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AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

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Apresentação em tema: "AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Prof. Dr. Ulisses F. Araújo Universidade de São Paulo – Leste homepage:

2 É possível educar em valores
Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Quais valores devem as escolas ensinar? Como promover a educação em valores?

3 A construção de valores
Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior. Surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.

4 Os valores e os sentimentos morais
As escalas e sistemas normativos de valores se constituem a partir de sua integração ao self do sujeito. Coerente ao sistema de valores próprios de cada um, estes motivam a conduta do sujeito. Dependendo dos valores com os quais o sujeito construiu sua identidade, e de seu “posicionamento” central ou periférico, aparecerão os sentimentos morais. Sentimentos morais, como a vergonha e a culpa, exercem o papel de regular as relações intra e interpessoais e são experienciados quando o sujeito age contra os valores que são centrais em sua identidade. (Conto de escola, p.62).

5 “Posicionamento” dos valores na identidade
SUJEITO PSICOLÓGICO Beleza Física MEIO Ter dinheiro Honestidade Ter Dinheiro Justiça Beleza Física Físico Interpessoal Sócio-cultural Justiça Honestidade

6

7 O pensamento complexo A complexidade é um fenômeno quantitativo, pressupõe uma quantidade extrema de interações e interferências entre um numero muito grande de unidades. A complexidade é o tecido de eventos, ações, interações, retroações, determinações, acasos, que constituem nosso mundo fenomênico.

8 Novas metáforas do conhecimento

9 Compreendendo o sujeito psicológico
Não-consciente MEIO BIOLÓGICO Neurotransmissores Físico Interpessoal Sócio-cultural COGNITIVO Esquema AFETIVO Sentimentos Linguagem SÓCIO- CULTURAL Consciência

10 Quais valores devem as escolas ensinar?
Declaração Universal dos Direitos Humanos

11 Como promover a educação em valores?

12 Transversalidade e projetos
Supõem uma educação em valores, atenta à dimensão ética e à formação e construção da consciência moral autônoma. (Ex: ética; pluralidade cultural). Buscam dar resposta aos problemas que a sociedade reconhece como prioritários e preocupantes. (Ex:drogas) Buscam conectar a escola à vida das pessoas. (Ex:sexualidade; sentimentos). Incorporam novos temas e problemas sociais, o que lhes dá um caráter dinâmico e aberto às transformações sociais e à aparição de novas sensibilidades críticas. (Ex:direitos humanos; meio ambiente).

13 O projeto como estratégia pedagógica
O projeto como uma estratégia traz uma nova perspectiva para o trabalho pedagógico, pois permite: a abertura para o novo; a perspectiva de uma ação voltada para o futuro, visando transformar a realidade; a possibilidade de decisões, escolhas, apostas, riscos e incertezas; dar um sentido ao conhecimento baseado na busca de relações entre os fenômenos naturais, sociais e pessoais; planejar estratégias que vão além da compartimentalização disciplinar.

14 Projetos e metáfora de rede

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17 As assembléias escolares
As assembléias escolares são o momento institucional da palavra e do diálogo. Sua implementação solicita a transformação das relações interpessoais, ao mesmo tempo que intervêm na construção psicológica e moral de seus agentes. Com as assembléias atinge-se a finalidade de promover a participação das pessoas nos espaços de decisão e de democratizar a convivência coletiva e as relações interpessoais.

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19 A escola e a educação comunitária
A escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente do entorno da escola no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem.

20 Educação comunitária

21 Prof. Dr. Ulisses F. Araújo
Universidade de São Paulo – USP Leste Escola de Artes, Ciências e Humanidades homepage:


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