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UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO 1.

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1 UICC HPV e CÂNCER CERVICAL CURRÍCULO 1

2 Slide Capítulo 9.b. Infra-estrutura necessária para a execução bem sucedida de um programa de vacinação contra HPV Prof. Hélène Sancho-Garnier, MD, PhD Directeur Scientifique Epidaure, Département de Recherche en Prévention, CRLC Val d'Aurelle Montpellier, França 01 Este conjunto de slides discutirá a infra-estrutura necessária para a execução bem sucedida de um programa de vacinação contra HPV. 2

3 02 Declaração inicial de consenso Slide
A vacinação é destinada para garotas de 8 a 26 anos de idade, dividido em dois grupos: Grupo primário: de 9 a 13 anos de idade, antes da primeira relação sexual Grupo de intensificação: de 14 a 26 anos de idade, antes da primeira relação sexual ou um anos ou menos da primeira relação sexual A recomendação geral atual é oferecer a vacina contra HPV para garotas entre as idades de 9 a 26 anos de idade. Este grupo alvo é dividido em um grupo primário (antes da primeira relação sexual) e o grupo de intensificação (garotas mais velhas, por exemplo de 14 a 26 anos de idade antes da primeira relação sexual ou um ano ou menos depois da primeira relação). Cada país precisará identificar a maneira mais eficaz de atingir os adolescentes antes deles se tornarem sexualmente ativas. 3

4 03 Exigências estratégicas Slide Desejo político
Definição da população alvo Orçamento seguro para recursos humanos e materiais Desenvolvimento de plano organizacional para distribuição de vacina (grupo de planejamento) 5. Avaliação de monitoramento e mecanismos de coleta de dados As exigências para a introdução de um programa de vacinação contra HPV inclui a vontade política, definição da população alvo, disponibilidade de recursos necessários, possibilidade de parceria com outros programas de saúde pública, organização para a distribuição de vacinas e monitoramento do programa. 4

5 04 1. Atingir a população alvo Slide Programas de imunização escolares
Grupo primário: avaliação da proporção de garotas de 9 a 13 anos de idade escolar Avalias adistribuição com e sem serviços com base escolar Grupo de intensificação: identificação dos programas de saúde com base comunitária, sociedade civil e iniciativas de bem estar Dentro de um programa de imunização escolar existente, é necessário avaliar a proporção de garotas dentro da variação de idade escolhido que são atendidas na escola. Como uma estratégia será limitada em países onde uma grande proporção de garotas deixam a escola precocemente. Estratégias de distribuição do serviço não baseado na escola precisará do envolvimento de profissionais de saúde comunitária. A sociedade civil e as iniciativas de bem estar que funcionam com os adolescentes podem desempenhar uma função importante ao atingir pessoas jovens que não frequentem escolas. 5

6 05 Grupo de intensificação Slide
A vacinação de intensificação é uma necessidade especificamente no país? É viável? (avaliação custo / benefício) Se a resposta for sim, programas de saúde sexual e reprodutiva podem disseminar as informações através de serviços diferentes: Serviços de contracepção, unidades de pré e pós natal, programas de teste para HIV, instalações de triagem, etc. Potencialmente, a própria vacina pode ser distribuída nas mesmas situações Estratégias de distribuição de serviços para o grupo de intensificação (de 14 a 26 anos) precisar ser baseado na viabilidade e nas necessidades de cuidado de saúde específicos do país. A boa relação custo-benefício da vacinação neste população não foi determinada. Serviços de saúde sexual e reprodutiva pode atingir um amplo espectro de mulheres através de avenidas diferentes, como mulheres que adquirem dispositivos contraceptivos, mulheres que recebem serviços de pré e pós natal e mulheres que são testadas para HIV ou submetidas à triagem para câncer cervical. Esses serviços podem oferecer oportunidades melhores para fornecer informações sobre a necessidade para a vacinação de suas crianças, irmãs e outras garotas jovens na sua comunidade. 6

7 06 Programas de saúde sexual e reprodutiva Slide Base comunitária
Experiência em educação na saúde Boas para distribuir as principais mensagens e informações Mas a competência técnica é limitada: Capacidade de cadeia fria? Práticas de administração de equipe da vacina? Necessita de equipamento e treinamento Os programas de saúde sexual e reprodutiva são bem posicionados para ajudar no desenvolvimento de programas de imunização contra HPV. Eles tiveram boas experiências geralmente com ajuda comunitária ou atividades educacionais. Eles poderiam, portanto, ser usado para distribuir mensagens essenciais relacionadas às vacinas contra HPV e, em algumas situações, para distribuir a vacina. Portanto, esses programas geralmente apresentam experiência de distribuição de serviço limitado e, geralmente, atingem pessoas jovens acima de 9 a 13 anos de idade. A vacinação não pode ser um serviço de rotina em muitos programas. Portanto, será um desafio estabelecer a a cadeia fria necessária para a vacina para os fornecedores do programa. Além disso, treinamento adicional da equipe pode ser necessário para desenvolver as práticas necessárias para atingir os serviços de vacinação. Como uma estratégia poderia precisar de treinamento de profissionais da saúde, bem como incentivar a execução e o funcionamento minucioso com os serviços de educação. 7

8 07 2. Necessidades organizacionais Slide
Treinamento inicial e de acompanhamento dos profissionais Plano de educação e de comunicação Coordenação entre as estruturas de saúde e educacional Gestão do procedimento de participação: convidar e estimular a população a participar do programa Fácil acesso aos programas de vacinação Controle de qualidade e garantia de qualidade Estruturas de monitoramento Como os programas de vacinação precisam ser bem organizados para garantir a eficiência e reduzir os custos. A organização destes programas precisa incluir o treinamento de profissionais, um plano de comunicação, coordenação dentro e entre as estruturas e programas de saúde e educação, participação da comunidade em um programa de vacinação, fácil acesso à vacinação, controle de qualidade e garantia de qualidade e o monitoramento de acompanhamento e coleta de dados para avaliação. 8

9 08 Gestão de logística Slide Análises das capacidades de logística
- Infra-estruturas de cadeia fria para vacina? - Sistema de distribuição e fornecimentos seguros? - Práticas dos fornecedores da vacina? Disponibilidade dos recursos necessários - Orçamento nacional - Doações de caridade: local e internacional - Recursos internacionais Tomadores de decisão devem avaliar as capacidades de distribuição do ambiente local. Os países que não são capazes de fornecer um nível mínimo de serviços deve atrasar a introdução do programa até um nível adequado de serviços pode ser atingido. Programas de vacinação contra HPV precisará ser criado em estruturas já existentes, como a infra-estrutura de cadeia fria para vacina e outras ferramentas e sistemas de vacinação existentes. Esses sistemas fornecerão o suporte para uma previsão precisa da demanda de vacina. a capacidade para a gestão de logística e os fornecimentos devem ser assegurados: uma avaliação de viabilidade deve ser submetido com relação à capacidade de cadeia fria, prática dos fornecedores de vacinas e a disponibilidade de recursos necessários. Uma vez que esses aspectos sejam avaliados, pode haver oportunidades de aumentar o financiamento em níveis nacionais e internacionais. 9

10 09 Coordenação de parcerias Slide
Programas de saúde sexual e reprodutiva Serviços e programas de saúde adolescente Serviços de medicina, unidades de controle do câncer Outros programas preventivos (doença infecciosa e outras iniciativas de saúde pública) Serviços de educação, associações de apoio à família, etc. Parceiros serão necessários com os programas de saúde reprodutiva e sexual, esquemas de saúde adolescente, unidades de controle de câncer e outros programas preventivos já existentes (HIV, nutrição, tabagismo). Os relacionamentos de funcionamento minucioso com os serviços de educação (dentro e fora da escola), associações de apoio à família, serviços médicos, sociedade civil, iniciativas de saúde e bem estar comunitárias e os setores privados bem como com mulheres em geral. Deve-se prestar atenção para garantir que a triagem cervical abrangente e os serviços de tratamento estão disponíveis para responder às necessidades das mulheres se elas são vacinadas ou não. 10

11 10 Estruturas para monitoramento e coleta de dados Slide
Estabelecimento de um grupo de controle de câncer cervical permanente para: Avaliar a qualidade do procedimento (indicadores de processo) Avaliar os efeitos colaterais e vários resultados em situações diferentes (gestação, HIV+, ...) Garantia eficaz e coleta de dados no momento adequado Avaliação da produção e dos resultados em longo prazo Para avaliar o programa, estruturas para coleta e monitoramento de dados devem ser executadas. Indicadores de processo terão que ser medidos através de programa de vigilância de imunização nacional de rotina. Os sistemas para monitoramento de efeitos adversos são obrigatórios e são importantes para a coleta de dados em vários desfechos imprecisos como vacinação em mulheres grávidas ou mulheres que são HIV-positivas. Todos o efeito adverso clinicamente significativo deve ser relatado à estrutura específicas em cada situação. O impacto da neoplasia intraepitelial cervical e de câncer deve ser avaliado. O monitoramento desses resultados nos estudos pilotos podem ser úteis para a avaliação precoce do impacto da vacina e dos casos de progresso potencial. 11

12 Slide 11 Obrigado Esta apresentação está disponível em Obrigado pela sua atenção. Esta apresentação pode ser baixada do website da UICC. 12


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