A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete."— Transcrição da apresentação:

1 O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles, empenhada em traduzir o fausto e a agradabilidade da vida. O nome vem do francês rocaille (concha), um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento entre 1715 e 1730.

2 CARACTERÍSTICAS decoração carregada, teatralidade,
Refinamento dos detalhes de móveis e utensílios, Ausências da dramaticidade pesada e da religiosidade do barroco. Comemora a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes cortes de Paris ou Viena. Elegância e refinamento Linhas curvas e orgânicas Retrata o cotidiano burguês

3 Igreja da Peregrinação, sec XVIII mosteiro de Rohr

4 A Kaisersaal do Palácio de Wurzburg

5 Fragonard, o balanço A luz e o ambiente produzem uma cena lírica, paradisíaca, bela e agradável, bem ao gosto aristocrático

6 Fragonard, mulher nua e pianista, 1800

7 Jovens casais com guitarra e pastor, Watteau

8 REVOLUÇÕES: Francesa: 1789-1799 Industrial: Séc. XVIII e XIX
As revoluções dos séculos XVIII e XIX foram fundamentais para os destinos da arte, despertando nos artistas questionamentos acerca de seu papel junto à sociedade, sendo associados à literatura, à música e ao teatro. Três movimentos antagônicos surgem a partir da Revolução Francesa e desenvolvem-se ao longo da revolução industrial.

9 NEOCLASSICISMO A arte neoclássica representou a racionalidade, o equilíbrio e a serenidade do Iluminismo, com temas que faziam referência às ações dos revoltosos durante a Revolução Francesa. Movimento voltado diretamente para o gosto da elite, tendo como base a arte grega e renascentista. CARACTERÍSTICAS: Temas: cenas épicas, mitológicas, retratos, paisagens e natureza-morta. Dispersão quanto à realidade. Alteração da realidade em função da estética. Valorização do belo.

10 NEOCLASSICISMO DAVID, o juramento dos horácios, 1784

11

12

13 A MORTE DE MARAT, 1794

14 CONSAGRAÇÃO DE NAPOLEÃO - 1808

15 INGRES, A grande Odalisca (palavra Turca para uma escrava de harém)

16 ROMANTISMO Movimento iniciado na Alemanha, com o teatro e a música, tendo ganhado vigor na França e na Inglaterra, destacando-se na literatura (Vitor Hugo e Lord Byron) e na pintura. CARACTERÍSTICAS: Reação aos rígidos padrões neoclássicos. Temas voltados para os problemas sociais e a alma humana. Denúncia social marcante. Pinturas dramáticas, emotivas, baseadas nas composições e nas pinceladas barrocas. Alteração da realidade em função da mensagem.

17 WILLIAM BLAKE, o grande dragão e a mulher vestida de vermelho Sentia uma profunda admiração pela Idade Média. Ocorre um forte compasso simbólico

18 John Henry Fuseli popularmente conhecido como Fussli, o silêncio, 1781

19 John Henry Fuseli, Pesadelo, 1791
John Henry Fuseli, Pesadelo, Nesse quadro há uma projeção da sua “mulher ideal”, tomando o diabo o lugar do artista, o cavalo (símbolo erótico) completa a cena.

20 John Henry Fuseli Podia mergulhar nas sombrias profundezas do espírito humano.

21 Caspar David Friedrich o monge à beira-mar, 1808

22 Saída do sol sobre o mar, 1821

23 GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814
ROMANTISMO GOYA, fuzilamento de 03 de maio, 1814 ROMANTISMO

24 GOYA série desastres de guerra

25

26

27 Se aproveitam, 1810, série desastres, calcogravura

28 JERICAULT, a balsa do medusa... Um escândalo político
28

29

30

31 O DESENVOLVIMENTO DOS GRANDES CENTROS INGLESES TRAZ DE VOLTA A PINTURA DE PAISAGENS VISANDO AMENIZAR A FRIEZA DAS CIDADES.

32

33 PAISAGENS ROMÂNTICAS TURNER

34 JOHN CONSTABLE

35

36 REALISMO Movimento contrário ao drama romântico e, principalmente, á frivolidade neoclássica. Arte engajada socialmente, influenciada pelo próprio pensamento socialista e as manifestações trabalhistas da época. Corrente voltada diretamente para a verdade, a realidade cotidiana e as características humanas. Retrato fiel da realidade, sem alterações. Situações que demonstram as fraquezas humanas: individualismo, ganância.

37 COURBET, enterro em onans, 1849
REALISMO COURBET, enterro em onans, 1849

38 Courbet, quebradores de pedra

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49


Carregar ppt "O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google