Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBrenno Sarmento Alterado mais de 9 anos atrás
1
Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica humberto@fab.mil.br humberto@fab.mil.br (61) 3966-9153
2
Objetivo Conhecer as principais dicas para conceder uma entrevista
3
Roteiro Como aparecer Como falar O quê falar
4
Quem é um bom entrevistado?
9
O que é “treinamento de mídia”?
10
Treinamento de Mídia......não é adequado para quando não se quer uma entrevista ou não é adequado ter uma entrevista. É preciso lembrar que há outras alternativas, como resposta por escrito.
11
Treinamento de Mídia é......uma forma de APROVEITAR a oportunidade de uma entrevista para passar as MENSAGENS de interesse, seja para projetar ou proteger a instituição
12
Treinamento de Mídia é......lembrar que o entrevistado tem pouco tempo na TV ou poucas linhas no jornal e tentar aproveitar esse espaço da melhor maneira possível
13
Não é se SAFAR. É acertar o alvo!
14
Linguagem adequada Percepção da natureza da entrevista Mensagens definidas + + O que é necessário?
15
O FOCO em VOCÊ
16
Com que roupa eu vou?
17
7°A é um uniforme bastante representativo da Força Aérea. Dificilmente é confundido com outra instituição.
18
4° e 5°tendem a não ser identificados com a FAB. Geralmente são usados somente quando o evento é com este uniforme.
19
8°é bom para contexto operacional. Cuidado com a padronização.
20
10°é bom para contexto operacional. CUIDADO apenas para não ser confundido com o Exército.
23
Eu olho pra onde?
24
E os braços?
25
O que posso usar?
26
A não ser que…
27
E atrás de mim?
29
Imagem
35
Cuidado com os gestos!
36
Não dá para evitar
38
Dá para evitar
39
Qual a diferença?
40
O que dizer?!
41
COMUNICAÇÃO EFETIVA C / C / C COERÊNCIA: “DIZER COISA COM COISA” CLAREZA: “FALAR E SER ENTENDIDO” CONCISÃO: “FALAR POUCO E DIZER MUITO” Desafio
42
É um diálogo!
43
Respostas & Efeitos FATO BOM + RESPOSTA BOA = NOTÍCIA MUITO BOA FATO BOM + RESPOSTA RUIM = NOTÍCIA BOA / NEUTRA FATO RUIM + RESPOSTA BOA = NOTÍCIA RUIM / NEUTRA FATO RUIM + RESPOSTA RUIM = NOTÍCIA MUITO RUIM
44
"Ainda estou organizando minha vida, mas somente após o período de cinco anos de trabalho obrigatório pensarei melhor sobre o que farei em seguida"
45
CUIDADO! Mesmo entrevistas de assuntos positivos podem se tornar o estopim de uma crise Lembre-se de que os repórteres não vão temer fazer qualquer pergunta a qualquer autoridade
46
Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?
47
Qual o assunto? É comigo? Quem é bom para falar? Emissor
48
O que fiz sobre esse assunto? Tenho informações? Posso receber a equipe? Emissor
49
Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?
50
Quem vai assistir? O que eles querem saber? Como eles falam? Emissor
51
Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?
52
Qual o veículo? Eles já cobriram o assunto? Qual o tempo deles? Emissor
53
Como está a cobertura da imprensa sobre esse assunto? Emissor
54
Quem mais eles estão entrevistando? Emissor
55
O que vão perguntar? O que aconteceu? Por que aconteceu? Quem está envolvido? Quais os benefícios para o cidadão? Quanto custa? Quais as providências adotadas após o ocorrido? O que será feito para que não aconteça de novo?
56
Roteiro: 1) Conheça o assunto, contextualize. 2) Discuta quais os pontos fortes e as vulnerabilidades 3) Pense nas possíveis perguntas que possam surgir 4) Elabore as Ideias-Força
57
IDEIA-FORÇA Ideia-Força é formulada de acordo com a lógica da edição jornalística Frase curta Posicionamento claro Conteúdo
58
IDEIA-FORÇA É a base do treinamento de mídia: é a ideia que o entrevistado quer passar São as aspas que a gente quer ver na reportagem escrita É o tempo que a gente quer ocupar na TV Ideia-Força é formulada de acordo com a lógica da edição jornalística
59
IDEIA-FORÇA Uma frase simples, mas carregada de conteúdo (Idéias que tento divulgar) Argumentos pró-ativos, formulados de modo positivo Ser pró-ativo não significa minimizar o problema.
60
IDEIA-FORÇA “Voar no Brasil é seguro” “O Gripen NG traz benefícios para o Brasil” “O Comando da Aeronáutica já iniciou a investigação” “Nós vamos fazer o melhor para resgatar as vítimas” “Já foi aberto um Inquérito para apurar o caso”
61
Modelo mental Pergunta do jornalista ↓ Pergunta a si mesmo: É da minha área? ↓ Idéia-Força de Resposta X Idéia-Força de Socorro
62
Uso da IDEIA-FORÇA 1)Sinalizar: amarrar a informação a gestos, tom de voz ou expressões faciais. 2)Pontes: levar ao assunto para zona de segurança. 3)Gancho: prender a tenção do repórter.
63
Pontes -A aeronave que a FAB pretende comprar custa 20% acima do valor médio? R: O avião custa mais caro, em compensação é capaz de...
64
Pontes com refutação direta -A Base Aérea será fechada? R: A Base Aérea não será fechada e ampliará a sua capacidade de defesa com a chegada de um novo esquadrão.
65
Pontes com refutação de julgamento -Oito pilotos morreram? R: Os oito pilotos morreram quando cumpriam uma missão de grande importância para as operações na área.
66
Gancho de informação -Como a FAB deverá atuar no esquema de segurança da visita do Obama? R: A FAB deverá executar um controle total do espaço aéreo sobre Brasília e caças estarão de prontidão. Os caças que participam...
67
Gancho de mudança de foco -O espaço aéreo será fechado com a visita do Obama? R: Sim, mas a atenção da Aeronáutica é que o dano para o tráfego civil seja o menor possível. As medidas adotadas são semelhantes...
68
Gancho de fuga de foco -É fato que os caças Su-30 da Venezuela são superiores aos caças brasileiros que fazem a segurança da visita do Obama? R: Este não é o caso de fazer qualquer comparação com outro país. O importante é que nossas aeronaves estão prontas para cumprir sua missão.
69
Fuga de tema -O senhor acredita que é correto as Forças Armadas serem usadas para essa missão? R: Fomos acionados pelo Ministério da Defesa. Nosso foco aqui é mostrar como vamos cumprir a missão.
70
Fuga de tema -Mas o senhor, como militar, acha que é certo a FAB transportar médicos cubanos? R: Nosso foco aqui é cumprir a missão para a qual fomos acionados.
71
Erros comuns
72
Os mais comuns são: Desprezo Mentira Sincericídio Corda e banquinho Falta de informação
73
Os mais comuns são: Desprezo Mentira Sincericídio Corda e banquinho Falta de informação
74
Cuidado! As técnicas de fuga não podem ser utilizadas quando a responsabilidade é sua. Eufemismos são ótimos para diminuir o impacto, mas não dá para tapar o sol com a peneira. Você é do DECEA e o problema é do COMGAR? E?
75
Linguagem inapropriada ou complexa SPA Entrevista repleta de declarações e opiniões, mas sem fatos Crença na predisposição ideológica da grande imprensa (o seu fato pode ser a primeira exceção) Erro na avaliação de popularidade e credibilidade Mais erros
76
Cuidado! Não escute segredo de jornalista Jornalista é jornalista 24 h por dia Não desabafe
77
Descontrole: Quem perde a elegância perde tudo!
78
ÁUDIO UM CONTROLADOR DE VOO SOFREU UM INFARTO? VOO
79
A entrevista só acaba quando você vai embora!
80
Dicas
81
Utilize exemplos. Seja simples nas respostas. Quando a pergunta vier em várias partes, responda por partes, com mais espaço para o que for positivo. Evite palavras dramáticas como “mortes”, “massacre”, etc. Não responda só “sim” ou “não”. Linguagem difícil irá fazer com o que o jornalista não entenda ou não preste atenção.
82
Não complete as frases de jornalista de TV ou de rádio Em TV e rádio, não responda com “isso mesmo” ou “é exatamente como você disse” Se a pergunta não for exatamente no foco da entrevista, não é problemático dizer “não tenha essa informação agora” Cuidado com dados novos no momento da entrevista
83
Roteiro Como aparecer Como falar O quê falar
84
Objetivo Conhecer as principais dicas para conceder uma entrevista
85
Vamos treinar?
86
OFICINA DE CRISE Áudio
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.