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Agile Software Development: The Wisdom Method Nuno Jardim NunesJoão Falcão e Cunha Universidade da Madeira Universidade do Porto Dep. de Matemática – Ciências.

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1 Agile Software Development: The Wisdom Method Nuno Jardim NunesJoão Falcão e Cunha Universidade da Madeira Universidade do Porto Dep. de Matemática – Ciências da ComputaçãoFaculdade de Engenharia njn@uma.ptjfcunha@fe.up.pt http://math.uma.pthttp://www.fe.up.pt "People Propose, Science Studies, Technology Conforms" Donald Norman person-centered motto for the XXI century I Taller Internacional de Modelado de Interfaces de Usuario Denia, España, 15.03.2002

2 Sumário n Motivação n Resumo do Estado da Arte n O Processo Wisdom n Os Modelos de Arquitectura Wisdom n A Notação Wisdom n O Método Wisdom –Exemplos de dois projectos reais n Suporte de Ferramentas n Padrões de Interface n Conclusões e Desenvolvimentos Futuros

3 Motivação n A natureza da Eng. de Software está a mudar: –As pequenas empresas e “startups” desempenham um papel cada vez mais importante em novos e emergentes segmentos de mercado (entertenimento, internet, negócio electrónico, dispositivos de informação, etc.); –A informática está acessível de forma mais diversa e distinta, envolvendo diferentes técnicas, tecnologias e estilos de interacção; –Existe claramente um movimento de uma “juventude centrada na tecnologia” para uma “maturidade centrada nos consumidores” – os novos consumidores preferem a eficiência, fiabilidade, baixo custo e conveniência em detrimento da novidade tecnológica;

4 Motivação n A mudança de produtos centrados na tecnologia para produtos centrados em pessoas [Norman, 1999] –Enquanto o desempenho tecnológico, a fiabilidade e o custo estão aquém das necessidades dos clientes, o mercado é dominado pelos “early adopters” –Mas a grande maioria dos clientes são “late adopters” – esperam até que a tecnologia amadureça e insistem na conveniência, facilidade de utilização e valor.

5 Motivação n A Engenharia de Software tem que: –Adaptar os métodos, técnicas e tecnologias tradicionais para trabalhar com estilos de desenvolvimento não convencionais: evolutivos, rápidos, extremos... –Integrar técnicas da Interacção Homem-Máquina para permitir a produção de produtos de software eficientes, fiáveis, aprazíveis e convenientes; –A facilidade de utilização é hoje em dia um factor crítico de sucesso empresarial - a Internet e a naturidade tecnológica modificaram a natureza dos produtos de software cada vez mais os clientes experimentam a interface com o utilizador ANTES de comprarem os produtos ou serviços;

6 A Situação Actual: Processo n O Processo Unificado [Jacobson et al 1999]

7 A Situação Actual: Arquitectura n O Modelo Arquitectural 4+1 [Kruchten 1995]

8 A Situação Actual: Notação n O UML –[Castellani, 1999]

9 IHM n O Outro lado da Barricada... –Usability Engineering Lifecycle [Mayhew, 2000]

10 Novidades... n Métodos UC-OO (ou OO&HCI) –Idiom, Ovid, Usage-centered Design, Wisdom

11 O Contexto de Desenvolvimento: Small Software Development Companies (SSDs)

12 –[Dyba, 2000]

13 O Processo Wisdom –Um novo enquadramento especialmente adaptado para SSDs, que promove um modelo de prototipificação evolutiva, rápido e centrado nos utilizadores.

14 O Processo Wisdom: Guiado por Casos de Utilização Essenciais e Fluxos de Tarefas

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17 Os Modelos de Arquitectura Wisdom n A Arquitectura de Modelos –Uma nova arquitectura de modelos que define um conjunto de modelos UML que permitem: modelação de papeis de utilizadores, de interacção, de diálogo homem-máquina e de aspectos de apresentação.

18 Os Modelos de Arquitectura Wisdom n A Arquitectura de Interface com o Utilizador –Uma extensão original do enquadramento de análise do UML que permita a integração de componentes arquitecturais da interface com o utilizador no enquadramento de análise convencional OO.

19 Os Elementos da Interface com o Utilizador Integram a Arquitectura Conceptual

20 Os Fluxos de Tarefa Essenciais Guiam a Arquitectura Conceptual

21 Notação n A Notação Wisdom –Um conjunto de notações compatíveis com o UML que suportam a modelação eficiente e efectiva de sistemas interactivos. –Cerca de 29% do nº total de conceitos do UML (v1.1).

22 Notação: Das sessões participatórias ao formalismo do UML

23 ...a Todos os Níveis de Desenvolvimento

24 Exemplos de Aplicação do Wisdom n Dois Exemplos Reais de Projectos com Aplicação do Wisdom –Um repositório de documentos e desenhos para uma empresa de construção Equipa de desenvolvimento reduzida (2 pessoas) Projecto de média escala (440 homem.hora) Conceitos conhecidos (repositório de dados) aplicados a um domínio distinto Interface Web (ASP, SQL Server, Active X) + COTS 50 evoluções Avaliação e testes de usabilidade contínuos –Um Sistemas de Reservas para uma Companhia de Aviação Equipa de desenvolvimento reduzida (2 pessoas) Projecto de pequena escala (120 homem.hora) Domínio e modelo de negócio complexos Multiplas Interfaces (Web, Windows, Integração com ferramentas de escritório) 20 evoluções em 3 semanas (estável por volta da evol. 15) Envolvimento contínuo e activo dos utilizadores finais (são esperados 200 no total) Avaliação e testes de usabilidade contínuos

25 Um Projecto Típico

26 Exemplo: Casos de Utilização Essenciais e Fluxos de Tarefas

27 Exemplo: Modelo de Casos de Util. Essenc.

28 Exemplo:Fluxos de Tarefa Essenciais

29 Exemplo: Arquitectura

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31 Exemplo: Modelo de Apresentação

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33 Exemplo: Modelo de Diálogo

34 Ferramentas: De UML (XMI) para AUIML

35 Ferramentas: de CTTe para UML (XMI)

36 Um Conjunto de Ferramentas Flexíveis...

37 Padrões de Interface

38 Desenvolvimentos Futuros n Processo de Software e SPI Aumentar o conhecimento sobre as práticas de desenvolvimento em SSDs: processos, ferramentas, métodos, tecnologias, projectos, etc. Testes empíricos para fazer “benchmarking” do Wisdom Melhorar o suporte do Wisdom à gestão do processo de software Introduzir os conceitos do Wisdom na modelação de negócio n UML e Questões Notacionais Criar um consenso internacional sobre um conjunto de extensões UML para desenho centrado nos utilizadores e desenho de interfaces com o utilizador – um profile normalizado (de facto). Criar “notações participatórias” para alguns dos conceitos introduzidos na notação Wisdom. Melhorar as extensões notacionais tirando partido do aumento de flexibilidade esperado para o UML 2.0; n Ferramentas... Criar ou adaptar uma ferramenta específica do Wisdom: aumentar a integração com L4G, supportar múltiplos níveis de abstração e rastreabilidade, automatizar (mas de forma flexível) algumas transformações de modelos, suportar simulação... Implementar a ferramenta para geração automática e flexível de interfaces com o utilizador independentes da plataforma. n Padrões Compilar e documentar uma linguagem de padrões...

39 Conclusão n Os Engenheiros de Software são também utilizadores das linguagens de modelação, dos métodos, das ferramentas... n Assegurar que os Engenheiros de Software têm acesso a um conjunto eficiente de métodos, ferramentas e técnicas é o primeiro passo para a qualidade e facilidade de utilização em software.

40 FIM –“Ultimately, the true pace of change is not dictated by the evolution of science or technology or of ideas, but by the capacities of humans and human social systems to accommodate change. A product, a service, a practice, or a perspective - however new and innovative - can have no impact without acceptance; no significance without change in people and their institutions“. –Larry Constantine, Back to the Future,


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