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Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.

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1 Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0

2 Introdução O termo Web 2.0 é utilizado para designar uma nova tendência da internet, onde os usuários passam a interagir com as páginas e é possível compartilhar informação e conhecimento entre eles. Na web 2.0 as páginas estão sempre em constante mudanças. Usuários não precisam instalar programas ou deixar arquivos salvos em seu computador para a interação. Proporciona maior troca de informações entre os usuários Basta qualquer dispositivo conectado a internet para que o usuário possa fazer parte.

3 Histórico O termo “Web 2.0” passou a existir em 2004, com seu criador, Tim O´Reilly Porém antes mesmo do termo existir, já era possível vermos exemplos de onde existia tal interação, como foi apontado por Tim Berners-Lee, o inventor da WWW, que ficara insatisfeito com o termo, pois, segundo ele, as ferramentas já existiam na web 1.0. O Google, que surgiu em 1998, por exemplo, ao criar um banco de dados, para mostrar quais os sites mais acessados, lembrar o histórico de consultas e sugerir sites relacionados A Wikipedia, um dos principais sites da web 2.0, surgiu em 2001 e permite que os usuários coloquem informações e administrem elas. Redes sociais e ferramentas como o “google ads” mudaram mudou a forma de comunicação da empresa e a publicidade, assim como de seus usuários entre sí.

4 Funcionamento “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para se obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva” 3 Etapas: Usar a internet como plataforma para serviços. Democratizar a internet Empregar novos métodos de distribuição de informação

5 Funcionamento A fim de suprir essas 3 etapas: RSS XML AJAX Agora o usuário, que antes só recebia a informação, agora pode compartilhar suas experiências para agregar conhecimento coletivo. O usuário que antes era passivo passa a se tornar mais ativo. Como na web 2.0 os usuários podem interagir, os sites estão sempre mudando, apresentando falhas, soluções etc. o termo de “beta eterno”, que diz que nunca há uma versão final de um site ou serviço.

6 Vantagens e Benefícios Facilidade de se criar um conteúdo online ou compartilhar uma informação em alguma rede social. Mais acesso à informação Mais conhecimento à população A informação não fica no seu computador, e sim em servidores virtuais. Elimina a necessidade de ter programas instalados no seu computador ou CD´s ou pendrivers contendo a informação para que não possa as perder. A informação fica mais difícil de ser manipulada Permite acesso a diversas fontes e ouvir vários pontos de vistas distintos.

7 Desvantagens e Dificuldades Na web 2.0, a privacidade das pessoas diminui. A confiabilidade dos dados A qualidade da informação A falta de regulamentação virtual Para poder armazenar tanta informação, é necessário um gasto cada vez maior em servidores. Risco de perda de informações relevantes Aumento da dificuldade de controle Pirataria

8 Exemplos Camiseteria A Camiseteria é uma das maiores lojas online que vendem camisetas. O que fez com que ela se diferencie dos concorrentes é que ela utiliza a web 2.0 desde a confecção de seus produtos até o atendimento ao cliente. Os usuários do site enviam uma estampa criada por eles mesmos, e há uma votação no site para saber quais serão as estampas que farão parte do portfolio. Clientes têm a oportunidade de enviarem fotos vestindo o produto novo, e a foto é disponibilizada no site para que outros membros as vejam mantém um blog em seu site para que os clientes possam ver os novos produtos e uma conta no twitter para dúvidas ou reclamações. Com isso a empresa conseguiu com que o cliente se sentisse parte da empresa, garantindo clientes satisfeitos que divulgam a empresa de forma espontânea.

9 Exemplos Twitter como ferramenta de protestos no Irã O Irã, a fim de manter uma censura em relação as eleições em seu país, bloqueou comunicações via celular e acesso a vários sites de cunhos contrários ao partido vencedor.. protestantes encontraram no twitter uma forma de serem ouvidos Vendo essa oportunidade, vários usuários passaram a postar no microblog suas insatisfações e denúncias, como o caso de violência policial. Twitter foi uma ferramenta essencial para o mundo ter acompanhado o problema político que o país enfrentava Twitter reconheceu a causa dos opositores, e adiaram uma manutenção no site que duraria 90 minutos, por acreditarem que sua ferramenta estaria sendo utilizada para uma maior democratização do mundo.

10 Exemplos Google e CPI da pedofilia Usuários brasileiros estão criando perfis para práticas de pedofilia O Google, que é uma empresa sediada nos Estados Unidos não cede dados dos usuários alegando que isso fere a privacidade de seus usuários. Como os servidores não estão localizados no Brasil, a justiça não pode simplesmente fechar o site ou ir atrás dos agressores. Nesse caso é preciso entrar com um processo formal ao congresso americano. Esse processo burocrático tende a enfraquecer a eficiência no combate das práticas dos pedófilos.


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