A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61) 3966-9153.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61) 3966-9153."— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica humberto@fab.mil.br humberto@fab.mil.br (61) 3966-9153

2 Objetivo Conhecer as principais dicas para conceder uma entrevista

3 Roteiro Como aparecer Como falar O quê falar

4 Quem é um bom entrevistado?

5

6

7

8

9 O que é “treinamento de mídia”?

10 Treinamento de Mídia......não é adequado para quando não se quer uma entrevista ou não é adequado ter uma entrevista. É preciso lembrar que há outras alternativas, como resposta por escrito.

11 Treinamento de Mídia é......uma forma de APROVEITAR a oportunidade de uma entrevista para passar as MENSAGENS de interesse, seja para projetar ou proteger a instituição

12 Treinamento de Mídia é......lembrar que o entrevistado tem pouco tempo na TV ou poucas linhas no jornal e tentar aproveitar esse espaço da melhor maneira possível

13 Não é se SAFAR. É acertar o alvo!

14 Linguagem adequada Percepção da natureza da entrevista Mensagens definidas + + O que é necessário?

15 O FOCO em VOCÊ

16 Com que roupa eu vou?

17 7°A é um uniforme bastante representativo da Força Aérea. Dificilmente é confundido com outra instituição.

18 4° e 5°tendem a não ser identificados com a FAB. Geralmente são usados somente quando o evento é com este uniforme.

19 8°é bom para contexto operacional. Cuidado com a padronização.

20 10°é bom para contexto operacional. CUIDADO apenas para não ser confundido com o Exército.

21

22

23 Eu olho pra onde?

24 E os braços?

25 O que posso usar?

26 A não ser que…

27 E atrás de mim?

28

29 Imagem

30

31

32

33

34

35 Cuidado com os gestos!

36 Não dá para evitar

37

38 Dá para evitar

39 Qual a diferença?

40 O que dizer?!

41 COMUNICAÇÃO EFETIVA C / C / C COERÊNCIA: “DIZER COISA COM COISA” CLAREZA: “FALAR E SER ENTENDIDO” CONCISÃO: “FALAR POUCO E DIZER MUITO” Desafio

42 É um diálogo!

43 Respostas & Efeitos FATO BOM + RESPOSTA BOA = NOTÍCIA MUITO BOA FATO BOM + RESPOSTA RUIM = NOTÍCIA BOA / NEUTRA FATO RUIM + RESPOSTA BOA = NOTÍCIA RUIM / NEUTRA FATO RUIM + RESPOSTA RUIM = NOTÍCIA MUITO RUIM

44 "Ainda estou organizando minha vida, mas somente após o período de cinco anos de trabalho obrigatório pensarei melhor sobre o que farei em seguida"

45 CUIDADO! Mesmo entrevistas de assuntos positivos podem se tornar o estopim de uma crise Lembre-se de que os repórteres não vão temer fazer qualquer pergunta a qualquer autoridade

46 Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?

47 Qual o assunto? É comigo? Quem é bom para falar? Emissor

48 O que fiz sobre esse assunto? Tenho informações? Posso receber a equipe? Emissor

49 Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?

50 Quem vai assistir? O que eles querem saber? Como eles falam? Emissor

51 Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?

52 Qual o veículo? Eles já cobriram o assunto? Qual o tempo deles? Emissor

53 Como está a cobertura da imprensa sobre esse assunto? Emissor

54 Quem mais eles estão entrevistando? Emissor

55 O que vão perguntar? O que aconteceu? Por que aconteceu? Quem está envolvido? Quais os benefícios para o cidadão? Quanto custa? Quais as providências adotadas após o ocorrido? O que será feito para que não aconteça de novo?

56 Roteiro: 1) Conheça o assunto, contextualize. 2) Discuta quais os pontos fortes e as vulnerabilidades 3) Pense nas possíveis perguntas que possam surgir 4) Elabore as Ideias-Força

57 IDEIA-FORÇA Ideia-Força é formulada de acordo com a lógica da edição jornalística Frase curta Posicionamento claro Conteúdo

58 IDEIA-FORÇA É a base do treinamento de mídia: é a ideia que o entrevistado quer passar São as aspas que a gente quer ver na reportagem escrita É o tempo que a gente quer ocupar na TV Ideia-Força é formulada de acordo com a lógica da edição jornalística

59 IDEIA-FORÇA Uma frase simples, mas carregada de conteúdo (Idéias que tento divulgar) Argumentos pró-ativos, formulados de modo positivo Ser pró-ativo não significa minimizar o problema.

60 IDEIA-FORÇA “Voar no Brasil é seguro” “O Gripen NG traz benefícios para o Brasil” “O Comando da Aeronáutica já iniciou a investigação” “Nós vamos fazer o melhor para resgatar as vítimas” “Já foi aberto um Inquérito para apurar o caso”

61 Modelo mental Pergunta do jornalista ↓ Pergunta a si mesmo: É da minha área? ↓ Idéia-Força de Resposta X Idéia-Força de Socorro

62 Uso da IDEIA-FORÇA 1)Sinalizar: amarrar a informação a gestos, tom de voz ou expressões faciais. 2)Pontes: levar ao assunto para zona de segurança. 3)Gancho: prender a tenção do repórter.

63 Pontes -A aeronave que a FAB pretende comprar custa 20% acima do valor médio? R: O avião custa mais caro, em compensação é capaz de...

64 Pontes com refutação direta -A Base Aérea será fechada? R: A Base Aérea não será fechada e ampliará a sua capacidade de defesa com a chegada de um novo esquadrão.

65 Pontes com refutação de julgamento -Oito pilotos morreram? R: Os oito pilotos morreram quando cumpriam uma missão de grande importância para as operações na área.

66 Gancho de informação -Como a FAB deverá atuar no esquema de segurança da visita do Obama? R: A FAB deverá executar um controle total do espaço aéreo sobre Brasília e caças estarão de prontidão. Os caças que participam...

67 Gancho de mudança de foco -O espaço aéreo será fechado com a visita do Obama? R: Sim, mas a atenção da Aeronáutica é que o dano para o tráfego civil seja o menor possível. As medidas adotadas são semelhantes...

68 Gancho de fuga de foco -É fato que os caças Su-30 da Venezuela são superiores aos caças brasileiros que fazem a segurança da visita do Obama? R: Este não é o caso de fazer qualquer comparação com outro país. O importante é que nossas aeronaves estão prontas para cumprir sua missão.

69 Fuga de tema -O senhor acredita que é correto as Forças Armadas serem usadas para essa missão? R: Fomos acionados pelo Ministério da Defesa. Nosso foco aqui é mostrar como vamos cumprir a missão.

70 Fuga de tema -Mas o senhor, como militar, acha que é certo a FAB transportar médicos cubanos? R: Nosso foco aqui é cumprir a missão para a qual fomos acionados.

71 Erros comuns

72 Os mais comuns são: Desprezo Mentira Sincericídio Corda e banquinho Falta de informação

73 Os mais comuns são: Desprezo Mentira Sincericídio Corda e banquinho Falta de informação

74 Cuidado! As técnicas de fuga não podem ser utilizadas quando a responsabilidade é sua. Eufemismos são ótimos para diminuir o impacto, mas não dá para tapar o sol com a peneira. Você é do DECEA e o problema é do COMGAR? E?

75 Linguagem inapropriada ou complexa SPA Entrevista repleta de declarações e opiniões, mas sem fatos Crença na predisposição ideológica da grande imprensa (o seu fato pode ser a primeira exceção) Erro na avaliação de popularidade e credibilidade Mais erros

76 Cuidado! Não escute segredo de jornalista Jornalista é jornalista 24 h por dia Não desabafe

77 Descontrole: Quem perde a elegância perde tudo!

78 ÁUDIO UM CONTROLADOR DE VOO SOFREU UM INFARTO? VOO

79 A entrevista só acaba quando você vai embora!

80 Dicas

81 Utilize exemplos. Seja simples nas respostas. Quando a pergunta vier em várias partes, responda por partes, com mais espaço para o que for positivo. Evite palavras dramáticas como “mortes”, “massacre”, etc. Não responda só “sim” ou “não”. Linguagem difícil irá fazer com o que o jornalista não entenda ou não preste atenção.

82 Não complete as frases de jornalista de TV ou de rádio Em TV e rádio, não responda com “isso mesmo” ou “é exatamente como você disse” Se a pergunta não for exatamente no foco da entrevista, não é problemático dizer “não tenha essa informação agora” Cuidado com dados novos no momento da entrevista

83 Roteiro Como aparecer Como falar O quê falar

84 Objetivo Conhecer as principais dicas para conceder uma entrevista

85 Vamos treinar?

86 OFICINA DE CRISE Áudio


Carregar ppt "Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61) 3966-9153."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google