A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão Celular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão Celular."— Transcrição da apresentação:

1 Divisão Celular

2 Alguns conceitos-chave
Cromossomos homólogos: os cromossomos de cada par, que são iguais no tamanho, forma e posição do centrômero. Cromátides irmãs: são idênticas e surgem da duplicação do filamento cromossômico original, que ocorre na interfase. Cariótipo: conjunto cromossômico típico de cada espécie ou tipo celular. Céls de duas espécies podem ter a mesma quantidade de cromossomos, mas diferir morfologicamente. Cromossomos sexuais: Na maioria das espécies existe um par, que é difere entre machos e fêmeas. Cromossomos Autossômicos (Autossomo): São encontrados em ambos os sexos Genoma: Um lote de cromossomos, ou todo o material genético de um organismo.

3

4

5 2n n Mitose Meiose n 2n

6 Mitose

7 Mitose Divisão Equacional (E!) Indivíduos pluricelulares
Uma célula mãe origina 2 células filhas, genética e cromossomicamente idênticas a ela. OBS: Quando indivíduos unicelulares se dividem por mitose  mitose = reprodução. Indivíduos pluricelulares Desenvolvimento -Regeneração Crescimento -Renovação Reprodução(brotamento em hidra)

8 Células tem um período de vida limitado
Terminando com sua morte ou divisão O período que se inicia com o surgimento de uma célula até sua divisão em células filhas: CICLO CELULAR ou CICLO MITÓTICO

9 Interfase Antigamente acreditava-se ser um período de repouso celular.
A interfase é na verdade um período de INTENSA ATIVIDADE CELULAR!!!! Divide-se em nos períodos: G1: Vai do final da divisão anterior até o início da duplicação do material genético. Neste período ocorre crescimento celular. S: Duplicação do DNA. Um cromossomo passa a ser constituído por 2 cromátides irmãs. Início da duplicação dos centríolos. G2: Após a duplicação do DNA. Centríolos completam a sua duplicação, iniciada no período S.

10 Fases da Mitose São quatro fases: PRÓFASE:
Centríolos se dirigem para os polos; Formação dos ásteres e outras fibras que formar o fuso acromático; Ásteres + fuso acromático + centríolos + cromossomos = aparelho mitótico; Condensamento dos cromossomos Desintegração da membrana nuclear

11 METÁFASE: Cromossomos ocupam a região central da célula;
Cromossomos atingem o grau MÁXIMO DE CONDENSAÇÃO; Bem visíveis ao microscópio;

12 ANÁFASE: Centrômeros duplicam-se e cromátides irmãs se separam (passando a constituir cromossomos distintos); Fibras do fuso acromático tracionam os cromossomos para pólos opostos; Começa a descondensação cromossômica; Acaba quando as fibras chegam nos pólos;

13 Cromossomos vão descondensando; Formação da membrana nuclear;
TELÓFASE: Cromossomos vão descondensando; Formação da membrana nuclear; Desfazem-se as fibras do fuso e do áster; Na região equatorial surge o sulco de divisão; Proteínas actina e miosina formam um anel contrátil que leva a divisão do citoplasma  citocinese centrípeta.

14 Divisão celular em células vegetais
Mitose anastral; Não ocorre estrangulamento da célula; Vesículas originárias do complexo de Golgi, distribuem-se pela região equatorial e se espalham do centro para a periferia, formando a placa celular. Persistem falhas na parede celular que se forma em seguida através dos quais, se formam os plasmodesmos. Citocinese Centrípeta.

15 Variação da quantidade de DNA


Carregar ppt "Divisão Celular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google