A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas"— Transcrição da apresentação:

1 História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas

2 História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas é um projeto em parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Nacional de Câncer e se propõe a elaborar conhecimentos históricos sobre a trajetória das ações de controle do câncer no Brasil, assim como, produzir, coletar e organizar acervos de fontes orais, documentais e iconográficas relevantes para o estudo do tema.

3 Antecedentes

4 O projeto se articula ao esforço mais geral da Fiocruz de ampliar suas ações no campo das doenças crônico-degenerativas e negligenciadas. Além disso, visa contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo ao produzir conteúdos pertinentes à formação de recursos humanos para a Rede de Atenção Oncológica e integrar-se a uma rede de produção de conhecimentos e tecnologias em parceria com o Instituto Nacional de Câncer. Por fim, deve ser visto como uma contribuição ao campo da história das ciências e da saúde, em particular ao campo da história das doenças.

5 Financiamento O projeto contou em diversos momentos com os seguintes financiamentos Edital COC Edital Observatório de Recursos Humanos / OPAS FAPERJ: Edital Jovem Cientista do Nosso Estado Edital Apoio a publicação 2009 Edital Apoio a publicação 2011 CNPq: Edital Universal Fiocruz: Edital PAPES

6 Ações Pesquisa histórica
Sob a perspectiva da história social das doenças, da história das políticas públicas e da história das instituições e grupos profissionais são realizadas diversas investigações, voltadas especialmente para o controle dos cânceres femininos no país. O resultado dos trabalhos desenvolvidos são publicados em artigos em periódicos científicos indexados e em livros autorais.

7

8

9

10 Uma importante atividade do projeto se relaciona às ações de divulgação científica. Nesse campo, seguindo os passos do que se convencionou chamar de ‘História Pública’ buscamos levar os conhecimentos produzidos a diferentes públicos através de seminários, exposições e palestras.

11 Preservação de acervo documental
A pesquisa de fontes primárias relevantes para a melhor compreensão das ações de controle do câncer e da história do câncer no Brasil é realizada em em bibliotecas, arquivos institucionais e pessoais, museus e centros de memória. Nesses locais são identificados e, em determinados casos obtida a guarda de fundos documentais que, após organizados, passam a constituir o acervo sobre a memória do câncer no Brasil.

12 Pesquisa iconográfica
Pesquisa imagens das campanhas, das instituições e dos personagens relevantes para as ações de controle do câncer e da história do câncer no Brasil. Por meio de pesquisas em bibliotecas, arquivos institucionais e pessoais, museus e centros de memória são identificados e organizados esses documentos, para constituição de um acervo iconográfico sobre a memória do câncer no Brasil.

13 História oral Registra os depoimentos de personagens importantes para a história do controle do câncer no Brasil. As entrevistas, gravadas em áudio e vídeo, representam uma fonte inestimável para o resgate e preservação da memória dos principais atores, instituições e política públicas desenvolvidas ao longo das décadas sobre o controle do câncer.

14

15

16

17

18

19

20

21

22


Carregar ppt "História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google