 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
O Serviço Social não é a única profissão que discute e estuda a questão social, havendo diversos posicionamentos e compreensões acerca dessa categoria de análise da realidade. Mas, de forma geral, dado o caráter interventivo da profissão, os assistentes sociais estão sempre sendo chamados a pensar e refletir sobre essa questão.

4 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Entre as discussões da atualidade acerca da questão social, uma das principais é se essa questão mudou, ou se o que mudaram foram as suas configurações e ela, de maneira geral permanece a mesma. 

5 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Alguns autores, entre eles Robert Castell defendem que essa questão permanece a mesma, apenas com novas configurações e outros, como Pierre Rosanvallon que defendem que a questão social mudou, exigindo-se nova postura política para sua resolução.

6 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
No Serviço Social, considerando o projeto ético político hegemônico da profissão, o entendimento é que essa questão permanece a mesma, mudando apenas suas configurações, formas de expressão. Mas afinal, o que é questão social?

7 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Para entendermos como o Serviço Social discute a questão social podemos utilizar a sistematização de Iamamoto (2005, p.27):

8 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
“Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade.”

9 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Ou seja, tem-se o que é denominado contradição fundamental entre capital e trabalho, desenvolvendo-se o processo de construção de desigualdades. Assim, não existem questões sociais, mas sim QUESTÃO SOCIAL, que se manifesta em diversas formas de expressão, mas cuja origem é sempre a mesma.

10 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Ainda de acordo com IAMAMOTO (2005, p.28) “(...)o desenvolvimento nesta sociedade redunda, de um lado, em uma enorme possibilidade de o homem ter acesso à natureza, à cultura, à ciência, enfim, desenvolver as forças produtivas do trabalho social; porém, de outro lado e na sua contraface, faz crescer a distância entre a concentração/acumulação de capital e a produção crescente da miséria (...)”

11 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Ou seja, questão social expressa-se na desigualdade. Nunca se produziu tanto no mundo (tecnologias, produtos, serviços), mas ao mesmo tempo cada vez mais aumenta a distância entre os que possuem capital para ter acesso ao que é produzido e aqueles que tem esse acesso negado.

12 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Nessas definições estão presentes os conceitos bases para o entendimento da questão social, na perspectiva da teoria social crítica, ou seja compreendendo que tal questão é fruto da sociedade do capital e sua contradição fundamental entre capital e trabalho.

13 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Assim, a questão social historicamente se desenvolve com o próprio modo de produção capitalista, na medida em que não é possível o desenvolvimento desse sistema sem essa contradição entre quem produz e quem tem os meios de produção.

14 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Ou seja, a questão social está na gênese do sistema capitalista e para resolvê-la seria necessário a mudança no modo de produção. Dessa forma, o Serviço Social trabalha especificamente com as expressões da questão social, que é uma só, mas que se manifesta a partir de diversas formas.

15 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
Dessa forma, o assistente social precisa compreender que as demandas que lhe são colocadas no cotidiano do trabalho profissional são expressões dessa questão e não apenas problemáticas sociais ou questões individuais. Elas manifestam essa problemática maior e mais profunda que é a QUESTÃO SOCIAL.

16 Aula 02 – A questão social: conceitos e história
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, p.   IAMAMOTO, Marilda Vilela. CARVALHO, Raul. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 33 ed. São Paulo: Cortez Editora, p. PONTES, Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social 3.ed. São Paulo: Cortez, p.

17 Introdução a Questão Social
Atividade 2 Tais Pereira de Freitas

18 Atividade 2 A questão social, da forma como é apreendida pelo Serviço Social, tem uma única origem: a contradição fundamental entre capital e trabalho, ou seja, a produção é coletiva, mas os frutos dessa produção são apropriados cada vez mais individualmente.

19 Atividade 2 Porque podemos afirmar que o problema da habitação no Brasil é uma expressão da questão social?


Carregar ppt "Introdução a Questão Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google