A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

2 BASES DA POPLAÇÃO BRASILEIRA

3 ÍNDIO

4 PORTUGUÊS

5 NEGRO AFRICANO

6 CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA

7 ÍNDIOS

8 A contribuição dos povos indígenas à formação da nação brasileira vai além de um conjunto de palavras, objetos, espécies domesticadas e técnicas de manejo do ambiente. A constituição do Brasil como um país multicultural se deve, sobretudo, à presença de centenas de grupos indígenas que habitam seu território e, ainda hoje, são parte constitutiva e atuante da sociedade brasileira. Atores fundamentais no início da colonização, os índios lutaram ao lado dos europeus ajudando a definir os limites do território nacional.

9 LÍNGUA No Brasil, existem hoje cerca de 180 línguas indígenas diferentes. Desde o século XVI, o contato  entre as línguas nativas e as europeias, sobretudo o português, fomentou processos de transformação linguística por todo o território. Cerca de metade das línguas indígenas existentes na época foi extinta pelo violento processo colonial.

10 Biboca = casa de barro; Canoa = embarcação; Pereba = cicatriz, vestígio, mancha; Pipoca = saltar, brincar; Pitar = fumar;

11 AGRICULTURA As técnicas de plantio desenvolvidas pelas populações indígenas são até hoje utilizadas por pequenos agricultores por todo o país. Conhecida como coivara, a agricultura de corte e queima, quando feita de maneira controlada, produz baixo impacto ambiental.

12 PLANTAS DOMESTICADAS O conhecimento das populações indígenas sobre as espécies nativas é fruto de milhares de anos de experimentações no manejo e domesticação de plantas. Entre as centenas de espécies cultivadas pelos índios, podemos destacar: o milho, a batata-doce, o cará, o feijão, o tomate, o amendoim, o tabaco, a abóbora, o urucu, as cuias e cabaças, o abacaxi, o mamão, a erva-mate e o guaraná, além de árvores como o caju, o pequi e o cacau. 

13

14 PORTUGUÊSES

15 A maior herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por praticamente todos os habitantes do país. 

16 RELIGIÃO A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, que é a maior religião de Portugal e suas festas e procissões.

17 FESTAS As duas festas mais importantes do Brasil, o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas 

18 NEGRO

19 INFLUÊNCIA AFRICANA NA FORMAÇÃO DO BRASIL
O Brasil é um país essencialmente mestiço, com uma grande população negra e uma cultura em grande parte influenciada por suas origens. Do ponto de vista étnico grande parte da população brasileira é negra. Se podemos observar uma grande expressão étnica do negro no Brasil maior ainda é sua influencia na cultura na alimentação e na religiosidade.

20 MÚSICA POPULAR BRASILEIR
O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil é considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África se instalaram na então capital do Império.

21

22 MARACATU O maracatu é um ritmo tradicional do nordeste do Brasil. Nas cidades Recife e Olinda, no coração do estado de Pernambuco, o maracatu desenvolveu-se a mais de 400 anos da musica e tradição dos escravos proveniente da África.

23

24 CAPOEIRA A capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.  A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

25

26 ALIMENTAÇÃO Na culinária a influencia negra também se faz notar. Em algumas regiões brasileiras a alimentação é carregada no uso de óleos como o dendê e a pimenta.

27 O vatapá é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar, desenvolveram outros pratos, que passaram a ser típicos da culinária brasileira.

28

29 A explicação popular mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos os "restos" dos porcos, quando estes eram escarneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita.

30

31 RELIGIÕES As religiões de origem africanas chegaram ao Brasil juntamente com os negros vindos da África, que foram escravizados pelo sistema colonial; As religiões de origem africana, tinha como crença o culto as forças da natureza, reverenciadas como os orixás.

32

33 No Brasil esta situação vai se transformar a partir do momento em que se tem inicio várias perseguições contra as manifestações religiosas dos negros. A partir de então forma-se a religião afro-brasileiras através do sincretismo religioso dos santos portugueses e posteriormente brasileiros.

34 RACISMO E DISCRIMINAÇÃO
Apesar de toda esta diversidade na formação da cultura brasileira, ainda observamos em nosso país cenas de racismo e discriminação, tanto no que diz respeito a cor, a raça, a credo e a posição social.

35

36

37

38

39 A BELEZA DA NOSSA NAÇÃO ESTA JUSTAMENTE NESTA MISTURA QUE NOS FAZ SER UM PAÍS RICO.

40


Carregar ppt "A DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google