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PublicouNicole Chavis Alterado mais de 10 anos atrás
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O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles, empenhada em traduzir o fausto e a agradabilidade da vida. O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730.
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CARACTERÍSTICAS decoração carregada, teatralidade,
Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco. Comemora a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris ou Viena. Elegância e refinamento Linhas curvas e orgânicas Retrata o cotidiano burguês
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Igreja da Peregrinação, sec XVIII mosteiro de Rohr
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A Kaisersaal do Palácio de Wurzburg
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Fragonard, o balanço A luz e o ambiente produzem uma cena lírica, paradisíaca, bela e agradável, bem ao gosto aristocrático
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Fragonard, mulher nua e pianista, 1800
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Jovens casais com guitarra e pastor, Watteau
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REVOLUÇÕES: Francesa: 1789-1799 Industrial: Séc. XVIII e XIX
As revoluções dos séculos XVIII e XIX foram fundamentais para os destinos da arte, despertando nos artistas questionamentos acerca de seu papel junto à sociedade, sendo associados à literatura, à música e ao teatro. Três movimentos antagônicos surgem a partir da Revolução Francesa e desenvolvem-se ao longo da revolução industrial.
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NEOCLASSICISMO A arte neoclássica representou a racionalidade, o equilíbrio e a serenidade do Iluminismo, com temas que faziam referência às ações dos revoltosos durante a Revolução Francesa. Movimento voltado diretamente para o gosto da elite, tendo como base a arte grega e renascentista. CARACTERÍSTICAS: Temas: cenas épicas, mitológicas, retratos, paisagens e natureza-morta. Dispersão quanto à realidade. Alteração da realidade em função da estética. Valorização do belo.
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NEOCLASSICISMO DAVID, o juramento dos horácios, 1784
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A MORTE DE MARAT, 1794
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CONSAGRAÇÃO DE NAPOLEÃO - 1808
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INGRES, A grande Odalisca (palavra Turca para uma escrava de harém)
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ROMANTISMO Movimento iniciado na Alemanha, com o teatro e a música, tendo ganhado vigor na França e na Inglaterra, destacando-se na literatura (Vitor Hugo e Lord Byron) e na pintura. CARACTERÍSTICAS: Reação aos rígidos padrões neoclássicos. Temas voltados para os problemas sociais e a alma humana. Denúncia social marcante. Pinturas dramáticas, emotivas, baseadas nas composições e nas pinceladas barrocas. Alteração da realidade em função da mensagem.
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WILLIAM BLAKE, o grande dragão e a mulher vestida de vermelho Sentia uma profunda admiração pela Idade Média. Ocorre um forte compasso simbólico
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John Henry Fuseli popularmente conhecido como Fussli, o silêncio, 1781
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John Henry Fuseli, Pesadelo, 1791
John Henry Fuseli, Pesadelo, Nesse quadro há uma projeção da sua “mulher ideal”, tomando o diabo o lugar do artista, o cavalo (símbolo erótico) completa a cena.
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John Henry Fuseli Podia mergulhar nas sombrias profundezas do espírito humano.
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Caspar David Friedrich o monge à beira-mar, 1808
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Saída do sol sobre o mar, 1821
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GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814
ROMANTISMO GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814 ROMANTISMO
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GOYA série desastres de guerra
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Se aproveitam, 1810, série desastres, calcogravura
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JERICAULT, a balsa do medusa... Um escândalo político
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O DESENVOLVIMENTO DOS GRANDES CENTROS INGLESES TRAZ DE VOLTA A PINTURA DE PAISAGENS VISANDO AMENIZAR A FRIEZA DAS CIDADES.
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PAISAGENS ROMÂNTICAS TURNER
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JOHN CONSTABLE
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REALISMO Movimento contrário ao drama romântico e, principalmente, á frivolidade neoclássica. Arte engajada socialmente, influenciada pelo próprio pensamento socialista e as manifestações trabalhistas da época. Corrente voltada diretamente para a verdade, a realidade cotidiana e as características humanas. Retrato fiel da realidade, sem alterações. Situações que demonstram as fraquezas humanas: individualismo, ganância.
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COURBET, enterro em onans, 1849
REALISMO COURBET, enterro em onans, 1849
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Courbet, quebradores de pedra
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