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O QUE É BULLYING? Bullying é uma palavra de origem inglesa adotada por muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de agir com violência.

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2 O QUE É BULLYING? Bullying é uma palavra de origem inglesa adotada por muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de agir com violência física ou psicológica, intencionais e repetidos,

3 praticados por um indivíduo (bully - «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

4 QUEM SÃO AS VÍTIMAS? “…os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.” (Cartilha do Conselho Nacional de Justiça)

5 Andréa (16 anos)* Carlos (15 anos)* Paulo (16 anos)* Camila (5 anos)*
*Os nomes foram trocados para manter a identidade em sigilo

6 CICLO DOS PROTAGONISTAS
VÍTIMA TÍPICA VÍTIMA PROVOCADORA VÍTIMA AGRESSORA AGRESSOR ESPECTADOR

7 Percentual de estudantes que sofreram bullying
PESQUISA IBGE RANKING DAS CAPITAIS COM MAIOR NÚMERO DE VÍTIMAS DE BULLYING NAS ESCOLAS Unidade da Federação Percentual de estudantes que sofreram bullying Distrito Federal 35,6% Belo Horizonte 35,3% Curitiba 35,2% Vitória 33,3% Porto Alegre 32,6% João Pessoa 32,2% São Paulo 31,6% Campo Grande 31,4% Goiânia 31,2% Teresina e Rio Branco 30,8% DADOS 6.780 ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS E O DISTRITO FEDERAL

8 PESQUISA IBGE Belém - 26,7% dos entrevistados foram vítimas de bullying na escola

9 CYBERBULLYING

10 CYBERBULLYING O bullying também ocorre em meios eletrônicos, fenômeno conhecido como cyberbullying. Mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulam por s, sites,

11 CYBERBULLYING redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara.

12 CYBERBULLYING Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores.

13 EXEMPLO PÚBLICO DE CYBERBULLYING
Com este comentário, a jovem Mayara, estudante de direito, conseguiu colocar seu twitter no top 1, após as eleições presidenciais de 2010. Está sendo processada pela OAB por preconceito, difamação e incitação a violência. Pode pegar de 2 a 5 anos de cadeia.

14 Hoje em dia, essas redes sociais se equiparam a veículos de comunicação, como de fato são. Postadas essas declarações, é como se elas fossem para um jornal, uma televisão. (Henrique Mariano, Presidente da OAB/PE em entrevista ao jornalista André Rossi) em 03/11/2010

15 QUALQUER PESSOA PODE SER VÍTIMA!
Kelly Yeomans não conseguiu seguir em frente! QUALQUER PESSOA PODE SER VÍTIMA!

16 UM CASO QUE CHEGOU AO EXTREMO!
Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos

17 ESPAÇO PARA LIBERTAÇÃO
ESCOLA ESPAÇO PARA LIBERTAÇÃO Como a Escola Trabalha... Meu dever ético, enquanto um dos sujeitos de uma prática impassivelmente neutra – a educativa – é exprimir o meu respeito às diferenças de idéias e de posições.

18 ESPAÇO PARA LIBERTAÇÃO
ESCOLA ESPAÇO PARA LIBERTAÇÃO Meu respeito até mesmo às posições antagônicas às minhas, que combato com seriedade e paixão. (Paulo Freire, Pedagogia da Esperança)

19 O PAPEL DA ESCOLA

20 O PAPEL DA ESCOLA A escola tem um papel fundamental para reduzir o bullying - estabelecer regras claras, não fazer vista grossa às piadinhas, identificar quais alunos são alvo e quem lidera as agressões.

21 O PAPEL DA ESCOLA É importante lembrar que nos casos de bullying a lei do silêncio é válida entre os envolvidos e que normalmente os pais ou terceiros descobrem primeiro do que a escola o que está acontecendo, já que é no ambiente escolar que as agressões acontecem.

22 O PAPEL DA ESCOLA Ao ser informada, a escola deve tomar atitude proativa na solução do caso específico.

23 O PAPEL DA ESCOLA Coletivamente é dever da escola trabalhar na prevenção dos atos de violência dando o devido foco ao desenvolvimento moral dos seus alunos, em busca da postura ética que se espera deles.

24 A ESCOLA POSITIVA Incentivar a solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças por meio de conversas, campanhas de incentivo à paz e à tolerância, trabalhos didáticos, como atividades de cooperação e interpretação de diferentes papeis em um conflito.

25 A ESCOLA POSITIVA Desenvolver em sala de aula um ambiente favorável à comunicação entre alunos.

26 (Cleo Fante,Fenômeno Bullying, 2005)
A ESCOLA POSITIVA Quando um estudante reclamar de algo ou denunciar o bullying, procurar imediatamente a direção da escola. (Cleo Fante,Fenômeno Bullying, 2005)

27 O PAPEL DOS PAIS Mas não é apenas no colégio que o trabalho precisa ser feito. Em casa os pais também têm a função de identificar se seus filhos estão envolvidos com esse problema. (Jairo Bouer)

28 O PAPEL DOS PAIS Conversar é sempre a melhor opção;
Admitir o problema; Não empurrar para debaixo do tapete, principalmente se o seu filho for o agressor;

29 O PAPEL DOS PAIS A escola precisa saber, ser informada;
Avaliar o impacto e procurar ajuda psicológica.

30 PAIS: IMPORTANTE OBSERVAR
SEU FILHO PODE ESTAR SENDO AGREDIDO Comportamento doentio (dores de cabeça, tonturas, fastio, sobretudo se ocorrem pela manhã sem razão aparente) A maneira como regressa da escola (roupas rasgadas, materiais danificados, contusões, aranhões, etc)

31 PAIS: IMPORTANTE OBSERVAR
SEU FILHO PODE ESTAR SENDO AGREDIDO Apresenta desculpas para faltar as aulas. Pede dinheiro extra ou furta. Possui poucos amigos. Gastos excessivos na cantina da escola.

32 PAIS: IMPORTANTE OBSERVAR
SEU FILHO PODE SER AGRESSOR Ar de superioridade, com roupas amarrotadas. Atitude hostil, desafiante e agressiva com os pais e irmãos. Habilidade em “sair-se” bem de situações difíceis.

33 PAIS: IMPORTANTE OBSERVAR
SEU FILHO PODE SER AGRESSOR Exterioriza sua autoridade com os outros. Porta objetos e dinheiro sem justificar sua origem

34 AOS MENINOS E MENINAS Atualmente, a matéria mais difícil da escola não é a matemática ou a biologia; a convivência, para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a matéria mais difícil de ser aprendida. (Cleo Fante)

35 AOS MENINOS E MENINAS O bullying não afeta somente aqueles que são agredidos. Afeta a toda uma sociedade que vai crescer com pessoas levando a carga e os traumas causados por esse fenômeno. Esses traumas podem jamais ser superados pelos envolvidos, prejudicando suas relações interpessoais futuras.

36 AOS MENINOS E MENINAS AOS MENINOS E MENINAS
Cuide de quem está ao seu lado, seja agressor ou agredido. Ajude o agredido e o aceite como seu amigo. Alerte o agressor sobre as consequências de suas atitudes.

37 AOS MENINOS E MENINAS AOS MENINOS E MENINAS AOS MENINOS E MENINAS
Todos fomos feitos à imagem e semelhança de nosso Deus. O salmista Davi nos diz que são boas as obras da mãos de Deus (Salmo 139). As obras feitas por suas mãos por ocasião da criação foram o homem e a mulher. De maneira assombrosamente perfeita o Senhor nos formou.

38 AOS MENINOS E MENINAS Quebre o silêncio! Em casos de bullying, violência, maus tratos, essa é uma regra que jamais deve ser válida.

39 VIDAS COM PROPÓSITO Porque Deus nos escolheu nEle antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. (Efésios 1:4) ...completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar; o mesmo amor; um só espírito e uma só atitude. (Filipenses 2:2)

40 Façam todo o possível para viver em paz com todos.
VIDAS COM PROPÓSITO Façam todo o possível para viver em paz com todos. (Romanos 12:18)


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