A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda."— Transcrição da apresentação:

1 “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda

2 Oficina de Texto Jornalístico
TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61)

3 Como é que faz para ter uma notícia no site da FAB
Como é que faz para ter uma notícia no site da FAB ? Por que é que a minha notícia não entrou?

4 Filosofia de Facebook…

5

6 "Comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem"
David Ogilvy

7 Noticiar é um ato de comunicação, portanto:
Notícia Emissor Público Foco Edição

8 Por que escrevemos notícias na FAB?

9 Imprensa Públicos Público Interno Notaer
(Rádio Difral) Público Externo (& Interno) Aerovisão FAB TV Força Aérea FM (Mídias Sociais) Imprensa

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24 Ok. Como fazer?

25 Dica Básica: Pai. Mãe. Filhos. Esposa. Marido. Namorado. Namorada
Dica Básica: Pai ? Mãe ? Filhos ? Esposa ? Marido? Namorado? Namorada? Vizinho? Avó? Eles entenderiam o texto? Eles se interessariam pelo assunto?

26 Sem confeites (muito menos serpentina)
Dica N°1 Sem confeites (muito menos serpentina)

27

28

29 Dica N°1 Sem julgamentos
O texto não deve conter opinião. Não se deve dizer “o bom trabalho”, “os poderosos helicópteros” nem “o empenho e a motivação de todos”. Descreve, não julga. “Os helicóteros, recebidos a partir de 2010” no lugar de “os modernos helicóteros”.

30

31 Dica N°1 Sem adjetivos Risque todos os adjetivos.
Adjetivos devem ser utilizados somente – e com muito cuidado – para descrições. E ainda assim ao lado de informações concretas.

32

33 Ele pode ser Excelente. Mas não Exmo.
Dica N°2 Ele pode ser Excelente. Mas não Exmo.

34 Dica N°2 Sem pronomes de tratamento
No padrão da imprensa brasileira, não se utiliza qualquer pronome de tratamento. Não há “Exmo”. Exceção? Só Sua Santidade, Papa Francisco. E é discutível.

35 Dica N°2 O texto não precisa de nominata
Em notícias sobre solenidades, deve-se citar a principal autoridade presente. Demais pessoas somente se tiver relação com a história.

36

37

38

39 Dica N°3 Qual é o ponto de vista?

40 Dica N°3 Ponto de vista do leitor Notícia interna da BASV: (Mural?)
“ESM recebe novos equipamentos de manutenção” Notícia nível FAB: (Notaer?) “FAB reforça manutenção dos P-3” Notícia externa: (site?) “Brasil fortalece frota de aeronaves para proteção do pré-sal”

41 Dica N°4 Humanidade

42 Dica N°4 Não coisas, pessoas
Histórias são melhores quando têm pessoas. Coloca-se no lugar delas. Odontoclínica reforçada? Não são mais salas: são mais pacientes atendidos. Transporte de paciente? Não é um PAX. É uma vida.

43

44

45 Viver não é preciso Jornalismo tem que ser preciso
Dica N°5 Viver não é preciso Jornalismo tem que ser preciso

46 Dica N°5 Credibilidade Informações precisas têm maior credibilidade.
22 toneladas de doações É muito mais que “muitas doações” Até duas casas decimais 22,5 e não 22, Lembre-se do Pi: 3,14 Ou da gasolina: R$ 3,10

47 Dica N°5 Aproximações “Mais de 22 toneladas” “Mais de 5 mil militares”
“Cerca de 22 toneladas” “Aproximadamente 22 toneladas” O que não pode é dizer 25 e ser 5.

48 “Siglas Podem Atrapalhar”
SPA “Siglas Podem Atrapalhar”

49 Siglas Por que utilizar siglas? Polícia da Aeronáutica
.--.      PA

50 Siglas Por que NÃO utilizar siglas?
Referência errônea à mesma sigla: PA – O que é PA? Sigla que precisa ser explicada não é adequada Na comunicação, nós lidamos com pessoas de outros meios sociais “O costume de casa vai à praça”

51

52 Siglas Consagradas Siglas SRPV/SP Ibama IBGE Anvisa HSBC CENIPA MB VOR
Maj APP REP DCTA PA GAAAD COPAC Maj Brig FAA SGT TEN BINFAE

53 Siglas. Como usar Siglas? só as consagradas
O helicóptero transportou a equipe do IBGE até a aldeia Kaiapó. Explica a sigla na primeira vez A equipe do Grupo Especial do Inspeção em Voo (GEIV) realizou a missão na última segunda-feira. A aeronave do GEIV pousou na cidade na noite de domingo.

54 Mais Dicas

55 Dicas CAIXA ALTA É MAIS DIFÍCIL DE LER Não use chavão.
Escreva as frases de forma direta. Frases curtas.

56 Estrutura do texto

57

58

59 Estrutura PIRÂMIDE TRADICIONAL INTRODUÇÃO Importância dos fatos
DESENVOLVIMENTO FECHO

60

61 Estrutura TÍTULO LEAD Importância dos fatos PIRÂMIDE DADOS ADICIONAIS
INVERTIDA DADOS ADICIONAIS Importância dos fatos

62 Título Deve ser curto. Uma só frase.
Não inclui ponto final. Só raramente exclamação ou interrogação. Escreva as frases de forma direta. Deve incluir verbo ativo (cria, realiza, participa, destrói, explode, constrói, lança, afirma, declara…)

63 Exemplos Campeão Mundial lidera torneio de Pentatlo Aeronáutico
TÍTULO Campeão Mundial lidera torneio de Pentatlo Aeronáutico Ministérios da Defesa e da Educação ampliarão Projeto Soldado Cidadão em 2012 Força Aérea realiza curso para capacitar profissionais

64 Exemplos Comando da Aeronáutica cria Dia do Material Bélico
TÍTULO Comando da Aeronáutica cria Dia do Material Bélico FAB inova em sistema de gestão de estoque Aviadora atinge último estágio de operacionalidade no 5º ETA

65 Lead É a parte mais importante da notícia. É o primeiro parágrafo.
Inclui, obrigatoriamente, os seguintes dados: O QUÊ, QUEM, COMO, PORQUE, QUANDO e COMO. LEAD

66 Exemplos Os aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, operam por instrumentos nesta segunda- feira devido aos ventos e às chuvas, segundo a Infraero. Ambos aeroportos estão abertos tanto para pouso como para decolagem. LEAD

67 Lead Poder ter mais de uma frase. Mas a primeira frase deve conter o aspecto mais relevante da notícia (o principal critério de noticiabilidade). Deve ter linguagem direta e clara. Não se deve usar condicionais, nem forma indireta, nem perguntas. Se a notícia conter só o Lead, já é uma notícia. LEAD

68 Exemplos LEAD Os militares do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1°GTT), do Rio de Janeiro (RJ), realizaram a Operação Cascoral na Base Aérea de Florianópolis (BAFL)  entre os dias 29/10 e 02/11. O treinamento teve como objetivo o aprimoramento do efetivo em busca e salvamento, com exercícios de observação, lançamento de botes e kits salva-vidas, durante o dia e à noite.

69 Exemplos LEAD Depois de 34 anos de serviço ao país, a aeronave VC-96 (Boeing 737) realizou na segunda- feira  (7/11) sua última missão. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que apoiou o transporte de sete Presidentes da República, no período de 1976 a 2010, foi levado de Brasília para o Rio de Janeiro e incorporado ao acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL). O pouso ocorreu às 11 horas no Campo dos Afonsos.

70 Corpo do texto Deve elencar as demais informações, sempre em ordem da mais importante para a menos importante. O limite do tamanho do texto é a relevância das informações. Quando acabar o que interessa ao leitor, é hora de acabar. Mantêm-se o mesmo princípio da clareza.

71 Exemplo TÍTULO Ministérios da Defesa e da Educação ampliarão Projeto Soldado Cidadão em 2012 O Projeto Soldado Cidadão será ampliado a partir do ano que vem. O acordo de cooperação assinado na segunda-feira (7/11) entre o Ministro da Defesa, Celso Amorim, e o Ministro da Educação, Fernando Haddad, prevê a qualificação de 35000 militares em 2012. Os recursos virão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação. De acordo com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a parceria com o Pronatec vai se estender aos Ministérios do Trabalho, Desenvolvimento Social e Turismo. No mesmo dia da assinatura do convênio, foi realizada a entrega do Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado Cidadão à Base Aérea do Galeão, no Teatro da Poupex, em Brasília.

72 Exemplo TÍTULO Os aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, em São Paulo, operam por instrumentos nesta segunda-feira devido aos ventos e às chuvas, segundo a Infraero (estatal que administra os terminais). Ambos aeroportos estão abertos tanto para pouso e como para decolagem. No aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande SP, dez voos foram cancelados, o que representa 31,3% do total de voos previstos para a manhã de hoje, segundo a Infraero. Por volta das 8h30, havia também 3 voos atrasados em Guarulhos. Já no aeroporto de Congonhas, na zona sul de SP, 10 voos também foram cancelados, representando 18,9% do movimento. Dois outros voos estavam atrasados, no mesmo horário. Em todo o país, 60 voos foram cancelados; o número representa 10,5 % dos 572 voos programados para o período que vai da 0h às 8h desta segunda- feira.

73 Citações

74 Qualquer texto jornalístico pode trazer citações de pessoas.
A citação serve para incluir opiniões, críticas, julgamentos, elogios, etc. É preciso ter extrema correção com a citação. Pode-se corrigir gramática e cortar trechos, mas nunca reescrever. Também há o discurso indireto.

75 O Ministro da Defesa, Celso Amorim, visitou na quinta-feira (22/9) a estrutura montada pela Força Aérea Brasileira em Dourados (MS) para a Operação Ágata 2. "É um trabalho absolutamente indispensável para proteger o nosso espaço aéreo", afirmou o ministro. Localizado a 90 km da fronteira, o aeroporto da cidade se tornou sede provisória de caças, aviões de transporte e helicópteros da FAB que cumprem missões que vão da interceptação de aeronaves em voos irregulares até ações cívico-sociais em comunidades da região. O Ministro ressaltou a ação integrada das três Forças.

76 A comitiva do Ministro Celso Amorim foi acompanhada pelo Comandante Geral de Operações Aéreas da FAB, Tenente-Brigadeiro Gilberto Antônio Saboya Burnier. "À semelhança da Ágata 1, nós estamos realizando vários tipos de treinamento que só se faz em operações desta natureza", afirmou. Para o Brigadeiro Burnier , entre os principais destaques estão a mobilização realizada por meio terrestre, a participação das Unidades Celulares de Intendência (UCI) e os novos sensores de reconhecimento que são usados para identificar alvos. "Conquistamos mais um degrau na progressão operacional", concluiu.

77 Fotojornalismo

78 Fotojornalismo A imagem para o jornalismo não é uma foto qualquer.
A foto deve apoiar, reforçar, confirmar o texto. As dicas de produção jornalística não servem só para texto. Também valem para as imagens.

79

80

81

82

83

84

85

86

87 Fotojornalismo Uma imagem pode fazer a Unidade ter um destaque que não teria. Em toda missão, seria interessante ter pelo menos uma máquina fotográfica. Imagens capturadas em algumas missões (como resgate) podem ter destaque nacional.

88

89 Fotojornalismo É melhor uma foto ser de domínio público que um só jornal publicar várias fotos. Fotojornalismo não é foto de relatório, nem de Facebook. A foto não deve ter caráter solene.

90

91

92

93

94

95

96 Vamos treinar?

97 “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda


Carregar ppt "“Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca idéias.” Pablo Neruda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google