A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo 2013-2014 Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo 2013-2014 Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo 2013-2014 Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira

2 PROGRAMA ECO-ESCOLAS  É um Programa vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), implementa em vários países desde meados dos anos 90.  Destina-se fundamentalmente às escolas do ensino básico (do 1º ao 3º ciclo) podendo no entanto ser adaptado e implementado noutros graus de ensino. Visa reconhecer o trabalho desenvolvido pela Escola em benefício do ambiente. Implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde o ano letivo 1996/97.  Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

3 Metodologia do Programa Conselho Eco-Escolas Auditoria Ambie ntal Plano de Ação Monitorização e Avaliação Trabalho Curricular Informação e envolvimento da comunidade Eco Código

4 Breves registos das atividades realizadas ao longo do ano letivo Gavião

5 World days of action Novembro de 2013 Painel de compromissos aberto a toda a comunidade escolar.

6 Conselho Eco Escolas

7  O inquérito foi aplicado a todas as turmas da escola sede. Foi aplicado o inquérito disponibilizado na Plataforma Eco Escolas.  Para poupar papel foi aplicado recorrendo ao dedo no ar. Também foram aproveitadas estas aulas da Auditoria para sensibilizar para estas questões Ambientais. Auditoria AmbientalPlano de Ação O Plano de ação foi implementado e tentou-se executar e cumprir todas as atividades propostas.

8 A monitorização é uma componente importante em todo o processo e é uma das tarefas que o Conselho Eco – Escolas deve coordenar. O Conselho Eco – Escolas quando reuniu (em janeiro e em julho), avaliou a forma como estava a decorrer o Plano de Ação, o que podia ou devia ser alterado. Monitorização e Avaliação

9  A abordagem temática foi articulada com as matérias curriculares, dado que em todos os graus de ensino são desenvolvidos conhecimentos e competências que se relacionam com a educação ambiental.  Em Educação para a Cidadania foi feita a eleição dos Delegados Eco Escolas e a Auditoria Ambiental; Feed-back dos assuntos tratados no conselho Eco escolas; Sensibilização para alguns projetos.  Em ciências naturais foram realizadas atividades de sensibilização, explicação e da recolha de resíduos (Geração Depositrão);  Na turma do 4ºano, no projeto de empreendedorismo os alunos realizaram trabalhos em papel reciclado com a colaboração da coordenadora do Clube do Ambiente.  No Clube do Ambiente foram desenvolvidas grande parte das atividades e projetos que aderimos.  Atividade de sensibilização da VALNOR sobre Resíduos. Trabalho Curricular

10 Participação no concurso de presépios e árvores de Natal 2013. Promovido pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Alentejo (DEGESTE)

11 “ OVOS AMARELOS” Concurso da VALNOR, destinado a crianças do pré-escolar. Foi a concurso um trabalho em escultura, juntamente com 50Kg de embalagens de cartão para alimentos líquidos.

12 Dia mundial da árvore

13 Participação dos alunos do 1ºciclo, preenchendo os ramos de uma árvore com folhas de revista verdes. Educação Visual 2ciclo- desenhos de criativas/diferentes árvores. Árvore exposta no espaço escolar realizada por alunos do Clube do Ambiente.

14 Atelier de papel reciclado para 4ºano e pré-escolar

15 Pintura mural sobre reciclagem.

16 Dia da Terra – 22 de abril

17 Cantinho dos aromas

18 Ação de sensibilização de separação dos resíduos, da VALNOR. Esta sessão pretendeu sensibilizar as crianças para a importância do ambiente e da reciclagem na proteção do Planeta.

19 “Sim, criar uma árvore dá frutos”

20 Visita de estudo de Ciências Naturais 5ºano à estação de Tratamento de águas.

21 Clube do Ambiente- Visita de estudo ao Jardim Botânico de Coimbra e Museu de Zoologia.

22

23 Eco Código Pré-escolar

24 1- Utiliza a luz do dia para poupar Energia! 2- A luz devemos desligar para a energia poupar! 3- Para o planeta preservar, o sol devemos utilizar! 4- O mar não devemos sujar! 5- Poupa água, não deixes a torneira aberta! 6- Reciclar para o lixo separar! 7- Os resíduos devemos reciclar para o mundo melhorar! 8- Árvores plantar para o oxigénio aumentar! 9- O papel devemos reciclar! 10- Para a natureza poupar e a saúde melhorar, na nossa horta biológica deves trabalhar!

25  Fez-se um esforço de envolvimento de toda a escola e da comunidade local através da realização de exposições (Comemoração do dia Mundial da Árvore/Floresta), festas e outros eventos especiais (Participação no dia “World Days of Action” – dia 7 de novembro de 2013; Comemoração do Dia Eco- Escolas e Hastear da Bandeira Verde; participação da Feira da Gastronomia em parceria com a Autarquia, na divulgação/sensibilização e entrega de plantas de espécie autóctone) por forma a focar a atenção da comunidade no trabalho desenvolvido, realçando a evolução do desempenho ambiental da escola.  *Painel de informação onde constavam as atividades a realizar, notícias, painéis temáticos,…  Adesão a página de facebook dos coordenadores de Eco escolas, como forma de divulgar o trabalho desenvolvido nesta Escola.  Foram divulgas, sempre que possível, na página internet do agrupamento as atividades realizadas no âmbito do Eco escolas.  Na revista anual do Agrupamento “Página Aberta” está sempre reservado um Espaço ao Programa Eco escolas. Informação e envolvimento da comunidade

26 Hastear da Bandeira Eco-escolas Optou-se por comemorar dia do Eco escolas na festa de encerramento do ano letivo e o balanço foi bastante positivo pois conseguimos transmitir a mensagem da proteção ambiental e construção de um futuro mais sustentável com a participação dos alunos do clube e restante comunidade.

27 Dia Eco escolas

28 Feira da Gastronomia

29 CANDIDATURA AO GALARDÃO  O Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola. Não é um prémio monetário mas um prémio de reconhecimento público da existência, na escola, de um Programa coerente e de qualidade de educação pelo Ambiente.  Para a escola obter o Galardão foi enviada a ficha de acompanhamento e apresentada a candidatura, para tal os 7 passos foram cumpridos no seu essencial.

30 AVALIAÇÃO GLOBAL  Não existiram grandes dificuldades de implementação do Programa Eco - Escolas na medida em que se contou com a colaboração de docentes, discentes e não docentes. O apoio da direção e instituições parceiras, em especial da autarquia, foi fundamental para a prossecução de todo o trabalho.  O número de alunos inscritos no Clube do Ambiente foi bastante razoável. De uma forma geral, os alunos foram assíduos e pontuais, revelando interesse e participando nas atividades propostas com empenho, dedicação e qualidade.  De salientar a colaboração dos diretores de turma e da docente Genoveva Belona pela articulação curricular que possibilitaram, o que permitiu cumprir um dos sete passos da metodologia do Programa Eco-Escolas.

31  página oficial da ABAE direcionada para o nosso agrupamento. http://ecoescolas.abae.pt/index.php?p=schoolpage&id=1195  grupo de facebook: PROF.ECO-ESCOLAS-COORDENADORES


Carregar ppt "Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO Ano letivo 2013-2014 Coordenação: Cristina Mingacho/Fernanda Pereira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google