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Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Secretaria da Educação e Cultura
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Compromisso com a qualidade no ensino
GESTAR Compromisso com a qualidade no ensino
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O que é o Gestar? É um Programa de formação continuada semi-presencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, que objetiva a melhoria do Processo de ensino e aprendizagem
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Foco do Programa Atualização dos saberes dos Professores
Subsídios e acompanhamento dos professores e alunos (1º ao 5º ano) Fundamental Acompanhamento na própria Unidade Escolar
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Proposta Pedagógica A Proposta Pedagógica está pautada na formação continuada dos professores, orientações didáticas (sugestões de planos de aula e atividades de apoio à aprendizagem).
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O GESTAR pretende promover inovações:
Na qualidade de ensino, tornando os professores autônomos e mais competentes; Na ação pedagógica da direção e do corpo docente;
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O GESTAR pretende promover inovações:
Nas práticas de ensino-aprendizagem, de forma crítica e autônoma, nos âmbitos social, cultural e histórico de professores e alunos; Na reflexão sobre as representações acerca da profissão do magistério, do seu papel social e das competências que lhe são exigidas.
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Proposta Pedagógica Avaliação diagnóstica dos alunos
1.1. Planejamento de ensino voltado para o diagnóstico dos alunos
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Material do Programa Seduc disponibilizará TP’s e AAA’s
Guia Geral; Caderno de Teoria e Prática (TP); SAVAP. Obs.: Não terão custos com aquisição dos módulos.
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Receber todo material do programa; Participar de todas as oficinas;
Sistema de Avaliação do Professor Cursista Direitos do Professor Cursista Receber todo material do programa; Participar de todas as oficinas; Ter um formador que o acompanhe; Ter um certificado de conclusão de curso.
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Deveres como professor cursista
Freqüência obrigatória as atividades do programa; Estudo dos cadernos de teoria e prática; Realização das atividades pedagógicas, projetos e auto avaliações.
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Atribuições e Responsabilidades
Formador Apresentação e divulgação do gestar; Planejar os encontros presenciais; Realizar acompanhamento pedagógico; Executar as sessões presenciais; Avaliar o desenvolvimento do professor. O Município que aderir ao Programa irá custear a ida dos futuros formadores à Palmas para a capacitação. Previsão – 3 idas permanecendo uma semana cada vez.
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Do Diretor e Coordenador Pedagógico
Organizar horários de estudo dos professores; Oferecer local apropriado para a realização das reuniões periódicas (4 horas de duração) com o formador de Língua Portuguesa e Matemática; Realizar acompanhamento da prática pedagógica em consonância com o programa.
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O que é Avaliação Diagnóstica?
Conjunto de questões elaboradas para aferir o conhecimento da criança nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. É uma ferramenta disponível no Programa de apoio à aprendizagem (nas versões do aluno e do professor), que disponibiliza uma série de modelos de planos de aula para o desenvolvimento dos alunos.
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Quando é realizada a avaliação diagnóstica do Gestar
A avaliação diagnóstica do GESTAR é externa e se realiza em 02 (dois) momentos da implementação do Programa: 1 Momento (Avaliação de Entrada): no início do projeto; 2 Momento (Avaliação Final): ao final do ano letivo e no final do programa.
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