A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014

2 A graduação hoje

3 O que está acontecendo?

4 The art and science of studying, performing research on, preventing, diagnosing, and treating disease, as well as the maintenance of health. (Year introduced: 1963 ) Curso médico “padrão” com 10.000 horas. Para cada REVISÃO considerar 2 HORAS de estudo. Quantos anos para obter conhecimentos? Pesquisa com descritor MeSH “Medicine” (Review, English, Humans) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh

5 Ciência em Educação Médica “The Rappleye” Report (AAMC, 1932) Future Directions for Medical Education (AMA, 1982) General Professional Education of the Physician (GPEP) (AAMC, 1983) The New Biology and Medical Education (Josiah Macy, Jr. Foundation, 1983) Adapting Clinical Medical Education to the Needs of Today and Tomorrow (Josiah Macy, Jr. Foundation, 1988) Assessing Change in Medical Education…the Road to Implementation (ACME-TRI ) (AAMC, 1992) Tomorrow’s Doctors (General Medical Council, 1993, 2008) Medical School Objectives Report I (AAMC, 1999) Future of Medical Education In Canada (AFMC, 2009) Health professionals for a new Century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world (Lancet, 2010) Educating Physicians: A Call for Reform of Medical School and Residency (2010)

6 Educação Médica Conhecimento Científico Desvalorização Ensino Desmotivação Falta de tempo Fragmentação Como ensinar Integração Governança Curricular Formação Docente Pra quem ensinar Desestruturação Clareza dos objetivos Excelência Avaliação forte Social accountability

7 Atividades em 2013 e 2014 Análises externas Workshops Referências Agenda CAOC Temáticas Visitas Departamentais

8 2) Definição de objetivos 3) Desenvolvimento da estratégia educacional - Blocos, modelos didáticos - Plataforma Online 4) implementação - Governança - Capacitação/Valorização docente 5) Avaliação dos alunos e do currículo 1) Análise do currículo ETAPAS DO PROCESSO Visitas Internacionais Trabalhos internos CONVERSAS DEPARTAMENTOS - Avaliação semestral - Controle de qualidade - Core curriculum

9 BASES DOS PRINCÍPIOS GERAIS

10 Modelo Didático

11 Utilização de tecnologia

12 Objetivos esperados da escolar médica hoje Abordagem humanística da Medicina Abordagem de cuidado centrada no paciente Perspectiva global dos problemas de saúde contemporâneos (doenças crônicas e envelhecimento) Apreciação da importância das ciências biológicas e sociais para o avanço da medicina Responsabilidade social da profissão médica Treinamento interprofessional


Carregar ppt "Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google