A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VERDADE QUE LIBERTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VERDADE QUE LIBERTA."— Transcrição da apresentação:

1 A VERDADE QUE LIBERTA

2 Posso conhecer a verdade?
Em João 8:32 - Ele disse: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará ." "A Verdade" A verdade é a palavra de Deus revelada.João 17: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” “O que traz libertação é o conhecimento da verdade”

3 "Que é a verdade?" (João 18:38). Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. 38Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

4 A verdade é Jesus e Sua Palavra:
João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” Em primeiro lugar, na prática, conhecer a verdade significa conhecer a pessoa de Jesus.

5 Significa saber de coisas que antes você não sabia.
Em segundo lugar, significa saber de coisas (verdades) acerca da vida e da morte, de Deus e das trevas, de Jesus e de nós, da Palavra de Deus… Significa saber de coisas que antes você não sabia. É esse “saber” que abre a porta para que a Verdade te liberte, porque quando esse“conhecimento” entra dentro de você, (com o uso do seu livre-arbítrio) finalmente você pode fazer suas escolhas consciente, sem ser enganado pela mentira do diabo.

6 O que é “ser liberto” pela verdade?
É quando a mentira não rege mais seus pensamentos e suas ações. Jesus disse aos fariseus (João ): “Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem?

7 É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.
Vós (fariseus) sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele (diabo) não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”  Pois é, a mentira é “filha” do diabo… nasceu e veio dele. Ser liberto pela Verdade é sair do domínio da mentira. É sair do domínio da ignorância espiritual.

8 Quem é liberto da mentira?
Em João 8.36 diz: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Quem é liberto da mentira? Somente quem conhece a Verdade é liberto.  João 8.54,55: “Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. Entretanto,vós (fariseus)  não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra.”

9 Em 2 Timóteo 3:16-17, Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”  Paulo também disse que seu ensinamento não tinha palavras de sabedoria humana, e sim palavras reveladas pelo Espírito Santo (veja 1 Coríntios 2:9-13).

10 Deus revelou a verdade como certa e absoluta
Deus revelou a verdade como certa e absoluta.  Devemos lembrar de que nada o que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras. Aproximadamente três mil anos atrás o escritor de Salmos disse: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu" (Salmo 119:89). Jesus diz: "Conhecereis a verdade". Podemos conhecer a verdade hoje do mesmo jeito que o povo de Beréia o fez no primeiro século: Eles procuraram por ela nas Escrituras (veja Atos 17:11).

11 Podemos distinguir o certo do errado
Podemos distinguir o certo do errado. Paulo instruiu os Tessalonicenses: "Julgai todas as cousas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal"  (1 Tessalonicenses 5:21-22).  Ainda hoje é verdade que a "lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos" (Salmo 119:105). Em Hebreus 10:26, o escritor fala das pessoas que tinham "recebido o pleno conhecimento da verdade". João falou com pessoas que receberam este conhecimento da verdade (1 João 2:21).

12 Paulo condenou aqueles que estão "sempre aprendendo mas que jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:7). Por que receberam tão severa crítica? Porque eles fracassaram em aprender a verdade,  resistindo assim a palavra de Deus. Eles não compreenderam a verdade porque assim não a quiseram (veja 2 Timóteo 3:8) - E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

13 Deus, contudo, não nos força a sermos libertos
Deus, contudo, não nos força a sermos libertos. Muitas pessoas são enganadas por Satanás e seus falsos mestres para que não possam discernir a liberdade do encarceramento (veja 2 Pedro 2:17-22). Infelizmente, muitas pessoas rejeitam a liberdade que Deus oferece e permanecem presas em seus próprios pecados. Quando nós aprendemos e obedecemos a verdade revelada na palavra de Deus, podemos estar certos da nossa salvação.

14 João nos falou do nosso relacionamento com Deus quando ele disse: "Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está  a verdade"  (1 João 2:3-4).

15 Conclusão Deus nos providenciou a confiança e a segurança para estarmos aptos a conhecer a verdade. O mesmo Deus que nos criou e nos deu a habilidade de nos comunicar, tem também a habilidade de transmitir sua vontade para conosco de modo que possamos entendê-la. Devemos humildemente aceitar a responsabilidade de estudar, entender e obedecer sua revelação, através da sua palavra (bíblia).

16 Com certeza não somos nós.
Num mundo desordenado pela dúvida e pela confusão religiosa, nós podemos achar esperança nas palavras de Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." Em Jó 27.8 diz: “Porque qual será a esperança do ímpio, quando lhe for cortada a vida, quando Deus lhe arrancar a alma?” Ou seja (traduzindo): “Quem pode garantir que vai amanhecer vivo ou morto? Quem tem o poder sobre a vida e a morte?” Com certeza não somos nós.

17


Carregar ppt "A VERDADE QUE LIBERTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google