Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
2
DESEJEI ARDENTEMENTE COMER CONVOSCO ESTA
CEIA PASCAL, ANTES DE SOFRER.
3
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO. 24 DE MARÇO DE 2013
4
Aprofundando os textos bíblicos:
Lucas 19,28-40 Isaías 50,4-7 Salmo 22(21) Filipenses 2,6-11 Lucas 22,14-23,56
5
A entrada messiânica, montado sobre um jumentinho, evoca a expectativa do povo (Zc 9,9-10) e as cerimônias de investidura de um novo rei (1Rs 1,33-35). Jesus revela um messianismo a serviço da vida, não triunfalista. Ele é o Messias, enviado por Deus para trazer o dom da paz como plenitude de salvação.
6
O relato da Paixão começa em torno da mesa da ceia pascal, sinalizando que Jesus é exemplo de serviço e doação total: Eu estou no meio de vós como aquele que serve. Os discípulos dormem, pois precisarão da força da ressurreição do Senhor para compreender e seguir o caminho da cruz.
7
A palavra do Mestre anima a levantar-se e orar continuamente, para evitar a tentação e enfrentar os desafios da missão. Jesus é modelo de homem justo, rejeitado e condenado por oferecer a compaixão e a misericórdia divina até o fim.
8
A morte na cruz expressa sua entrega plena por amor: Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. Torna-se sinal de salvação que leva à conversão (23,48).
9
1ª leitura, o Servo do Senhor, com a língua e os ouvidos de discípulo, fortalece a fé e a esperança do povo exilado na Babilônia. Ele sofre injustamente por causa de sua fidelidade, sendo sustentado diante dos opressores: O Senhor Deus é o meu aliado, por isso jamais ficarei derrotado
10
O salmo manifesta a confiança no Deus que salva e prefigura o sofrimento de Cristo. O hino cristológico.
11
Na 2ª leitura, mostra que o Filho de Deus se tornou Servo, obediente à vontade do Pai até a morte na cruz. Por isso, ele foi exaltado e proclamado Senhor (Kyrios) de todos.
12
Atualizando Este domingo abre a Semana Santa e nos convida a seguir o caminho de Jesus, que entra em Jerusalém, onde sofrerá a paixão e a morte pela nossa salvação. O Servo, como discípulo perfeito, ensina a confiar na palavra do Senhor para termos êxito na missão profética.
13
A palavra de Deus na celebração
A palavra de Deus na celebração. Com confiança, sigamos os passos de Jesus para que associados/as à sua cruz, participemos também de sua ressurreição e de sua vida.
14
REVISTA LUITURGICA. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi
TEXTOS EXTRAÍDOS DA: REVISTA LUITURGICA. Ir. Veronice Fernandes Ir. Helena Ghiggi
15
NOS QUARDE E NOS ABENÇOE PARA SEMPRE!
QUE O SENHOR NOS QUARDE E NOS ABENÇOE PARA SEMPRE! MARINEVES MARINA
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.