A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos."— Transcrição da apresentação:

1 QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos. Frankl: o homem é um ser livre, um “ser que decide”, um “ser que se decide”.

2 TESES SOBRE A PESSOA Victor Frankl
A pessoa é um indivíduo: não admite subdivisão, pois é uma unidade. A pessoa é in-somável: não se pode agregar nada a ela, pois é uma totalidade. A realidade humana é “unitas multiplex” Ontologia dimensional > analogias geométricas

3 IMAGEM DO HOMEM Reducionismo: deter-se em uma das projeções, que correspondem à dimensão biológica e a dimensão psicológica, perdendo de vista a visão tridimensional de sua realidade. Além do que o homem é uma realidade aberta.

4 UNIDADE ANTROPOLÓGICA...
DIMENSÃO BIOLÓGICA PESSOA ESPIRITUAL DIMENSÃO PSICOLÓGICA ... apesar das diferenças ontológicas

5 SER ORIGINAL Cada pessoa é absolutamente um ser novo.
Caráter peculiar, singular e original de cada indivíduo Valor único e irrepetível da pessoa Com cada pessoa que vem ao mundo, se inserta na existência um novo ser

6 SER ESPIRITUAL A pessoa é espiritual.
A natureza da pessoa humana é espiritual. A espiritualidade não é só uma característica do ser humano, como o são o corporal e o psíquico, que são também próprios do animal; o espiritual é algo que distingue o homem, algo que corresponde somente a ele.

7 Nele se manifesta uma faticidade psicofísica, que constitui a estrutura de que necessita para expressar-se e atuar. Essa faticidade psicofísica é compreendida pela dimensão espiritual: por exemplo, sua instintividade (diferente do animal) está incluída em sua espiritualidade. Sua dimensão espiritual lhe permite estar acima de sua condição bio-psico-social e confrontar-se, e governar-se.

8 Realidade ontológica: o ente espiritual “está junto a” outro ente, não espacialmente, mas de modo “real” – a pessoa é essencialmente “aberta a”, “em relação a”: chamada a conhecer e a amar. Amor: compreender uma pessoa em sua essência, tal como é, em sua singularidade; mas também em seu valor, em seu dever ser (possibilidades não realizadas)

9 SER LIVRE A pessoa é existencial. Ser existencial implica ser livre.
É livre frente a seus instintos; é livre frente a sua herança, sua disposição genética; é livre frente as pressões do meio ambiente. A conduta do homem não é ditada pelos diferentes condicionamentos, mas pelas decisões que toma. É um ser que “se” decide: é por isso profunda e finalmente responsável.

10 SER RESPONSÁVEL Cada vez que toma uma decisão, ele se autoconfigura, ele se transforma, ele dá forma a si mesmo e ao seu destino. Liberdade de : pode contrapor-se ao destino Liberdade para: assumir a responsabilidade de existir Somos responsáveis perante o quê? e perante quem?

11 CONSCIÊNCIA Perante os valores que orientam nossa vida.
Perante nossa própria consciência: “Órgão do sentido” – capta o sentido de cada situação: capacidade intuitiva, pré-lógica. Perante um Tu que nos interpela – Posso entender “a voz da consciência” como porta-voz de Alguém diferente de mim, um Tu que me interpela – Deus é o interlocutor no diálogo com nossa consciência.

12 SER AUTOTRANSCENDENTE
A pessoa só se compreende a si mesma do ponto de vista da transcendência, como um ser aberto. “Ser homem significa, por si mesmo, estar orientado para além de si mesmo.” “Ser homem significa estar, desde sempre, orientado e dirigido a algo ou a alguém, estar dedicado a um trabalho (missão), a outro ser humano ao qual ama, ou a Deus a quem serve.”

13 VONTADE DE SENTIDO O ser humano é impulsionado por uma “vontade de sentido”: qual é o sentido de minha vida atual hoje, neste momento existencial? “Ex-sistir” = sair de si mesmo para o encontro consigo mesmo, o encontro com o outro e o encontro com Deus. O ser humano pode eleger seu próprio caminho e assumir todas as conseqüências dessa eleição

14 O HOMEM COMO PROJETO Do poeta austríaco Jura Soyfer, morto em um campo de concentração: Único modo de liberar o homem que dorme em nós: Perguntar-nos a cada instante se homens somos e a cada instante responder-nos: Não. O esboço somos mal rabiscado do homem, ainda por desenhar. Um pobre telão para a grande cena. Homens nos chamais? Ainda não: aguardai.


Carregar ppt "QUEM É O HOMEM? “Quem é o homem para dele te lembrares com tanto carinho?” (Sl 8) Freud: o homem é um ser impulsionado, conduzido por seus instintos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google