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Projeto Político-Pedagógico

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Apresentação em tema: "Projeto Político-Pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Político-Pedagógico
ELEMENTOS E ESTRUTURA

2 Projeto Político-Pedagógico
─Aproximação Conceitual É o Plano Global da instituição Sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se objetiva e se aperfeiçoa na caminhada Define a Ação educativa que se quer realizar A partir de um Posicionamento/Intencionalidade E de uma Leitura Crítica da Realidade

3 Projeto Político-Pedagógico
─Estrutura:  Marco Referencial  Diagnóstico  Programação

4 I ─ PPP e Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
2─Diagnóstico da Avaliação (cont.) Sistematização Final Necessidades

5 I ─ PPP e Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
3─Programação da Avaliação: ●Ação Concreta ● Linha de Ação ● Atividade Periódica ● Norma

6 I ─ PPP e Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem
3─Programação da Avaliação (cont.) Questão: Que ações, e com que finalidades específicas, devem ser realizadas para diminuir a distância entre a Avaliação que temos e a que desejamos? (O quê e Para quê) ■ Resposta Individual ■ Sistematização ■ Plenário  Critérios: Necessidade e Possibilidade

7 II ─ PPP e Avaliação Institucional
 Marco Referencial  Diagnóstico  Avaliação da Instituição como um todo  Programação

8 III ─ Avaliação do PPP 1─Elaboração 2─Realização
 Rigor Teórico-Metodológico  Participação 2─Realização  Avaliação no Processo  Importância da RPS  Avaliação Geral

9 Referências Bibliográficas
─ Projeto Político-Pedagógico: VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 14ª ed. São Paulo: Libertad, 2005. __________ Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, 5ª ed. São Paulo: Libertad, 2004 ─ Avaliação: __________ Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora, 5ª ed. (revista e ampliada). São Paulo: Libertad, 2004. __________ Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar, 15ª ed. São Paulo: Libertad, 2005.

10 Não disparem sobre o utopista...
O único caminho para pensar o futuro parece ser a utopia. E por utopia entendo a exploração, através da imaginação, de novas possibilidades humanas e novas formas de vontade, e a oposição da imaginação à necessidade do que existe, só porque existe, em nome de algo radicalmente melhor por que vale a pena lutar e a que a humanidade tem direito. (...) Esse é o problema: opor à crença de que se é pequeno, diante da enormidade do processo globalitário, a certeza de que podemos produzir as idéias que permitam mudar o mundo. Boaventura Sousa Santos


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