A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
Escola Básica E.B. 2º e 3º Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior O Lápis Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio

2 A História do lápis O minério de grafita, ou o grafite que é usado nos lápis actuais, foi descoberto em 1400 na Bavaria*, mas ainda não se sabia muito bem o que fazer com ele. Em 1504, descobriram uma mina de grafite em Cuberland, na Inglaterra, e os primeiros lápis começaram a ser produzidos, envolvidos em peles de carneiro. O primeiro lápis de madeira tinha grafite no meio, era parecido com os de hoje, mas foi apenas fabricado em 1662. * (é um dos dezasseis estados federais da Alemanha, localizado no extremo sudeste do país).

3 De que material é feito o lápis?
O grafite duro como os que usamos na escola surgiu por obra e graça do imperador da França, Napoleão Bonaparte, no século XVIII. Quando a França, estava em guerra com Inglaterra, Napoleão pediu aos cientistas franceses que arranjassem uma maneira de substituir o produto em falta, o minério de grafite.

4 De que material é feito o lápis?
O químico Nicolas Conté aqueceu a altas temperaturas, uma mistura com bastante argila, um pouco de grafite, massa e água, inventou-se assim o grafite duro, e até hoje os lápis são fabricados através deste processo. Ceras e tintas foram incorporadas à mistura e assim surgiu o lápis de cor!

5 Os vários tipos de lápis:
-Carvão; -Pastel; -Cor.

6 O Carvão O carvão usado para desenhos é um dos materiais mais antigos do mundo, frequentemente encontrado nas pinturas rupestres. Mas também é a inspiração de grandes mestres do desenho e da pintura, que fazem belos jogos de luz e sombra em traços firmes. Feito por meio da queima completa do caule de plantas como a tília e o salgueiro, o carvão é muito usado para fazer esboços, pois apaga-se com facilidade.

7

8 O Pastel O pastel foi inventado no século XV, o pastel é a mistura de pigmentos em pó misturados com goma-arábica e cola. Existem dois tipos de pastel: pastel oleoso e pastel seco. O pastel oleoso é o que todos nós já conhecemos, o lápis de cera. O pastel seco tem um aspecto parecido com o pastel oleoso, mas quando nós passamos o dedo em cima do risco, fica tudo borrado.

9

10 Lápis de cor Os lápis de cor são feitos a partir de uma mistura de talco e substâncias corantes. Existem lápis de durezas diferentes, e de três tipos principais: os de mina grossa e relativamente macia, resistentes à luz e água e não precisam de fixador. Os de mina mais fina e mais dura, são usados para desenhos com muito detalhe, também resistentes à água. Os lápis com minas solúveis em água (aguareláveis) permitem um trabalho misto de desenho e aguarela.

11

12 A Utilidade dos lápis Lápis é um instrumento utilizado para:
O desenho; A escrita; A pintura.

13 O Desenho O desenho é o meio pelo qual se cria uma imagem. Mas ele geralmente envolve um processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida) também pode ser chamada de desenho. Quando esta composição possui uma certa intenção estética, o desenho passa a ser considerado um suporte artístico. O desenho envolve uma atitude do desenhista em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.

14 Escrita Na escrita nós podemo-nos expressar da forma que quisermos, por isso também é uma arte, ou seja nós, na escrita desenvolvemos o que pensamos, expressamos à “nossa maneira”. A escrita é o processo de registo de caracteres através de um meio, com a intenção de formar palavras e/ou outras amplas construções de linguagem. O(s) instrumento(s) usados nesse registo, e o meio no qual o registo é feito, podem ser quase infinitos, e podem ser realizados através de qualquer instrumento capaz de produzir marcas numa superfície que os aceitará; a escrita já foi feita até mesmo num nível quase atómico.

15 A Pintura A pintura é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede. A pintura diferencia--se do desenho pelo uso dos pigmentos líquidos e do uso constante da cor, enquanto aquele apropria-se principalmente de materiais secos. Com a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital, a ideia de que pintura não precisa se limitar à aplicação do "pigmento em forma líquida". Actualmente o conceito de pintura pode ser ampliado para a representação visual através das cores. Mesmo assim, a definição tradicional de pintura não deve ser ignorada.

16 Cristelle Correia, 7ºA, Nº7.
Trabalho realizado por: Beatriz Cruz, 7ºA, Nº2; Cristelle Correia, 7ºA, Nº7.


Carregar ppt "Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google