Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sistema Circulatório 2 Rosana Moraes
2
O controle dos batimentos cardíacos
O nódulo sinoatrial comanda o ritmo dos impulsos nervosos. Ele é o marca-passo da dinâmica o coração. O nódulo atriovetricular está ligado ao feixe de His responsável pela condução dos estímulos elétricos para o septo interventricular. A rede de Purkinje distribui o estímulo pelas paredes dos ventrículos. Os batimentos cardíacos dependem do controle do sistema nervoso autônomo, porém o coração apresenta dois nódulos que são formados de uma variedade muito especial de células cardíacas, capazes de gerar e conduzir estímulos elétricos para outras partes do coração. São eles o nódulo sinoatrial, o nódulo atrioventricular, o fascículo de átrio-ventricular (feixe de His) e uma rede de fibras (fibras de Paurkinje)
3
Frequência Cardíaca É o número de vezes que o coração bate por unidade de tempo (a unidade mais usada é o minuto). A taquicardia é uma elevação na frequência cardíaca. A bradicardia é uma diminuição da frequência cardíaca. A frequência cardíaca depende do sexo, da idade, do grau de atividade e do estado emocional da pessoa.
4
O trajeto do sangue no sistema cardiovascular
Circulação sistêmica ou grande circulação: AE – VE – AA – Tecidos corporais – VC - AD Circulação Pulmonar ou pequena circulação: AD – VD – AP – PULMÕES – VP - AE
5
A pressão sanguínea A pressão que o sangue faz na parede das artérias é denominada de pressão sanguínea. Em uma pessoa saudável, a pressão na artérias durante a sístole ventricular, denominada pressão sistólica , fica em torno de 12cmHg (centímetros de mercúrio) e durante a diástole ventricular, a pressão diastólica, fica em torno de 8cmHg. Pressão ideal = 12 x 8 cmHg
6
O aparelho que mede a pressão arterial e o esfigmomanômetro.
8
Hipertensão arterial ocorre quando a pressão exercida pelo sangue na parede das artérias é muito forte ficando acima dos limites normais da pressão arterial.
9
Devido a este aumento de pressão o coração tem de fazer um maior esforço para conseguir bombear o sangue para todo o corpo.
10
A circulação linfática
Sangue nos capilares contendo nutrientes e gás oxigênio. Líquido contendo nutrientes e gás oxigênio sai dos capilares (líquido tissular ou intersticial) e banha os tecidos. Por difusão nutrientes e oxigênio entram nas células do tecidos. As células eliminam por difusão excretas e gás carbônico que se misturam ao líquido que extravasou. Grande parte desse líquido volta para os capilares. Isso ocorre devido á pressão sanguínea e a coloidosmótica, exercida elas proteínas do plasma (albumina). O restante do líquido que não volta para o sangue é drenado para os capilares linfáticos e agora é denominado LINFA.
11
Os capilares são vasos de fundo cego que nascem nos tecidos e reúnem-se uns com os outros, formando vasos cada vez mais calibrosos, os vasos linfáticos. Esses vasos desembocam nas veias da circulação sanguínea (jugulares e subclávias). A linfa que é transportada pelos vasos linfático possui água, proteínas, leucócitos e outros materiais particulares. Quando passa pelos linfonodos eles se encarregam de filtrá-la.
12
VISÃO GERAL DO SISTEMA LINFÁTICO
A função do sistema linfático é drenar o líquido que vazou dos capilares sanguíneos para os tecidos e defender o nosso organismo. VISÃO GERAL DO SISTEMA LINFÁTICO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.