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Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados – Sispae 2013
Usos e possibilidades da avaliação em larga escala

2 O que é avaliar? Coletar Decidir Agir
Diagnosticar Decidir Agir Dados e informações sobre determinada realidade. Produzir algum julgamento sobre a realidade. Tomar decisão em função de um objetivo que se deseja alcançar. Traçar estratégias de uma ação sobre o objeto avaliado.

3 Tipos de Avaliação Pequena escala Larga escala Avaliação Diagnóstica
Formativa Somativa Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Interna Escola Externa Sistemas Pequena escala Larga escala

4 Avaliação Educacional
Provas abertas Provas objetivas Observação/Registro Portfólio TEORIA CLÁSSICA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM Avaliação Interna/Escola Processo da aprendizagem Avaliação Externa/Sistemas Testes de proficiência Questionários contextuais Desempenho dos alunos

5 Linha do Tempo | Avaliações
1990 Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 1997 Adoção da escala de proficiência do Saeb. 1998 Estabelecimento das matrizes de referência.

6 Linha do Tempo | Avaliações
2000 Uso das escalas do Saeb em âmbito nacional. 2005 Prova Brasil. 2007 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) / Metas estaduais.

7 Linha do Tempo | Avaliações
(Alicerces) 1990-7 Ceará/Minas Gerais (1992); Mato Grosso do Sul; São Paulo/Paraná; Rio Grande do Sul. (Expansão) Acre; Pernambuco/Espírito Santo/Rio de Janeiro; Tocantins/Alagoas/Bahia/Goiás; Amazonas. (Presente) 2007-Hoje Piauí; Pará; Rondônia/Paraíba (2012).

8 Sistemas próprios de Avaliação
SEAPE SADEAM SAEPI SARESP SIMAVE SAERJ SAERO PAEBES SAEMS SAEGO AREAL AVALIE SISPAE SALTO SPAECE SAEPE SAEMI SAERS SAEP Sistema de Av. da Educ. da Paraíba AVALIA BH ALFABETIZA RIO SAETHE

9 Vantagens dos sistemas próprios de Avaliação
Desenho próprio (definição de séries e áreas do conhecimento), adequado às necessidades da rede. Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Menor periodicidade entre os ciclos avaliados.

10 Etapas básicas dos programas de avaliação
1 Determinação da população a ser avaliada. 2 Elaboração da Matriz ou utilização da Matriz de Referência do SAEB. Construção de itens. Pré-testagem dos itens. Análise estatística e pedagógica dos itens. 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB). Elaboração dos testes padronizados. Elaboração dos questionários contextuais. 4 Aplicação dos instrumentos. Processamento e constituição da base de dados da avaliação. 5 Análise dos resultados: utilização da TCT e da TRI. Produção dos resultados. Construção e interpretação das Escalas de Proficiência. Divulgação dos resultados.

11 O que a avaliação externa possibilita?

12 Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação
Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais.

13 Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação
Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Utilização dos resultados com foco na identidade escolar. . Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais.

14 Evolução da proficiência média em Matemática Rede Estadual – Minas Gerais
Fonte: Proeb 2006/2010

15 Evolução da distribuição por Padrões de Desempenho em Matemática - Rede Estadual - MG
Fonte: Proeb 2010/2012

16 Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação
Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Utilização dos resultados com foco na identidade escolar. . Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais.

17 Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação
Diagnóstico do efeito de política pública implementada PAIC: programa de cooperação entre Governo do Estado e municípios com a finalidade de apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o final do segundo ano do ensino fundamental. O Programa propõe uma intervenção sistêmica que é executada através de cinco eixos: Alfabetização Gestão Municipal Educação Infantil Literatura e Formação do Leitor Avaliação Externa

18 Mapa de Alfabetização do Estado do Ceará SPAECE-Alfa 2007
Fonte: Spaece-Alfa 2007

19 Mapa de Alfabetização do Estado do Ceará SPAECE-Alfa 2008
Fonte: Spaece-Alfa 2008

20 Mapa de Alfabetização do Estado do Ceará SPAECE-Alfa 2009
Fonte: Spaece-Alfa 2009

21 Mapa de Alfabetização do Estado do Ceará SPAECE-Alfa 2010
Fonte: Spaece-Alfa 2010

22 Mapa de Alfabetização do Estado do Ceará SPAECE-Alfa 2011
Fonte: Spaece-Alfa 2011

23 Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação
Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Utilização dos resultados com foco na identidade escolar. . Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais.

24 Uso dos Resultados Gestor
da Rede Planejamento e execução de políticas públicas. Criação de metas de qualidade e equidade educacionais. Implementação de medidas de responsabilização. Políticas de incentivos diretos ou indiretos. Ações de formação continuada de professores. da Escola Elaboração do projeto da escola. Monitoramento da qualidade de ensino. Subsídio para avaliação institucional.

25 Uso dos Resultados Professor
Projetos de intervenção pedagógica. Elaboração de projetos especiais. Foco nos alunos com dificuldades. Ações de reforço escolar. Planejamento das ações de sala de aula. Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica.

26 Uso dos Resultados Aluno e família
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares. Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos.

27 Possibilidades dos Sistemas próprios de Avaliação
Monitoramento a qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Diagnóstico do efeito das políticas públicas implementadas. Utilização dos resultados com foco na identidade escolar. . Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais.

28 Padrões de desempenho estudantil
Estabelecimento e monitoramento das metas de qualidade educacional Caracterização do desempenho escolar Grau de realização das ações educacionais Políticas públicas voltadas à promoção da equidade Identificação do percentual de alunos em risco pedagógico (evasão, reprovação ou abandono)

29 Descrição geral dos Padrões de Desempenho
Abaixo do Básico Os alunos que apresentam este padrão de desempenho revelam ter desenvolvido competências e habilidades muito aquém do que seria esperado para o período de escolarização em que se encontram. Por isso, esse grupo de alunos necessita de uma intervenção focada de modo a progredirem com sucesso em seu processo de escolarização. Básico Os alunos que apresentam este padrão de desempenho demonstram já terem começado um processo de sistematização e domínio das habilidades consideradas básicas e essenciais ao período de escolarização em que se encontram. Para esse grupo de alunos, é importante o investimento de esforços para que possam desenvolver habilidades mais elaboradas. Adequado Os alunos que apresentam este padrão de desempenho demonstram ter ampliado o leque de habilidades tanto no que diz respeito à quantidade quanto no que se refere à complexidade dessas habilidades, as quais exigem um maior refinamento dos processos cognitivos nelas envolvidos. Avançado Os alunos que apresentam este padrão de desempenho revelam ser capazes de realizar tarefas que exigem habilidades mais sofisticadas. Eles desenvolveram habilidades que superam aquelas esperadas para o período de escolaridade em que se encontram.

30 Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho
Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio

31 Avaliação em larga escala:
Em que avançamos e quais os desafios?

32 Sistemas Estaduais de Avaliação Em que avançamos?
Maior transparência no processo de avaliação e divulgação dos resultados. Ampliação das oportunidades educacionais e o reconhecimento do direito de aprender. Debate sobre as responsabilidades. Atenção especial aos alunos de baixo desempenho.

33 Sistemas Estaduais de Avaliação Em que avançamos?
Discussão sobre os fatores que interferem no desempenho escolar, eficácia de práticas, programas e políticas educacionais. Discussão sobre a construção de propostas curriculares inovadoras, bem desenhadas e de fácil compreensão por diferentes públicos. Participação dos acadêmicos e pesquisadores das universidades, gestores e professores da educação básica no debate sobre o direito à educação.

34 Canais de divulgação Material Impresso Ações de formação
Portal da Avaliação

35 Sistemas Estaduais de Avaliação Desafios
Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos.


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