Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLorenzo Cara Alterado mais de 9 anos atrás
2
Programa UNIVESP Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Ensino Superior Agrega as universidades estaduais, Fundação Padre Anchieta, Centro Paula Souza e outras instituições públicas paulistas
3
Novas Fronteiras de tempo e espaço na educação superior A virtualidade da UNIVESP é que lhe dá realidade e presença Amplia tempo e espaço na atuação das instituições Aproveita formas utilizadas em várias universidades de ponta no mundo “O jovem vai à universidade e a universidade vai à sua juventude”
4
Objetivos do Programa Expansão do ensino superior público por meio de uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação visando: 1.Ampliação do número de vagas ofertadas 2.Flexibilidade temporal e maior abrangência geográfica na oferta dos cursos
5
Etapa inicial 1.Ampliação do número de vagas ofertadas a)Graduação em Pedagogia /UNESP: total de 5.000 vagas sendo 1.350 em processo seletivo em 2009 b)Especialização em Filosofia /UNESP: total de 750 vagas para processo seletivo em 2009 c)Graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais/CEETEPS: total de 3.200 vagas para processo seletivo em 2010 d)Cursos extracurriculares de Inglês e Espanhol para alunos do CEETEPS para início do oferecimento em 2009
6
Etapa inicial 2.Flexibilidade temporal e maior abrangência geográfica na oferta dos cursos: a)Graduação em Pedagogia / UNESP - 1ª oferta atingindo 30 cidades b)Especialização em Filosofia / UNESP 1ª oferta atingindo 30 cidades c)Tecnologia em Processos Gerenciais / CEETEPS – 1ª oferta atingindo 40 cidades d)Extracurriculares de Inglês e Espanhol / CEETEPS – 1ª oferta para Região Metropolitana de São Paulo
7
Características I Democratização do ensino Acesso a partir de qualquer hora e lugar Ambiente Virtual de Aprendizagem pela Internet Principal instrumento integrador de mídias e atividades Canal de TV digital aberta (programação 24h) Elemento motivador do curso Disseminador cultural Multiplicidade no uso de mídias e formas de interação
8
Características II Compromisso com Qualidade –Respeito a todas as exigências acadêmicas, metodológicas e administrativas da instituição –Os cursos são desenvolvidos e supervisionados por professores da Instituição –Abordagens metodológicas comprovadas em todo o mundo garantem o sucesso da formação didático-metodológica
9
Resultados nacionais Estudos do INEP –Alunos de cursos virtuais obtiveram resultados melhores do que alunos de cursos somente presenciais em 7 de 13 cursos avaliados –Boletim “Na medida” do INEP (jul/09): alunos de cursos virtuais obtiveram 6,7 pontos percentuais acima dos alunos dos cursos presenciais Matemática (2007), Serviço Social (2007), Administração (2006), e Pedagogia (2005) http://www.inep.gov.br/download/na_medida/B NMedida-ano1-N2-1Jul2009.pdf
10
Resultados internacionais Evaluation of Evidence-based Practices in Online Learning (estudo do Departamento de Educação dos USA) –alunos de cursos online obtiveram melhores resultados que aqueles de cursos só presenciais http://www.ed.gov/rschstat/eval/tech/evi dence-based-practices/finalreport.pdf
11
Capacitação CEETEPS – Espaço UNIVESP
12
Experiências exitosas Instituto Tecnológico de Monterrey no México – vídeo Open University no Reino Unido – vídeo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.