A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Aluno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Aluno."— Transcrição da apresentação:

1 O Aluno

2 Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!

3 O Aluno

4 O Aluno O aluno de cursos a distância possui muitas características em comum com qualquer aluno: os processos de pensamento, de construção do conhecimento são os mesmos. No entanto, os desafios que enfrenta são diferentes – e não basta dominar a tecnologia para se tornar um bom aluno virtual! Seu papel na EaD, mais do que dominar informações e conteúdos, é desenvolver sua capacidade de aprender a aprender. Hoje, em face das radicais transformações tecnológicas e da superação constante dos conhecimentos adquiridos por novos enfoques e descobertas, torna-se necessário uma aprendizagem continuada. Cabe ao educando, assim, assumir uma postura que contribua para a produção de novos conhecimentos, com um enfoque crítico e cidadão.

5 O Aluno Esse conceito do aluno on-line exige, em contrapartida, competências e habilidades específicas. Conheça algumas delas: Proatividade - capacidade de agir antecipando-se às solicitações. Ou seja: não atuar somente em resposta ao que ocorre (como, por exemplo, para "apagar" incêndios, ou agir para resolver emergências). Consciência - perceber qual é o seu papel no processo da EaD, pois deve assumir responsabilidades que usualmente caberiam ao professor na educação presencial; Automotivação - conseguir manter o foco nos objetivos propostos para superar os desafios que se apresentarem. Disciplina - assumir a responsabilidade por administrar seu tempo, ritmo de aprendizagem e até mesmo processos de avaliação, aspectos geralmente administrados pelo professor na educação presencial. Autonomia - capacidade de atuar independentemente de pressões externas, como colegas e/ou professores. Conectividade - saber realizar a conexão transversal entre diversos conteúdos e informações obtidos por meios também variados.

6 Além disso, é importante que você conheça alguns aspectos importantes sobre o aluno adulto, veja a seguir.

7 O Aluno Adulto

8 O Aluno Adulto Além das competências que você estudou, Peters (2001) afirma que é importante conhecer alguns aspectos importantes sobre o aluno adulto. Sua experiência de vida muda a forma de encarar e avaliar os benefícios dos estudos. Harmonizar estudo e trabalho profissional é um desafio, pois a maioria dedica-se aos estudos em tempo parcial. Buscam um status socioeconômico mais elevado, em um contexto social cada vez mais competitivo. São mais qualificados, o que reflete na sua motivação e na atitude que apresentam em relação ao estudo. Para o aluno adulto, o estudo tem função diferente, estando inserido de forma clara e definida em seus planos de vida, atuais ou futuros.


Carregar ppt "O Aluno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google