A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Contribuições dos textos de Lino de Macedo

2 SITUAÇÃO-PROBLEMA: FORMA E RECURSO DE AVALIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM ESCOLAR Uma situação-problema requer o enfrentamento e, se possível, a resolução de um obstáculo previamente identificado pela classe; A situação-problema deve ser identificada, o obstáculo deve ser reconhecido e ter sentido de aprendizagem.

3 NA IDEIA DE SITUAÇÃO-PROBLEMA HÁ:
intenção de alcançar um bom resultado; desejo de resolver; nem sempre as decisões tomadas são bem sucedidas; uma situação-problema continua como tal, mesmo que a resolução não seja a melhor. a solução expressa-se como intenção, projeto e não como condição.

4 SENTIDO CONSTRUTIVO DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Como aprender com os erros? Como melhorar? Como aperfeiçoar?

5 AÇÃO DO EDUCADOR Nem sempre sabemos fazer perguntas e encontrar nas respostas, ainda que passageiras, o que nos inquieta. Os alunos não dispõem no início dos meios adequados para a solução buscada. Por isso, a situação é de aprendizado. O que mais temos a fazer? O que podemos fazer melhor? O que é necessário mobilizar? A que devemos recorrer?

6 COMO AVALIAR POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA?
O enunciado cria um contexto ou circunstância que confere ao item uma autonomia, no sentido de ser um bom recorte ou situação-problema? A tarefa a ser realizada está bem caracterizada? É possível realizar a tarefa nos limites espaciais e temporais, aceitos ou determinados para a prova? As alternativas estão bem formuladas e criam obstáculos que convidam à reflexão do aluno?

7 CARACTERÍSTICAS DA COMPETÊNCIA:
tomada de decisão; mobilização de recursos (afetivos ou cognitivos) e saber agir, enquanto construção; coordenação e articulação de esquemas de ação ou de pensamento, envolve saber agir, saber dizer, saber comunicar, saber fazer, saber explicar, saber compreender, saber encontrar a razão.

8 COMPETÊNCIA ENVOLVE: assumir compromissos; autonomia;
ousar, correr riscos; julgar algo na precariedade da situação; saber apreciar, julgar. julgar em momentos de incerteza, dificuldade, ambivalência, contradição, dúvida e, por isso, ser competente é ser tolerante e generoso.

9 REFLEXÕES Por que avaliar competências e habilidades por meio de situações-problema ou de projetos? Por que avaliar competências e habilidades por meio de situações-problema? Habilidade para aprender matemática, segundo Krutestsky é um domínio rápido, fácil e meticuloso dos conhecimentos, capacidades e hábitos em matemática.

10 Matemática: de bruxa a fada madrinha
Relato dos pais O seu filho fala sobre as atividades desenvolvidas na matemoteca? Comenta que trabalha com a matemática brincando e que assim fica mais fácil. Minha filha adora a matemoteca, mostra- se interessada e ansiosa diante dessa atividade, inclusive apresenta esquemas interessantíssimos de multiplicação. Fala que é interessante, legal e que ajuda a aprender.

11 Matemática: de bruxa a fada madrinha
Não temer errar e saber que é capaz de aprender sem sofrimento. Está pensando mais rápido. Mostrou-se mais organizada e rápida nos cálculos. Quando está estudando, usa vários métodos para resolvê-los. A didática que está sendo usada nesse método de ensino é surpreendente. Achei que se interessou mais pela matemática. Melhorou a compreensão.

12 Matemática: de bruxa a fada madrinha
Relato dos alunos – 5º ano Quando eu entrei na matemoteca, pensei que não iria conseguir fazer nada, mas depois eu vi que era tudo fácil. Antes de entrar na matemoteca, eu não sabia. Agora, estou mais sabida. Saber é a coisa mais importante na vida, também amar um ao outro. Aprendo mais ainda que eu sei. Fizemos amigos, sentimos alegria e não é chato, sabe por quê? Porque nós brincamos. No primeiro dia, achei difícil, mas fui acostumando e aprendendo. No fundo, aprendi com a professora a respeitar os outros, não sentir vergonha de participar e não mentir. Eu descobri alguns segredos da matemática na matemoteca.

13 Matemática: de bruxa a fada madrinha
Eu sei, todo mundo sabe, a senhora sabe, que a tabuada nem todo mundo decora. Às vezes, a gente esquece das coisas, não é? Não pergunto quando não compreendo algum jogo, porque sei que sempre existe alguma solução. Acho que sou melhor jogador do que no início da matemoteca. O que mudou foi a paciência, o modo de jogar, estou entendendo melhor as operações e a matemática. Participo das aulas com atenção, porque descubro a matemática, aprendo os jogos e a professora ensina muito bem. Gostei do quebra-cabeça 4 cores. Ele é difícil, mas não é impossível.

14 Matemática: de bruxa a fada madrinha
Posso melhorar o meu desempenho, pensando mais nas jogadas e fazendo o cálculo mental. Na primeira rodada, nós não sabemos jogar muito bem, já, na segunda rodada, nós sabemos jogar. Para ganhar o jogo, você precisa saber matemática. Temos uma regra muito importante: os jogos emprestados pela professora precisam ser devolvidos na data combinada.

15 Matemática: de bruxa a fada madrinha
Matemoteca é um jeito de aprender e brincar ao mesmo tempo. Na matemoteca, eu posso resolver problemas. Na matemoteca eu tenho muita atenção e concentração, se não fica impossível fazer o jogo. Participei da oficina de jogos e eu me diverti. Lá, eu aprendo a ajudar o amigo quando ele sente dificuldade e respeito o amigo. Aprendi que não há como vencer no jogo sem que você tenha sorte, atenção, paciência, compreensão com seus colegas.

16

17


Carregar ppt "AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google