A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA"— Transcrição da apresentação:

1 USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA

2 Conceito de solo Camada de material resultante da desagregação de rochas, mais água, ar e restos de animais e plantas mortos e em decomposição. Pode ter apenas alguns centímetros de profundidade ou muitos metros.

3 Camadas do solo solo solo subsolo subsolo Rocha - mãe Rocha - mãe

4 SOLO - CARACTERÍSTICAS
nele encontram-se restos de animais e folhas mortas, que não iniciaram a decomposição; logo abaixo encontramos o húmus, de cor mais escura e também materiais resultantes da desagregação da rocha como areia, argila e pedrinhas. nele encontram-se a maioria das raízes das plantas;

5 SUBSOLO - CARACTERÍSTICAS
camada espessa de cor mais clara, constituída de areia argila e material orgânico, proveniente da camada superior; contém pouca vida (apenas poucas espécies de seres vivos ) e as raízes mais profundas das árvores; quase que totalmente formada de partículas minerais: areia, argila e pequenos fragmentos de rocha.

6 Rocha-mãe ou rocha matriz
rocha que se desagregou para dar origem ao solo; mais interna das três e contém muitos minerais; nela não há vida.

7 A vegetação natural é um importante fator de proteção dos solo; suas raízes mantém as partículas juntas, segurando a terra. As folhas e os ramos impedem ou reduzem o impacto das chuvas no solo, além de proteger sua camada superficial, rica em nutrientes,contra a ação intensa dos raios solares.

8 FAVELA DA ROCINHA MORRO DO PAVÃO PAVÃOZINHO

9 EROSÃO

10 Conceito de erosão É o processo ou conjunto de processos, tais como desgaste, e acumulação, que transformam e modelam a superfície da Terra devido à ação dos agentes naturais, como as chuvas, o transporte do vento, os rios, o gelo (glaciares) e o mar.

11   Tipos de erosão

12 PLUVIAL GLACIAL

13 EÓLICA MARINHA

14 FORMAS DE PREVENIR EROSÃO
Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar a erosão e a consequente desertificação de um terreno são:

15 Curvas de nível para descer por um terreno inclinado.
Linhas que estejam numa mesma altura. Isso evita que a água da chuva tenha caminhos prontos , para descer por um terreno inclinado.

16 Plantio em terraços Se o declive do terreno for muito acentuado, fazer a construção e o plantio em terraços.

17 MANTER O SOLO COBERTO Há agricultores que deixam restos dos pés da colheita anterior espalhados sobre o solo para que ele não fique exposto à chuva e ao vento.

18 REFLORESTAMENTO Reflorestar as encostas de montanhas.

19 Quebra-vento É uma medida usada quando queremos preservar as culturas dos erosão eólica, costumamos plantar vegetais para formar uma barreira mais alta, de preferência três vezes mais, que a cultura que queremos proteger

20 ASSOREAMENTO

21 Conceito Assoreamento é quando as matas ciliares são destruidas e a erosão leva sedimentos,areia ou lixo , fazendo com que o rio fique raso até seque. No Brasil é uma das causas de morte de rios, devido à redução de profundidade. Os processos erosivos, causados pelas águas, ventos e pelo homem desagregam solos e rochas formando sedimentos que serão transportados.

22 Queimadas

23 Queimadas Satélites fotografam o Brasil e levam ao mundo uma péssima impressão. Todo ano florestas são queimadas ou desmatadas provocando desertificação em extensas áreas brasileiras.

24 Queimadas Para os agricultores é uma técnica barata e rápida de preparar o solo para o plantio ou renovar as pastagens para o gado. Assim a vegetação brota verdinha novamente, e os animais têm o que comer.

25 Queimadas Inicialmente essa prática até parece ser vantajosa, pois promovem a liberação de nutrientes que contribuem para fertilidade do solo. Porém com o passar do tempo, destroem os microrganismos, as minhocas, acaba com o humo, polui a atmosfera com o gás carbônico (CO2),expulsa a fauna local e prejudica as futuras plantações.

26 Desmatamento

27 Desmatamento É o processo de desaparecimento de massas florestais, fundamentalmente causada pela atividade humana sobre a natureza, principalmente devido à destruição de florestas para a obtenção de solo, para cultivos agrícolas ou para extração de madeira, por parte da indústria madeireira.

28 Colheita ecológica Hoje a colheita ecológica faz parte de uma política de preservação da natureza. Trata-se da obtenção de madeira com certificado, uma forma de extrativismo que não usa tratores. O selo da madeira com certificado indica que ela foi tirada sem causar impacto no ambiente, isto é, sem esgotar os recursos do meio.

29 Como é feita a colheita ecológica?
A mata é dividida em zonas e só uma pode ser explorada a cada ano. Essa zona só será explorada novamente quando todas as outras forem exploradas, isso significa um tempo necesário para sua recuperação, para o crescimento das árvores.

30 Tipos de solo O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar. Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva. Já em climas úmidos, com muitas chuvas, a água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.

31 Tipos de solo ARENOSO ARGILOSO
Possui consistência granulosa como a areia. É considerado um solo leve e fácil de escavar. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água. Possui consistência fina, é difícil de cavar e é impermeável a água, precisando ser drenado quando queremos aproveitá-lo para lavoura.

32 Tipos de solo HUMÍFERO(terra preta) TERRA ROXA
Tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas de arenito-basáltico resultante do maior derrame vulcânico que este planeta já presenciou. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devida a presença de minerais, especialmente, ferro. Também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, contém cerca de 10% de húmus e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.

33 FIM

34 Cada dia a natureza produz o
suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome. Mahatma Gandhi


Carregar ppt "USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google