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Enfermagem do Hospital Samaritano – SP: o capital intelectual no cuidado à saúde
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BREVE HISTÓRICO
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BREVE HISTÓRICO
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BREVE HISTÓRICO Tradição histórica no ensino em Enfermagem: 1ª Escola de Enfermagem de São Paulo Formandas do Curso de Enfermagem do Hospital Samaritano, turma de 1941 1ª Teleconferência da Enfermagem do Hospital Samaritano, 2003
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CENÁRIO Era do conhecimento Economia global: o conhecimento tem se
tornado a maior vantagem competitiva de uma organização O capital humano como diferencial competitivo e fundamental nas relações interpessoais em saúde e no ambiente do cuidado Medicina Baseada em Evidências
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PROBLEMAS OU OPORTUNIDADES
A preparação básica profissional abaixo do exigido A nova estrutura organizacional caminha para a adoção de um modelo de educação híbrido As empresas compartilham a responsabilidade do ensino-aprendizagem: Capital Intelectual A necessidade das evidências científicas para sustentação da prática em saúde e melhoria contínua da qualidade assistencial
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PLANEJAMENTO Célula embrionária da Educação Corporativa
Gerenciamento Assistencial por Resultados Assessoria de Aprimoramento e Desenvolvimento Aprendizagem contínua: com objetivo de desenvolver recursos mentais e técnicos que aperfeiçoem o trabalho e as competências Assessoria de Pesquisa Científica A pesquisa científica como elemento indissociável do processo de ensino e aprendizagem (LDB/96) e como princípio orientador dos modelos educacionais no país (Plano Nacional de Educação)
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ASSESSORIA DE APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Criação: março de resgate do processo educacional Estratégias educativas: Levantamento de necessidade de treinamento Descentralização do processo educacional Treinamento Admissional Reuniões clínicas Métodos de ensino inovadores
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ASSESSORIA DE APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Estratégias organizacionais: Diagnóstico de enfermagem: abril/2006 Metas de participação nos treinamentos Manuais e vídeos educacionais Estratégias de incentivo e reconhecimento: Promoções internas Participação de cursos externos
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ASSESSORIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Criação:setembro de 2001-produção científica Estratégias educativas Orientação de caráter acadêmico Grupos de Estudos e Pesquisa Reuniões Científicas Cursos de capacitação Estratégias organizacionais Apoio e realização de eventos científicos Custeio de inscrições e passagens aéreas nacionais e internacionais Estratégias de incentivo e reconhecimento Apoio gerencial Comunicação corporativa
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultados
Educacionais: Turn-over no período de experiência (90 dias): 8% Total de horas/homem/ano investidas: Média de horas/homem/ano: 53 Relação da média de horas/homem/ano X dias trabalhados: 8 dias Média de aproveitamento teórico prático: 7,02 (pré-teste), 8,77 (pós-teste) e 8,84 (validação prática) 3 manuais educacionais e 2 vídeos de treinamento
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultados
Organizacionais: Diagnóstico de enfermagem para todos os pacientes internados: melhoria do processo de sistematização da assistência de enfermagem Índice de participação nos treinamentos: 98% (8% acima da meta) Treinamento por Blended Learning: 100% de participação com acessos Incentivo e reconhecimento: 08 Promoções internas: 1 liderança e 07 enfermeiros 55 enfermeiros participaram de cursos externos
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultado
26 Publicações Organização de livro 15 capítulos de livros Periódicos nacionais
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Resultado
14 Trabalhos Científicos Eventos nacionais e internacionais Espanha (dissertação de Mestrado) França (pós-doutoramento) 44 palestras proferidas
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Potencial
Consultoria Ad Hoc Ministério da Saúde – Departamento de Ciência e Tecnologia (Área temática: Estudos sobre Pesquisa Clínica/Validação de protocolos clínicos) Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP) – Grupo de Estudos para validação de reprocessamento de materiais Periódicos Indexados: Journal of Clinical Nursing Online Brazilian Journal Revista da Escola de Enfermagem da USP Outros
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Indicadores de Potencial
Representatividade em Sociedades Científicas Grupos de Pesquisa CNPq e FAPESP (EEUSP) Prêmio 1º Lugar: prêmio de incentivo ao desenvolvimento e à aplicação da epidemiologia no SUS – Ministério da Saúde – 2006.
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RESULTADOS (01/03/2006 a 28/02/2007) Gestão do conhecimento otimizada na educação profissional permanente Difusão da Imagem e Cultura da Instituição Produção de conhecimento científico Qualidade assistencial Benefícios extramuros hospitalares Participação em Programas de Pós-Graduação stricto sensu Responsabilidade Social e Cidadania
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