A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE"— Transcrição da apresentação:

1 UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE
Lição 3 17 de janeiro de 2015

2 A LEI: NOSSA COMPANHEIRA DE VIAGEM
Cada pessoa deve escolher seu caminho na vida. Este caminho pode conduzir à vida eterna ou à morte eterna. A Lei de Deus tem um papel importante na hora de decidir qual será o final do caminho. A LEI: NOSSA COMPANHEIRA DE VIAGEM Provérbios 6:20-21 e 7:3 A LEI: A LUZ QUE ILUMINA O CAMINHO Provérbios 6:22-23 e 7:2 DESVIO DO CAMINHO: O ADULTÉRIO Provérbios 6:24-29 CONSEQUÊNCIAS DO DESVIO Provérbios 6:30-35 O FINAL DO CAMINHO: VIDA OU MORTE Provérbios 7:22-27

3 A LEI: NOSSA COMPANHEIRA DE VIAGEM
Provérbios 6:20-21 e 7:3 «Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço.» (Provérbios 6:20-21) «Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração.» (Provérbios 7:3) A Lei deve estar dentro de nós; Deve dominar nossos sentimentos, nossos pensamentos, nossas motivações. ATA-OS em teu coração A Lei deve ser como um bem precioso para nós; por esta razão, devemos mostrar externamente que a amamos e respeitamos. PENDURA-OS ao teu pescoço A Lei deve dominar nossas ações; todos nossos atos devem estar em harmonia con ela. LIGA-OS em teus dedos A Lei deve estar escrita em nossos corações (Jeremias 31:33), para que possamos recorda-la e meditar nela cada dia. ESCREVE-OS nas tábuas do teu coração

4 A LEI: A LUZ QUE ILUMINA O CAMINHO
Provérbios 6:22-23 e 7:2 «Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,» (Provérbios 6:22-23) «Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.» (Provérbios 7:2) Assim como uma lâmpada alumia o caminho por onde caminhamos, a Lei nos ajuda a manter-nos no bom caminho; quer dizer, quando enfrentamos conflitos morais, nos ajudará a saber o que é correto, ainda, as vezes, a razão ou a experiência pessoal nos tentarão a não seguir a Lei. Além do mais, a observância da Lei nos da vida; uma vida melhor aqui, e a esperança de vida eterna, quando estaremos para sempre com Jesus.

5 DESVIOS DO CAMINHO: O ADULTÉRIO
Provérbios 6:24-29 «Para te guardarem da mulher vil, e das lisonjas da estranha. Não cobices no teu coração a sua formosura, nem te prendas aos seus olhos.» (Provérbios 6:24-25) Salomão aponta a forma em que uma pessoa pode ser tentada a cobiçar a outra. Esta tentação pode ser tão sutil que nem nos demos conta no momento. O tentador, ou tentadora, usa palavras bajuladora, adulação. Inclusive pode chegar a usar motivos religiosos para justificar suas incitações. Como no caso de José, só o imperativo da Lei e a lealdade a Deus puderam por freno à tentação. «Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, E PECARIA CONTRA DEUS?» (Génesis 39:9)

6 CONSEQUÊNCIAS DO DESVIO
Provérbios 6:30-35 «O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome. Contudo, se for pego, deverá pagar sete vezes o que roubou, embora isso lhe custe tudo o que tem em casa.» (Provérbios 6:30-31 NVI) Em certas ocasiões, o pecado pode nos parecer justificado; mas nossas motivações não podem nunca justificar a transgressão da Lei de Deus. Um pecado levará a outro. Se justificamos um furto pequeno, porquê não justificar um furto maior, ou uma mentira, ou adultério? Por isso, Salomão passa de novo a falar de adultério (Provérbios 6:32-35). Se o ladrão que rouba por fome deve ser castigado, quanto mais será castigado o que rouba a dignidade de uma pessoa, e provoca um dano moral irreparável!

7 O FINAL DO CAMINHO: VIDA OU MORTE
Provérbios 7:22-27 «Imediatamente ele a seguiu como o boi levado ao matadouro, ou como o cervo que vai cair no laço até que uma flecha lhe atravesse o fígado, ou como o pássaro que salta para dentro do alçapão, sem saber que isso lhe custará a vida.» (Provérbios 7:22-23) Com a metáfora da mulher adúltera, nos adverte contra qualquer forma de mal. O pecado «leva direto ao sepulcro» (v. 27 NVI); o final é a morte, morte eterna. Porém muitas vezes andamos por este caminho, tão incautos como o boi ou a ave. Podemos tomar qualquer destes dois caminhos: Ser sábios. Atar a Lei em nossos corações e deixar que ela ilumine e dirija o caminho de nossa vida. Ser nécios. Deixar-nos adular por bajulações e justificações próprias, e assim traçar nosso próprio caminho. Um caminho conduz a vida eterna; e outro a morte eterna. Qual vais escolher?

8 E.G.W. (Cartas a jovens namorados, pg. 86)
«Essas coisas exigem de você séria reflexão e conduta resoluta em conformidade com as claras orientações estabelecidas na Palavra de Deus. Agora é o seu tempo de tentação, de provação; resistirá ao inimigo? Ou se colocará numa posição onde o poder dele será exercido sobre você? Esta é uma questão de vida ou morte para você. Que o Senhor a ajude a enxergar cada cilada de Satanás e a evitá-la. Apegue-se a Jesus com coração, alma, mente e força» E.G.W. (Cartas a jovens namorados, pg. 86)


Carregar ppt "UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google