A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romantismo Teatro, música e dança.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romantismo Teatro, música e dança."— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo Teatro, música e dança

2 Romantismo Entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, a Europa viveu o período do romantismo, movimento literário que atingiu a todas as outras formas de arte e ao próprio movimento social, incluindo a dança. As características principais desse movimento são a idealização do amor, a adoração do místico e a elevação do espírito, coexistindo, por tanto, um mundo real com um sobrenatural.

3 Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.
Na dramaturgia o romantismo se manifesta valorizando a religiosidade, o individualismo, o cotidiano, a subjetividade e a obra de William Shakespeare. No Romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo, espaço, ação); passa-se do verso à prosa. Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro. Em Portugal, podemos destacar o teatro de Almeida Garrett.

4 Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832)
Alemão e autor de FAUSTO, obra que relata o mito de um homem que vende sua alma ao diabo em troca de juventude. Para ele, o teatro é a única manifestação artística capaz de se comunicar com multidões utilizando a poesia.

5 Ele promove a fusão da tragédia com a comédia num gênero que passou a se chamar de drama.
Victor Hugo ( ) Francês

6 Os Miseráveis livro conta a histórias de Jean Valjean,que foi condenado á prisão por roubar um pedaço de pão.Jean Valjean é um homem de bom coração,mais a dureza da vida o transforma em uma pessoa rancorosa á quem todos temem.Quem lê esse livro percebe que na verdade Jean Valjen não é um homem ruim e sim sofredor,que carrega a marca da miséria e da injustiça social,e que seu rancor é apenas uma máscara para se proteger.

7 Friedrich von Schiller
Teatro Os Bandoleiros (1781) A Conjura de Fiesco (1782) Intriga e Amor (1783) Don Carlos (1787/88) Wallenstein(1799) Friedrich von Schiller Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII, e juntamente com Goethe, Wieland e Herder é representante do Romantismo alemão Alemão

8 La Traviata de Alexandre Dumas

9 Música Na música ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas. Durante o Romantismo houve um rico florescimento da canção, principalmente do Lied (‘canção’ em alemão) para piano e canto. O primeiro grande compositor de Lieder (plural de Lied) foi Schubert. As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Podemos destacar como músicos deste período: Ludwig van Beethoven (suas últimas obras são consideradas românticas), Franz Schubert, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner. No Brasil, destaca-se António Carlos Gomes

10 Dança Para visualizar as influências do romantismo sobre a dança, basta observar que os balés criados durante esse movimento pregam a magia e a delicadeza dos movimentos, onde a protagonista, apaixonada, representa fragilidade. Também são típicos os temas e personagens que envolvem a mitologia grega. O balé que marcou o início da fase romântica na dança foi “A Sílfide”, criado por Filippo Taglioni em homenagem a sua filha Marie Taglioni. As sílfides são imagens etéreas do eterno feminino, que dançam com um poeta sonhador em busca de um ideal, história e personagens tipicamente românticos.


Carregar ppt "Romantismo Teatro, música e dança."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google