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Educação ambiental no município de Bonito-MS:

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Apresentação em tema: "Educação ambiental no município de Bonito-MS:"— Transcrição da apresentação:

1 Educação ambiental no município de Bonito-MS:
Resultados preliminares da pesquisa “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental”

2 Educação ambiental no município de Bonito-MS:
Resultados preliminares da pesquisa “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental” Palestra apresentada em escola de Bonito (outubro de 2007) pelo cientista social Diego Correia, como atividade do projeto Pé na Água

3 A EMERGÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

4 Os movimentos sociais e o nascimento da educação ambiental

5 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Art. 1o Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Art. 2o A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional,devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. (Política Nacional de Meio Ambiente. Lei 9795/99

6 O BOOM da educação ambiental nas escolas
O relatório Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental apresentou O BOOM da educação ambiental nas escolas

7 Evolução da cobertura de matrícula da educação ambiental
2001 2002 2003 2004 Brasil 71,72 81,19 86,33 94,95 MS 43,46 70,34 89,41 96,07 Fonte: Censo Escolar MEC-Inep

8 METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa nacional “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental” foi realizada em Mato Grosso do Sul em quatro municípios, no período de abril a junho de Em Bonito foram visitadas dez escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.

9 METODOLOGIA DA PESQUISA
Aplicação de questionário com 27 perguntas. Questões de múltiplas escolhas e abertas Temas abordados: implementação da EA na escola, estrutura e gestão.

10 METODOLOGIA DA PESQUISA
Relatório de campo: percepções e dificuldades encontradas pelos pesquisadores. O objetivo foi obter informações sobre a recepção à pesquisa, eventuais dúvidas e problemas na estruturação do questionário, o ambiente interno e externo da escola, estrutura e as relações dos membros da comunidade escolar.

11 Perfil dos respondentes

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13 Das dez escolas pesquisadas, nove dizem fazer educação ambiental há mais de três anos (cinco há mais de sete anos).

14 Motivações para trabalhar a
educação ambiental

15 TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
MOTIVAÇÕES PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Parâmetros em ação: meio ambiente na escola: 04 escolas Diretriz da Secretaria Estadual/Municipal de Educação: 03 escolas Ongs: 03 escolas Políticas e programas nacional e estadual de educação ambiental: 02 escolas

16 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA:
Sensibilizar para o convívio da natureza (04); promover valores de solidariedade e zelo planetário (02); e conscientizar os alunos para a plena cidadania (02).

17 Integrado ao PPP: 04 escolas Como tema transversal: 02 escolas
A EA é desenvolvida na escola por meio de: - Projetos: 06 escolas Integrado ao PPP: 04 escolas Como tema transversal: 02 escolas Em disciplinas específicas: 01 escola.

18 Principais temas tratados nos projetos de educação ambiental

19 Poluição e Saneamento Básico (01)
PRINCIPAIS TEMAS Água (02) Lixo e reciclagem (02) Poluição e Saneamento Básico (01)

20 Os projetos envolvem a direção, professores, alunos e ONGs
Os projetos envolvem a direção, professores, alunos e ONGs. Há pouca participação de funcionários, empresas, membros da comunidade e universidades.

21 Formação em EA em eventos promovidos por:
ONGs: 06 escolas Secretaria de Meio Ambiente: 05 escolas Secretaria Municipal de Educação: 04 escolas Secretaria Estadual de Educação: 03 escolas Própria escola: 02 escolas Congregação: 01 escola Empresa: 01 escola

22 INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE
Segundo os dados, os projetos desenvolvidos na escola transpõem os muros da escola (08), com parcerias efetivas (09) principalmente com as ONGs. Porém há poucas ações voltadas à sensibilização da comunidade

23 Conseqüências do trabalho com a EA

24 CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Melhoria no ambiente físico da escola. Os alunos ficaram mais sensíveis à conservação do patrimônio da escola. Redução do lixo. Atitudes mais solidárias nas ações cotidianas e incorporação de novas práticas pedagógicas.

25 Outro ponto positivo na inserção da EA foi o aumento no diálogo com a comunidade e o poder público para a resolução dos problemas da região(09), melhoria no entorno da escola (07), maior sensibilização dos moradores para a conservação (08) e a redução do volume de resíduos sólidos da comunidade.

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27 DIFICULDADES ENCONTRADAS
Segundo os respondentes, a falta de tempo para planejamento e realização de atividades é o maior empecilho para o desenvolvimento da EA na escola. Outros pontos fortemente destacados foram a falta de recursos humanos qualificados e a precariedade de recursos materiais. Não foi encontrada dificuldade no diálogo entre escola e a comunidade.

28 O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental
Realização: Secad/MEC INEP Coordenação regional da pesquisa (Centro-Oeste): UFMS – Profa. Dra. Angela Zanon Profa. Dra. Icléia Albuquerque de Vargas Contato: Diego Correia Fotos nas escolas: Diego Correia

29 “A essência da participação reivindicada pela educação ambiental é a luta contra o conformismo, a castração intelectual ou a entrega passiva de sonhos”. Michèle Sato


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