A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O pão que não usas é o pão do faminto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O pão que não usas é o pão do faminto."— Transcrição da apresentação:

1 O pão que não usas é o pão do faminto.
A veste guardada no teu armário é a veste daquele que está nu. Os sapatos que não calças são os sapatos de quem está descalço. O dinheiro que tens guardado é o dinheiro dos pobres. O bem que deixas de fazer são injustiças que cometes. (São Basílio) Lucas 12, // 18 Tempo Comum –C- Autora: Asun Gutiérrez. Música: Beethoven. Triple Concierto en Do. Largo.

2 Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: – Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo. Jesus respondeu-lhe: – Amigo, quem me fez juiz ou árbitro das vossas partilhas? Jesus nega-Se a fazer de juiz. Como noutras ocasiões, distancia-Se do caso concreto e vai ao fundo da questão. Aproveita a ocasião para Se referir à atitude que os seus seguidores e seguidoras devem manter em relação aos bens materiais.

3 Depois disse aos presentes: – Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens. Jesus está convencido de que a felicidade não depende dos bens materiais, por muitos que eles sejam. Jesus previne-nos perante o desejo de açambarcar, usurpar, acumular posses e privilégios... porque essa atitude escraviza, afasta do amor generoso e gratuito do Pai e acaba com a solidariedade entre os irmãos. O espírito do Reino é abandonar o futuro nas mãos de Deus e partilhar o que se tem, especialmente com os que mais necessitam.

4 E disse-lhes esta parábola: – O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita. Ele pensou consigo: ‘Que hei-de fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita? Vou fazer assim: deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores, onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Minha alma tens muitos bens em depósito para longos anos. Descansa, come, bebe, regala-te’. No diálogo que este homem mantém consigo mesmo revela as suas prioridades e interesses na vida. Investe num futuro egoísta, pensa em ter só para ele sem pensar nos outros. Não teria destoado nada na nossa sociedade consumista, onde uma das maiores idolatrias, também entre os cristãos, é o dinheiro. En que valores invisto? O que é que realmente enriquece uma pessoa?

5 Mas Deus respondeu-lhe: “Insensato
Mas Deus respondeu-lhe: “Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?” Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tronar rico aos olhos de Deus. O dinheiro e todos os bens materiais têm valor se valem para a vida definitiva, que já começou. Com o que consumimos e gastamos, além de embotar o nosso espírito, aumentamos a miséria do resto do mundo e destruimos o planeta. Jesus convida-nos a nos capacitarmos que o verdadeiro tesouro para as nossas vidas não provém das posses materiais que conseguirmos e acumulemos, mas do que formos capazes de dar e receber como dom. Quem é rico perante Deus?

6 Envia a tua Luz Envia a tua luz a esta terra injusta para que se reparta o pão ao pobre. Abre os nossos olhos para ver a verdade. Abre os nossos ouvidos para ouvir a dor. Faz que sejamos pessoas de Paz, que levemos a paz connosco. Afasta de nós a ânsia de consumir e ajuda-nos a saber partilhar. Que dêmos a mão a quem necessita. Amén. Juanjo Elezkano


Carregar ppt "O pão que não usas é o pão do faminto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google