A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida de abelha Nicoly n;24.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida de abelha Nicoly n;24."— Transcrição da apresentação:

1 Vida de abelha Nicoly n;24

2

3 Porque os vegetais são produtores
São qualificados como produtores pois não precisam buscar alimento, já que produzem seu próprio. Na fotossíntese, realizada por todos os vegetais, eles transformam em energia e liberam na atmosfera. Por serem produtores, eles estão na base da cadeia alimentar, servindo de alimento para muitos animais, herbívoros ou onívoros.

4 A polinização Além destas duas maneiras, há também a auto-polinização, ou seja, a flor recebe seu próprio pólen. Contudo, há casos em que ela o rejeita; nestas situações, ocorrerá a troca de genes com outras flores, o que resultará em uma variação da espécie. Entretanto, algumas espécies utilizam-se de seu próprio pólen objetivando produzir sementes e garantir a estabilidade de sua população (aqui não ocorrerá a variação, pois não haverá mistura de genes).

5 Como vivem as abelhas Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis. As espécies de abelhas nativas das Américas (Novo Mundo) não possuem ferrão. A maioria destas pertence à tribo Meliponini.

6 Como as abelhas produzem o mel
São Paulo – Desde agosto, os apicultores da pequena cidade francesa de Ribeauville, na região da Alsácia, têm se deparado com algo insusitado: as abelhas estão produzindo mel nas cores azul e verde. Alarmados, os produtores iniciaram uma investigação que os conduziu conduz para um único lugar: uma fábrica de processamento de resíduos da produção de M&Ms. Localizada a cerca de quatro quilômetros do apiário, próximo da área onde as abelhas colhem néctar, a fábrica converte os resíduos da guloseima de chocolate em biogás. De acordo com a agência Reuters, as abelhas teriam encontrado nas casquinhas multicoloridas e açucaradas uma fonte de alimento, o que explica a coloração final do mel.

7 A defesa da abelha A Comissão Europeia proibiu ontem, por dois anos, o uso de três dos pesticidas mais usados no mundo, todos à base de Neonicotinoides. A decisão foi motivada pelo temor de que a substância, no mercado desde os anos 90, ponha em risco a sobrevivência das abelhas do continente. Não se trata apenas de defender a espécie, mas também a agroindústria. O inseto é polinizador de muitas culturas cultivadas comercialmente na Europa, sobretudo de frutas. No Brasil, a substância pode ser usada, mas com restrições. A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento britânico assegura que pelo menos 60% das espécies do inseto tiveram sua população reduzida.

8 A Colmeia As abelhas utilizam a colmeia para abrigar sua progenitura, criá-las e estocar o mel. As abelhas domesticadas têm suas colmeias construídas em apiários. Uma colmeia geralmente possui 80 mil abelhas, cuja maioria são fêmeas (operárias). O número de fêmeas em relação aos machos é dado através do número de ouro (divina proporção). Nas colmeias são geradas diversas larvas, que são alimentadas pelas abelhas operárias de maneira igual. Quando uma rainha está para morrer, essas operárias escolhem entre as larvas mais fortes uma nova rainha, e esta, por sua vez, começa a ser alimentada de uma forma especial para se desenvolver mais que as outras até se tornar uma nova rainha. Na colmeia é preceptível a organização. O trabalho é feito por abelhas fêmeas estéreis, chamadas de operárias. Elas procuram alimento(o néctar e o pólen das flores),constroem, limpam e defendem a colmeia. São as operárias que produzem a cera, usada na construção da colmeia. A rainha é a única fêmea fértil da colmeia, isso ocorre em função de que por ser alimentada pela geleia real cresce e desenvolve o aparelho reprodutivo, ou seja, as demais são estéreis por atrofia. A rainha põe cerca de mil ovos por dia e vive de cinco a dez anos. Os zangões, que são os machos possuem a única função de fecundação

9 Porque o mel e beneficio a nossa saude
O mel fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, e é um excelente anticéptico e antibiótico. Previne o envelhecimento precoce da pele, auxilia a combater a gripe, a asma e outras doenças respiratórias. Para os idosos, o mel é um grande aliado quando o assunto é a falta de memória tome duas colheres de sopa de mel continuamente irá melhorar o sono, a disposição e a memória. É um ótimo carboidrato aliado ao ganho de massa muscular. O mel é muito eficiente contra a tosse, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhora a irritação. Auxilia na prevenção dos riscos de doenças cardiovasculares devido à presença de flavonoides e de ácidos fenólicos. A utilização do mel na alimentação, além de saboroso é um importante aliado para melhorar o desempenho físico de atletas e praticantes de atividade física

10 O que podemos fazer com o mel
O mel é um produto que tem a vantagem de se auto-conservar, por causa do ácido fórmico, um excelente conservante natural, sem ter a necessidade do uso de conservantes.  Geralmente o mel cristaliza quando está armazenado em local com a temperatura baixa. Mas se quiser fazê-lo voltar a sua forma liquida basta aquecê-lo sem tampa, em banho-maria, em uma temperatura de aproximadamente 45º C.  Para que o mel fique bem conservado mantenha o frasco sempre bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto, não é necessário à refrigeração, e jamais colocar a colher suja e úmida no frasco. Se desta forma ele for conservado, provavelmente ele durará até um ano.  O que pode fazer o mel estragar é a umidade e alta temperatura, é possível perceber se ele estraga, pois ele fermenta, ou seja, azeda.

11 Quem cuida das abelhas As abelhas são muito conhecidas pelos homens. Somos consumidores de muitas substâncias e produtos que as abelhas produzem. Só para citar alguns: mel, pólem, geléia real, cera, própolis, etc...      Em se tratando de substâncias terapêuticas é utilizado a muito tempo o própolis. Contudo, até o veneno das abelhas é utilizado, atualmente, como tal.      Do mundo das abelhas para o uso terapêutico, vamos conhecer um pouco mais o própolis.      Pode-se dizer que o própolis é um produto elaborado a partir das plantas e suas flores.      São as plantas que servem mais uma vez de apoio para o homem que, geralmente as destrói e “esquece” de preservá-las e cuidá-las.

12 Mensagens sobre a natureza.
Das mais variadas cores e formas, a mãe natureza nos doa diariamente seu amor. Em cada flor, o seu beijo matinal. Olhamos e não avaliamos o quanto uma roseira quer nos ofertar. Olhamos e achamos bela. Mas belo é tão pouco, em relação ao muito que as plantas podem nos passar. Infelizmente, acostumados que estamos a ver o lado prático das coisas, vemos a utilidade de uma roseira dar rosas, de uma quaresmeira dar flores, do lírio dar lírios. Assim, com a mesma naturalidade com que visualizamos a objetividade das ações dos outros para conosco. Quando paramos e nos detemos mais em uma flor, já a mentalizamos em nosso jardim. Por que não mentalizá-la no nosso jardim interior e, ao menor desejo, sacá-la do inconsciente e vivenciá-la como se a estivéssemos vendo pela primeira vez? Flor, beleza. Flor, poesia. Flor, alegria. Pense em sua vida como uma flor. Procure observá-la e admirá-la sempre, para que você possa buscá-la e encontrá-la sempre. Sempre que as direções se cruzarem, sempre que o rastro dos caminhos se apagarem para si. Não há sofrimento maior que sentir a solidão de não ter sensibilidade suficiente dentro de nós, para contemplar uma flor. Flor. Deixe uma brotar dentro de você. Paz,


Carregar ppt "Vida de abelha Nicoly n;24."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google