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Curso de Especialização em Educação Infantil
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Curso de Especialização em Educação Infantil Brasília, fevereiro de 2010
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objetivo geral curso de especialização em educação infantil
Formar em nível de especialização professores, de creches e pré-escolas da rede pública e da rede privada sem fins lucrativos (filantrópicas, comunitárias ou confessionais), conveniadas com o Poder Público e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino. objetivo geral
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participantes Professores de creches e pré-escolas da rede pública e da rede privada sem fins lucrativos (filantrópicas, comunitárias ou confessionais), conveniadas com o Poder Público e equipes de educação infantil dos sistemas públicos de ensino.
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modalidade do curso carga horária
O Curso será desenvolvido na modalidade presencial. Possibilidades de oferta na modalidade semi-presencial serão analisadas pelo Comitê Gestor Nacional, conforme Resolução CNE\CES nº 01, de julho de 2007. carga horária O Curso de Especialização em Educação Infantil tem carga horária mínima de 360 h, com duração de dezoito meses.Na UFSC o CEEI totaliza 465 h.
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eixo curricular EIXOS TEMÁTICOS DISCIPLINAS
Carga Horária História, Políticas para a Educação Infantil no Brasil Bases Teóricas da Educação Infantil - Políticas de Educação Infantil: determinações sócio-históricas 60h 30h Cultura, cotidiano e ação docente na educação infantil Currículo na Educação Infantil: exigências legais, conceitos e definições - Estratégias Metodológicas na Educação Infantil Sistematização do trabalho cotidiano na creche e na pré-escola: planejamento, registro e avaliação na Educação Infantil Imaginação, Arte e Mídias na Educação Corpo e Movimento na Educação Infantil Diversidade na Educação Infantil: Educação Especial Articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental Conhecimento Matemático na Educação Infantil Pesquisa na Educação Infantil - Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: um artigo sobre um projeto de intervenção em contextos de Educação Infantil TOTAL 360h eixo curricular
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Seminários na UFSC Aula Inaugural outubro/2010: Formação e Valorização do Professor de Educação Infantil Seminário de Julho/2011: Infância como Construção Social e contribuições do Campo da História, da Filosofia, da Pedagogia, da Sociologia, da Antropologia e da Psicologia para a compreensão da infância; Alfabetização e Letramento na Educação Infantil; Relação Educação Infantil e Família; Questões Raciais e Gênero na Educação Infantil Seminário de Encerramento em março/2012: Defesa dos TCC
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fluxo de implementação do Curso de Especialização em EI
MEC/SEB (CGFORM) CNEEI INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR - IES PÓLOS DE FORMAÇÃO Supervisor de Curso Coordenador de Curso Coordenador Adjunto Professor Pesquisador UNDIME Municípios Professores Cursistas Coordenador de Pólo Professor Pesquisador
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UFSC pólos de formação 2 Turmas de 40 = 80 vagas 3 Turmas de 40 = 120 vagas 1 Turma de 40 = 40 vagas Responsável na UFSC: Profª Drª MARILENE DANDOLINI RAUPP/NDI
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Ministério da Educação
Secretaria de Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, material didático e de tecnologias para a educação básica Coordenação Geral de Formação de Professores Professora Helena Freitas Responsável Técnica: Nara Gonzaga
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