A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Individualismo Metodológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Individualismo Metodológico"— Transcrição da apresentação:

1 O Individualismo Metodológico
MAX WEBER O Individualismo Metodológico wikipedia

2 O indivíduo “escolhe” ser o que é, em meio aos embates da vida social.
Essas escolhas são limitadas pelo seu grau de conhecimento e pelas oportunidades oferecidas pela sociedade. A sociedade é um conjunto de esferas autônomas que dão sentido às ações individuais (valores morais, regras, normas, leis).

3 Esferas sociais: analítico-teóricas – criadas pela divisão do trabalho, mas uma esfera não domina a outra, elas trocam influências e, cada esfera é autônoma, mas não independente. Relação Social: é o sentido compartilhado da ação, ou seja, é a consciência do sentido da ação de ambas as esferas que estão em jogo. Sentido da ação – quem determina é o indivíduo.

4 AÇÃO SOCIAL Ação cujo sentido é orientado para o outro, independente se ela é para o bem ou para o mal A ação não implica uma reciprocidade de sentidos, o outro pode até não saber sobre a ação. Existem 4 tipos de ação: - Tradicional – Afetiva – Ação Racional com Relação aos Valores – Ação Racional com Relação aos Fins.

5 Ação Tradicional - é aquela que o indivíduo toma de maneira automática, sem pensar para realizá-la.
Ação Afetiva - implica uma maior participação do agente, mas são respostas mais emocionais que racionais. Ex.: relações familiares. Segundo Weber, estas duas primeiras ações sociais não interessam à sociologia.

6 Ação Racional com Relação aos Fins:
A ação é estritamente racional. Toma- se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim; * Ex.: Como posso entender sociologia e ir bem na prova para passar?

7 Ação Racional com Relação aos Valores:
Esta ação não é orientada por uma finalidade, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético; Ex.: não se alimentar de carne, orientado por valores éticos, políticos e ambientais.

8 DOMINAÇÃO É uma condição da sociedade – todas as esferas estão marcadas por algum tipo de dominação: LEGITIMAÇÃO TRADICIONAL: a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional; o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. Ex.: O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) ao meu ver seria um tipo de “lei moral”.

9 LEGITIMAÇÃO CARISMÁTICA: a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados. Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. E.: A popularidade de um líder serve para convencer o povo.

10 BUROCRACIA: crença na legalidade de uma ordem.
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;

11 ESTAMENTO Está ligado à esfera social, que é capaz de gerar comunidade. É um grupo social cuja característica principal é a consciência do sentido de pertencimento ao grupo. A luta por uma identidade social é o que caracteriza um estamento. A luta na esfera social é para saber qual estamento vai dominar.

12 galizacig.org


Carregar ppt "O Individualismo Metodológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google