A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em."— Transcrição da apresentação:

1 Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.” Provérbios 9:9

2 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Facilitador Valmir Nascimento Milomem Santos Advogado e educador cristão Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

3 Fontes do Ensino “Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Col. 1:9,10. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

4 Abrindo a porta da Palavra
“Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pela qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convêm falar.” Col. 4:3,4 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

5 Temas: PLANEJAMENTO DE AULA & ENCANTANDO O ALUNO
Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

6 Planejamento

7 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Planejamento O que é Planejamento? Motivos para Planejar uma aula Fases do Planejamento Objetivos do Planejamento Vantagens do Plano de Aulas Resultados do Não-Planejamento Execução do Plano de Aula Avaliação do Plano de Aula Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

8 Palavras de Jesus sobre Planejamento
“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.” Lucas 14:28-30 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

9 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Planejamento Conceito Planejar = Fazer o plano ou planta de, projetar, tencionar, traçar, preparar, esquematizar, aprontar. Definição Planejar é determinar as ações adequadas para se atingir um objetivo ou meta previamente fixada. Planejamento é a pré-determinação de metas desejadas e a maneira pela qual elas podem ser atingidas. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

10 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Planejamento Quem utiliza? Engenheiros  Projeto Administradores  Planejamento Estratégico Exército  Tática de Guerra Equipes Esporte  Treinam antecipadamente Orquestra  Ensaia Governo  Orçamento Professores  Plano de Aula Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

11 Planejamento de Ensino
Em relação ao ensino, planejar significa prever de modo inteligente e bem calculado todas as etapas do trabalho escolar e programar racionalmente todas as atividades, de modo seguro, econômico e eficiente. Em outras palavras, planejamento é a aplicação da investigação científica à realidade educacional a fim de melhorar a eficiência do trabalho de ensino. Marcos Tuler Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

12 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Motivos para Planejar Organiza Dá senso de direção Ajuda a progredir Ajuda na seleção do material e atividades Ajuda a avaliar o grau de aprendizagem Motiva os alunos a estabelecerem alvos Encoraja o professor Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

13 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Plano de Aula Plano de aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do aluno, os conteúdos, os recursos didáticos e os procedimentos que serão utilizados para sua realização. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

14 Preparação do Professor
GERAL – Consiste nos antecedentes do professor. Experiência, conhecimento da Bíblia, capacidade de domínio das leis do ensino e da aprendizagem.(I Pe. 3:15) ESPECÍFICA – Planejamento cuidadoso e detalhado da lição bíblica a ser conduzida. (Rom. 12:7) Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

15 Fases do Planejamento L.I.D.E.R.A.R Acróstico
Leitura da Lição Identificação do tipo da lição (Teórica ou Prática); Definição dos objetivos e metas a serem atingidas; Escolha do Método (Seminário, preleção, debates, grupos, etc.) e materiais. Recolhimento de Dados e informações sobre o tema. Análise do tempo para cada tópico da lição Resumo: Conclusão, aplicando a lição à vida do aluno. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

16 Perguntas anteriores:
O que pretendo alcançar? Como alcançar? Em quanto tempo? O que fazer e como fazer? Como avaliar o que foi alcançado? Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

17 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Objetivos Objetivos Gerais: Educar o aluno para uma vida cristã autentica.(Não mera transmissão de conhecimento). Educar o aluno para o exercício da cidadania. Objetivos Específicos Referem-se ao esperado em termos de particularização sobre a compreensão da matéria de ensino. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

18 Semana de Planejamento
Domingo: Ler – Leia a lição da semana e faça um estudo geral de todo o texto. Segunda: Sumário – Leia novamente o texto bíblico e decore o Texto Áureo e a Verdade Prática. Leia várias vezes os objetivos Terça: Histórico – Releia toda a lição e recorde o texto bíblico. Verifique o momento histórico do texto. Quarta: Pessoas – Verifique o nome de cada pessoa inserida na lição. Quinta: Geografia – Estude os lugares mencionados da lição. Aprenda a pronunciar seus nomes corretamente. Pesquise me mapas bíblicos. Sexta: Fatos – Veja os fatos cuidadosamente. Sábado: Aplicação – Releia suas anotações sobre a lição e elabora o método de explanação. Domingo: Leia outra vez a lição e ore a Deus pedindo uma boa aula. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

19 Execução do Plano de Aula
Introdução Prender a atenção dos alunos Introduza o assunto e seu relacionamento com as demais lições do trimestre Aponte os objetivos da lição Fale com trabalhara o tema asdasdasda Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

20 Execução do Plano de Aula
Exploração do assunto Discorra sobre o assunto tópico por tópico Pergunte, responda, verifique a aprendizagem. Faça com o aluno faça uma auto-análise diante do tema Conclusão  Feche o assunto Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

21 Avaliação do Plano de Aula
O Plano foi completamente executado? Atingiu os objetivos? Seus alunos estavam interessados na aula? Onde houveram falhas? O tempo foi suficiente? Efetuar mudanças no próximo? Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

22 Vantagens do Plano de Aulas
Fixa bem a lição na mente do professor. Dá ao professor um plano de operação. Divide a lição em atividade cronologicamente equilibrada. Inclui participação planejada. Permite que o professor tenha sempre o alvo em vista. Evita surpresas. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

23 Resultados do Não-Planejamento
Rodeios - narrativas e ilustrações sem objetividade, nada tendo com a lição. Lição inacabada - falta de um plano de aula, incapaz de acabar a lição. Judeu errante - vagueando sem ponto de referência e direção. Desmotivação do Aluno. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

24 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Subsídios Livros Revistas Lições da EBD Sites Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

25 Motivação & Criatividade
Encantando o Aluno Motivação & Criatividade

26 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Encantando o Aluno O aluno aprende: Quando motivado, estimulado Quando gosta Quando necessita Quando vê fazer Quando faz Quando há métodos certos Quando investiga e pesquisa independentemente Quando está interessado Quando crê, confia Quando ora Quando recebe atenção especial Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

27 Fatores que Encantam o Aluno
M.A.C.C.E.T.E Motivação Atenção Conteúdo Criatividade Empatia Testemunho Espírito Santo deve ter Primazia Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

28 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Tipos de Motivação a) Motivação por Retribuição Se você se comportar direitinho, ganha um picolé. Se você decorar duzentos versículos, ganha uma estadia no acampamento. O aluno faz o que lhe mandam, mas faz pelo motivo errado. b) Motivação do sentimento de culpa Se você se comportar, a tia vai chorar e a culpa é sua. Depois que eu morrer, não adianta levar flores. Se você não orar oito horas por dia, não será um crente espiritual. O aluno não consegue fazer e se sente frustado. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

29 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
Tipos de Motivação c-Motivação do uso da mentira Aceite Jesus e ele resolverá todos os seus problemas. Quando um aluno percebe que foi enganado, nunca mais irá confiar em você, e talvez não confie mais em ninguém: d-Motivação da gratidão Ao invés de falar o que Deus espera que façamos por Ele, mostre o que Ele fez por nós. Desperte o sentimento de gratidão. Gratidão leva ao serviço, e eles trabalharão, não por imposição, mas por entenderem e sentirem o por quê de precisarem fazer o serviço Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

30 A Palavra-chave do Professor
R e s p o n s a b i l i d a d e Ensinar as crianças nos seus primeiros anos de vida.(“Ensina a criança no caminho em que deve andar...”) Educar adolescentes, em plena fase de dúvidas e indagações, onde uma resposta pode mudar o curso de sua vida espiritual. Ensinar aos jovens, cujo aprendizado será propagado. Ensinar ao novos convertidos o “leite racional.” Ministrar aos irmãos e irmãs que repassa tais ensinamentos aos seus familiares Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

31 As Sete Leis do Aprendizado

32 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
As sete Leis do Aprendizado 1º Lei do Professor “O Professor precisa saber o que vai ensinar” 2º Lei do Ensino “A maneira como os alunos aprendem deve determinam a maneira como ensinamos” Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

33 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
3º Lei da Atividade Quanto maior o nível de envolvimento no processo de aprendizagem, maior o volume de conteúdo apreendido. 4º Lei da Comunicação Para que haja comunicação e necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o comunicador e o receptor. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

34 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
5º Lei do Coração O ensino que realmente causa impacto não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. 6º Lei da Motivação O ensino será mais eficiente se o aluno se encontrar adequadamente motivado. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

35 Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos - www.ensinodominical.com.br
7º Lei da Preparação 0 processo ensino-aprendizagem é mais eficiente se tanto aluno como professor estão previamente bem preparados. Prof. Valmir Nascimento Milomem Santos -

36 Ótimas Aulas !!!


Carregar ppt "Q U A L I P E D Qualificação de Professores da Escola Dominical “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google