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Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department.

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1 Criação de Ambientes Eficazes de Aprendizagem: sessão dois CONSÓRCIO STHEM BRAZIL LORENA, BRASIL May 29, 2014 Dr. Peter Dourmashkin Physics Department MIT padour@mit.edu

2 Prática Eficaz Modelo: aprender a tocar um instrumento, cozinhar ou aprender um esporte. 1.Motivação para melhorar a capacidade. 2.A prática constante da aprendizagem por tarefas desafiadora, mas não impossíveis de realizar. 3.Foco de alta qualidade e perícia em elementos práticos 1.Feedback imediato para reforçar as boas práticas e evitar a repetição das más.

3 Pergunta para discussão.

4 Pergunta para discussão Cada pessoas do grupo identifica algo que eles estão tentando aprender. Descreva uma “boa” prática, uma prática “ruim” e que tipo de feedback ajudou a melhorar a sua prática.

5 Feedback de Especialista O conhecimento do assunto pelo instrutor é crítico. Instrutor seleciona conteúdo que desafia os alunos a ampliar sua compreensão e conjunto de habilidades. Motiva os alunos porque o conteúdo é relevante e desperta paixão for aprender.

6 Pergunta para discussão.

7 Questão para discussão: Experiência Dentro da Especialidade Identifique o que você acha que são os atributos de conhecimentos especializados, técnicos em sua disciplina. Discuta como implementar pelo menos um desses atributos em um ambiente de aprendizagem ativa.

8 Estudantes se revezam escrevendo o trabalho. Estudantes trabalham,usando o quador, em pequenas equipes para resolver problemas. Resolução de Problemas

9 Pólya: como resolver isso! 1.Início (introdução) – identificar pressupostos e dados, identificar que informação é necessária e qual deve ser negligenciada. 2.Planejar a abordagem – articular uma estratégia que possa envolver múltiplos conteúdos e metodologias de resolução de problemas. 3.Realizar o plano – usar vários tipos de representação: equações, gráficos, visualizações. 4.Reflexão e modificação : capacidade para mudar o plano de maneira construtiva. 5.Revisão – a resposta faz sentido? Refletir sobre os limites do modelo.

10 Hiato de Gênero na Educação STHEM

11 Pergunta para discussão.

12 Questão para discussão: hiato de gênero Discuta sobre os principais obstáculos para mulheres nos cursos/disciplinas do STHEM. Como você pode projetar uma aprendizagem ativa que possa contornar tais obstáculos?

13 Hiato de Gênero O hiato de gênero desapareceu nos ambientes com aprendizagem ativa comparados aos formatos tradicionais expositivos. Dicussão por pares. Capacidade para fazer perguntas. Muitas oportunidades para a prática de resolução de problemas. Aprendizagem cooperativa em ambiente de aprendizagem não-competitivos. Demonstrar que a ciência e a engenharia resolvem problemas que as pessoas encontram em suas vidas cotidianas.

14 Mundando culturas: Hiato de gênero Comercial exibido durante o Superbowl https://www.youtube.com/watch?v=ZVCC83cDch0

15 Aprendizagem em Equipe

16 Preparação Participação Frequência Abertura à mudança. Comunicação efetiva e respeitosa. Responsabilidade pessoal. Equipe de Aprendizagem

17 Modelo de avaliação entre os pares utilizado por Mazur na disciplina AP50

18 Contribuição relativa A somatória de toda a contribuição relativa deve ser igual a zero

19 Autoavaliação

20

21 Avaliação do colega de equipe

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23 Pergunta para discussão.

24 Questão para discussão: Maximizar o grupo de aprendizagem Como maximixar os ganhos de aprendizagem para todos os participantes do grupo, apesar das diferenças generalizadas na preparação e formação. Por favor, comente sobre sua experiência na oficina da tarde de ontem, quando o professor Serva falou sobre grupos dinâmicos.

25 Oficina para confecção de projeto

26 Oficina para confecção de projeto: Aprendizagem Interdisciplinar Cada grupo (pequeno) identifica um tópico, um assunto e desenvolve um conteúdo interdisciplinar, tendo em vista um ambiente de aprendizagem ativa. Focalize algum aspecto de aprendizagem ativa que você encontrou nessa oficina. Considere como instituir práticas eficazes por parte dos estudantes. (resolução de problemas, etc). Considere como providenciar um bom feedback em um ambiente de aprendizagem ativa.

27 Desenvolver o módulo para Aprendizagem Ativa Formação do time. Indentificação do módulo para desenvolvimento de materiais. Objetivos da aprendizagem. Atividades chaves de aprendizagem (mão na massa, baseado em projeto, etc.) Avaliação pré-aula. Atividades pós-aula. Avaliação estratégica.

28 Pergunta para discussão.

29 Sessão aberta para perguntas sobre mudanças e obstáculos na implementação de atividades de Aprendizagem Ativa.

30 Aprendizagem a distância: ilab no MIT: http://icampus.mit.edu/projects/ilabs/


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