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PublicouLívia Ferreira Alterado mais de 9 anos atrás
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Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
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Políticas Educacionais => governo da educação marco de governo, ou de governos, que se sucedem em uma sociedade. perspectivas e ações políticas para a docência FINALIDADES
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As linhas de ação governamental implementadas na direção das redes escolares adquirem significado específico na dependência do contexto sócio-político e do momento em que são desenvolvidas.
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*Finalidade da Educação Básica* Há 100/150 anos
A educação, o governo da educação, o trabalho dos professores, os currículos, entre outros aspectos relativos à escolarização, se definiam dentro de um projeto de construção de um Estado-Nação - o para quê das redes educacionais.
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Meados do século XX: RH Hoje
competitividade, individualismo, dispersão Restd.: sentimentos de injustiça => a questão das subjetividades busca de sentido = justiça social Inclusão de todos no que diz respeito aos bens públicos educacionais e sociais
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Os desafios candentes que são colocados às políticas em educação, e em particular às questões da formação dos docentes e de seu trabalho, vêm se originando dos desconfortos anunciados por diferentes grupos sociais, em diferentes condições, que expõem suas necessidades e demandas e geram suas reivindicações expressas por vários meios (associações diversas, mídias, movimentos por mais e melhor educação, etc).
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Compreender as políticas governamentais em relação aos docentes pode iluminar aspectos da relação opaca entre legisladores e gestores e atores dessas políticas e as novas postulações de grupos sociais que reivindicam para si, de diferentes formas, equidade, reconhecimento social, e, dignidade humana.
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POLÍTICAS FRAGMENTADAS => DESENCONTROS
“O Sistema Educacional sempre situou a formação do profissional da educação, ou seja, a profissionalização docente, no contexto de um discurso ambivalente, paradoxal ou simplesmente contraditório, de um lado, a retórica histórica da importância dessa formação, de outro, a realidade da miséria social e acadêmica que lhes concedeu.” Imbernón (2000)
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Cada vez mais os professores trabalham em uma situação em que a distância entre a idealização da profissão e a realidade de trabalho tende a aumentar em razão da complexidade e multiplicidade de tarefas que são chamados a cumprir nas escolas.
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Então: A nova situação solicita cada vez mais que esse profissional esteja preparado para exercer uma prática contextualizada, atenta às especificidades do momento, à cultura local, ao alunado diverso em sua trajetória de vida e expectativas escolares.
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Demanda de: CONHECIMENTO SENSIBILIDADE COGNITIVA CAPACIDADE DE CRIAR RELACIONAMENTOS FRUTÍFEROS
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São disposições subjetivas que se constroem nas experiências formativas iniciais e nas profissionais, concretamente vivenciadas, e representacionalmente interpretadas, a partir de um dado contexto sócio-profissional.
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O sentido ético e a dimensão política do trabalho docente são os dois pilares da identidade do professor a serem reelaborados: crença no projeto da educação crença na capacidade do aluno
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UNESCO (2007) A “educação como direito humano e bem público permite às pessoas exercer os outros direitos humanos. Por essa razão ninguém deve ficar excluído dela” Linha mestra => a educação escolar – sua oferta, sua qualidade Linhas políticas => demandam maior clareza de propósitos
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Fatores Intervenientes: vários
Importante/alta relevância: Estrutura e dinâmica da formação inicial
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Impactos Trabalho do Professor Práticas de Ensino Desenvolvimento dos alunos
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As políticas para professores devem assegurar que os docentes sejam formados e trabalhem em um ambiente que facilite seu sucesso.
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